Datamodule?

Pessoal, to usando jbuilder e to apanhando numa coisa.

Em delphi tenho um Datamodule onde coloco o componente responsável pela conexão com o BD e todas as demais unit’s fazem uso deste datamodule p/ trabalhar com o BD.

No JBuilder não to achando um similar, tentei com o datamodule de lá + não deu esquema, alguma dica?

abraço

Ricardo

[quote=“rfpsatin”]Pessoal, to usando jbuilder e to apanhando numa coisa.

Em delphi tenho um Datamodule onde coloco o componente responsável pela conexão com o BD e todas as demais unit’s fazem uso deste datamodule p/ trabalhar com o BD.

No JBuilder não to achando um similar, tentei com o datamodule de lá + não deu esquema, alguma dica?

abraço

Ricardo[/quote]

tipo, qdo faço meus programas java na mão eu crio uma classe e tal blablabla… + qdo se trata de jbuilder, q q tenho q usar p/ criar uma conexão com o BD e usar ela p/ toda a aplicação?

grande abraço

Ricardo

Ye Old JDBC:

Class.forName("meu.driver.Driver"); Connection conn = DriverManager.getConnection("jdbc:blabla:192.0.0.1:1234/minhabase", "root", "123456"); //...

c ta brincando neh? rs… :wink:

entendi direito? vou ter q usar minha vélha classe de conexão com BD?
Não tem componente nenhum q faça isso?

Tem sim. O seu. :wink:

Tem sim. O seu. :wink:[/quote]

huahuahauahua

perae, ta muito esquisito esse papo, vc’s tão curtindo com a minha cara pq sou maringaense neh :lol: :lol:

Fiz um program babaca com menu e tal. nos menus chamo os cadastros. blabvlabla.

P.Ex. O Cadastro de Cliente contrui todinho com vamos dizer assim, campos de entrada de dados simples, não campos de entrada de dados p/ bd.

Depois q o cara clica em gravar eu empacoto tudo isso num objeto e mando p/ minha classe “inseridoradeBaguioNoBD”, ela estabelece a comunicação e boa.

É assim mesmo que tenho q trabalhar então???

:cry: :cry: :cry:

[quote=“rfpsatin”]Depois q o cara clica em gravar eu empacoto tudo isso num objeto e mando p/ minha classe “inseridoradeBaguioNoBD”, ela estabelece a comunicação e boa.

É assim mesmo que tenho q trabalhar então???[/quote]

Pode ser. Só não entendi qual o problema que você está vendo nisso… :roll:

[quote=“caiofilipini”][quote=“rfpsatin”]Depois q o cara clica em gravar eu empacoto tudo isso num objeto e mando p/ minha classe “inseridoradeBaguioNoBD”, ela estabelece a comunicação e boa.

É assim mesmo que tenho q trabalhar então???[/quote]

Pode ser. Só não entendi qual o problema que você está vendo nisso… :roll:[/quote]

Salve colega, deixe-me apresntar.

Ricardo, programador Delphi rs… ainda com vicios em delphi rs…

Seguinte, não que não programe OO com delphi, programo sim e não é só oo visual.

Bom, em meus programa em delphi eu acabo usando em alguns casos as facilidades dele. tipo

Um cadastro. uso componentes de BD p/ as operações, não faço isso na mão. Já nos lugares onde uso OO pura nele faço na mão.

Bom, deixa parar de enrolar e ir logo ao ponto.

Qdo vi pela 1a. vez o jbuilder percebi que ele tem campos de texto e tudo + p/ trabalhar direto com BD, até fiz algumas coisas usando isso.

Ele tem navigator :wink: e tudo +, tão bonitinho rs…

fiquei tentando a seguir a linha de uso.

Só que em cada cadastro tinha que colocar um componente database, senão me engano, p/ estabelecer a conexão com o BD.

Se eu achar/achasse uma forma de que nas n classes elas pudessem enchergar um único database daria p/ usar conexão direta.

Compreendem?

• resumindo, vc’s q são profissionais da área p/ valer.

A melhor forma de fazaer tudo isso mesmo é com campos normais e mandando os objetos p/ minha classe mesmo?

pq serve aquelas coisas todas lá então?

grande abraço pessoal

Assim como o Caio falou esse é um método… e esse seu objeto pode ser um dao que pode inserir no bd ou em um xml ou em um arq. txt ou comunicar com um webservice, ou sei lá…

O JBuilder tem classes para acesso direto ao BD, mas eles são feitos pela Borland (ops, estou preso a algum maldito jar feito pela Borland :? ) e talvez eles não resolvam algum problema que vc precise tratar (lembre-se que eles não são nada mais do que vc mesmo pode fazer botando a mão na massa, só que aí o código é puramente seu e funcionará exatamente como vc quer)…

As possibilidades são muito mais amplas!!!

Espero ter ajudado!!!

[quote=“TedLoprao”][quote]
Depois q o cara clica em gravar eu empacoto tudo isso num objeto e mando p/ minha classe “inseridoradeBaguioNoBD”, ela estabelece a comunicação e boa.

É assim mesmo que tenho q trabalhar então???
[/quote]
Assim como o Caio falou esse é um método… e esse seu objeto pode ser um dao que pode inserir no bd ou em um xml ou em um arq. txt ou comunicar com um webservice, ou sei lá…

O JBuilder tem classes para acesso direto ao BD, mas eles são feitos pela Borland (ops, estou preso a algum maldito jar feito pela Borland :? ) e talvez eles não resolvam algum problema que vc precise tratar (lembre-se que eles não são nada mais do que vc mesmo pode fazer botando a mão na massa, só que aí o código é puramente seu e funcionará exatamente como vc quer)…

As possibilidades são muito mais amplas!!!

Espero ter ajudado!!![/quote]

Como disse o Rodrigo Klein, a Borland disponibiliza alguns componentes ao estilinho “arrasta-para-o-form-duplo-clique-e-edita-as-propriedades”, mas você vai encher seu código com coisas do tipo:

import com.borland.datastore.*;

A não ser que a aplicação seja para uso interno dentro da sua empresa e o JBuilder usado para criar o sistema tenha sido devidamente licenciado, nada (legalmente) lhe impede de fazer isso. Caso contrário… :roll:
Além disso, nada o impede de criar seu próprio componentezinho arrastável que cria conexões para você.

p.s.: Em Java, é comum você encontrar um monte de programadores com um costume (não chega a ser lei) bem saudável de evitar atrelar nossos códigos a classes/bibliotecas/frameworks cujo nome do pacote comece com com.*. Desta forma temos a certeza de que não estaremos infringindo nenhuma licença ou patente, nem que estaremos tornando nosso código refém da boa vontade de alguma empresa. Mas, como disse, é só um costume.