Datas (Flex e MySQL)

Pessoal, estou tendo problemas com datas em uma busca, ja tentei varios exemplo e n consegui.
o txt_data é de formato brasileiro: dd/MM/yyy;
o meu as:

conexao.buscar_pedido(cod_usuario,cod_dept,txt_data.text);

//java- busca
public List buscar_pedido(String cod_user,String cod_dept, String data)
{
conexao();
List lista = new ArrayList();
try
{
statement = conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE, ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);
String sql="";

sql = "select * from pedido" +
		   		" where cod_user = '"+cod_user+"' and cod_dept ='"+cod_tipo_pedido+"'" +
		   		" and data ='"+datas+"'";	   		

resultSet = statement.executeQuery(sql);

while (resultSet.next())				   
	   {
		   HashMap hashmap_pedido = new HashMap();
		   hashmap_pedido.put("cod_pedido", resultSet.getString("cod_pedido"));

lista.add(hashmap_pedido);
	   }
   }
   catch(SQLException Banco)
   {
	   JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro de manipulação do banco: "+Banco);
   }
   return lista;

}

nesse caso ta pasando String dd/MM/yyyy, e no BD o campo é do tipo date, sei q tem q fazer um conversao ai, mas n consegui.
Desde ja agradeço

Nossa cara desculpa mas esse seu código pode melhorar em alguns aspectos:

1° Aconselho usar a data em formato de Date e não como texto (está usando BlazeDS? e a data está em string para não ter problemas com as conversões, ai tudo bem…)
2° Você está trabalhando com Flex mesmo?? O que faz um JOptionPane do swing em seu catch? não tem sentido nenhum…

Se você está usando a data em string no formato brasileiro, pode usar um split com a barra(/) vai ter uma array com os três valores, mês, ano e dia.Ai você cria uma nova data a partir desses valores.

Ahh outra coisa aconselho a dar uma olhada no Hibernate não sou muito fã do MySQL direto assim, mas… opinião pessoal mesmo.

Ola Rafael, preocupa nao, agora q estou iniciando Flex e ainda to bem perdido com esse modelo de programação.

Quanto as datas resolvi o problema com essa função:
public static function stringToDate(data:String):Date{

if (data != “”) {
var novaData:String = data.substring(3,5) +"/"+ data.substring(0,2) +"/"+ data.substring(6);
return new Date(novaData);
}
else {
return null;
}
}

agora esse “JOptionPane” estou utilizando para retornar alguns erros ou mesmo a funcionalidade.

No mais obrigado