Data Juliana

Alguem sabe como converter data no formato 05/12/2007 para o formato de data juliana.

valew,

Fabio Souza

primeiro eu preciso saber o que é data juliana

Esse “formato” é normalmente ano/dia no ano. Exemplo: 2007/123 indica que eu quero o 123o. dia do ano de 2007.

SimpleDateFormat indica que você pode usar o formato “D” para essa informação. Exemplo:

DateFormat df = new SimpleDateFormat ("yyyy/D");
System.out.println (df.format (new java.util.Date());

Juliana é o nome da minha tia! Eu sei que é totalmente sem graça, mas não poderia deixar essa, rs.

Você pode pegar o dia do ano de um objeto calendar da seguinte maneira

Calendar cal = GregorianCalendar.getInstance();
int diaDoAno = cal.get(cal.DAY_OF_YEAR);

Você também pode tentar passar o objeto cal para o String.format

Calendar cal = GregorianCalendar.getInstance();
String.format("$1tY/$1%tj", cal);

Verifique no javadoc se essa String que passei para o String.format está correta, mas acho q eh isso mesmo.

uhauh data juliana… nunca ouvir falar… tinha uma musica aqui na bahia… que era"samba juliana, samba juliana" tem algo haver?

valew marcos e thingol, era realmente isso que eu precisava, muito obrigado mesmo pela ajuda, só acho uma pena ter pessoas que ficam brincando com o fórum, eu acho que esse tipo de pessoa tinha que participar do fórum do humor tadela. rsrs

valew, abraços.

Fabio Souza

seguinte,

semestre passado eu criei uma classe para um trabalho na faculdade que era pra receber duas datas e o programa retornava o intevalo de dias entre as datas …

o metodo intervalo(), me retornava a contagem de dias entre duas datas
voce teria apenas que sempre passar o primeiro dia do ano e a data atual pra ele retornar a tal data Juliana ( sabe o porqu^e desse nome ? fiquei curioso ! )

enfim … quando chegar em casa vou ver se posto a classe pra vc dar uma olhada

[quote=thingol]Esse “formato” é normalmente ano/dia no ano. Exemplo: 2007/123 indica que eu quero o 123o. dia do ano de 2007.

SimpleDateFormat indica que você pode usar o formato “D” para essa informação. Exemplo:

DateFormat df = new SimpleDateFormat ("yyyy/D"); System.out.println (df.format (new java.util.Date()); [/quote]

e pq o nome juliana?

[quote=camilolopes]…
e pq o nome juliana?[/quote]

Tô vendo que vou salvar várias araucárias hoje.

Até!

[quote=camilolopes][quote=thingol]Esse “formato” é normalmente ano/dia no ano. Exemplo: 2007/123 indica que eu quero o 123o. dia do ano de 2007.

DateFormat df = new SimpleDateFormat ("yyyy/D"); System.out.println (df.format (new java.util.Date()); [/quote]

e pq o nome juliana?[/quote]

É juliano porque foi o Júlio César que botou em prática.

Esse aqui deve explicar alguma coisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_juliano

Inté.

hum agora sim… entao seria juliano e nao juliana…

http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm dá uma definição diferente (astronômica) de “data juliana” que não é a usada comercialmente.

A definição “comercial” (que é a que dei anteriormente) foi inspirada nessa definição astronômica, mas não é a mesma coisa.

Eu sei que é um pouco tarde e provavelmente a pessoa que postou já resolveu o problema, porém eu tive que trabalhar com calendário Juliano, e descobri que da pra obter isso usando a GregorianCalendar, resolvi postar por que derrepente alguem no futuro pode precisar disso e fica aqui registrada a informação.
Abaixo um trecho de código para exemplificar.

GregorianCalendar gc = new GregorianCalendar();
gc.set(Calendar.DAY_OF_MONTH, 13);
gc.set(Calendar.MONTH, Calendar.AUGUST);
gc.set(Calendar.YEAR, 2006);
gc.setGregorianChange(gc.getTime());
System.out.println(gc.get(Calendar.DAY_OF_YEAR));