Pessoal
Como configuro o DataSource no JBoss? Tem alguma documentação que ensina a fazer isso, qual xml configurar, a chamada lookup.
Obrigado
[]´s
Woquiton
Pessoal
Como configuro o DataSource no JBoss? Tem alguma documentação que ensina a fazer isso, qual xml configurar, a chamada lookup.
Obrigado
[]´s
Woquiton
eu nao lembro direito de cabeça, mas tem um arquivo em
jboss_home/examples/jca/… tem um exemplo para cada banco de dados, como por exemplo para mysql tem: mysql-service.xml
copie este arquivo e coloque no diretório “deploy” do teu server.
Entao basta vc editar as propriedades como username, driver e url JDBC.
e nao lembro de cabeça, mas vc vai ter um <mbean … e vai ter um local onde ele define o nome da datasource, como por exemplo: “name=mySQLDS”, acho que este é o default.
altere o nome e depois no servlet basta fazer um lookup pelo nome “java:/mySQLDS”, acho que é isso
mas isto depende da versão do jboss também, mas o princípio é o mesmo.
espero ter ajudado, que bagunça que eu fiz
O que eu faço é fazer um dataSource, de acordo com o modelo abaixo, e
coloca-lo dentro de server/default/deploy.
Lembrando que a cada alteração do dataSource, o servidor deve ser
restartado…
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<datasources>
<xa-datasource>
<jndi-name></jndi-name>
<xa-datasource-class>com.inet.tds.XDataSource</xa-datasource-class>
<xa-datasource-property name="ServerName">Nome do servidor de banco de dados</xa-datasource-property>
<xa-datasource-property name="DatabaseName">Nome do banco de dados</xa-datasource-property>
<user-name></user-name>
<password></password>
<min-pool-size>1</min-pool-size>
<max-pool-size>2</max-pool-size>
<blocking-timeout-milis>1000</blocking-timeout-milis>
<idle-timeout-minutes>5</idle-timeout-minutes>
</xa-datasource>
</datasources>
Alexandre e Ricardo
Valeu caras. Acho que com isso eu consigo me achar aqui.
Seguinte… aproveito pra fazer uma questão:
__ Depois de fazer o projetinho, rolando aqui na minha maquina, através da IDE, no caso (Eclipse + Lomboz + JBOSS) ou WebSphere. Como eu faço o deploy, ou melhor, como eu coloco em produção o site? Como funciona esta etapa? Gero um ear ? sei lá… como funciona?
Até por que, questiono o seguinte também, como eu coloco vários projetos (sites) em um mesmo servidor? pois assim, existem configurações próprias para cara site nao é?
Se puderem me ajudar.
Obrigado.
No caso de produção, se utilizar EJB, separa-lo da parte web, gerar um
arquivo .ear(enterprise archive). E para a parte web, gerar um
arquivo .war(web archive)
valew.
Alexandre
Nao foi exaaatamente isso que perguntei.
Quero saber faço o ear, que compõe o war e o jar. Devo configurar algo mais? como é que será feito o www.sitesite.com.br/index.html (meu index.html tá dentro do ear). É isso que quero saber… pego o ear, descompacto? coloco dentro de qual diretório no caso do jboss?
Obrigado
porque vc nao instala o jbosside, é um plugin para o jboss no eclipse.
se eu não estou enganado tem um tutorial ensinando a fazer um ear com xdoclet e ant
[quote=“Alexandre”]Lembrando que a cada alteração do dataSource, o servidor deve ser
restartado…
[/quote]
quando eu fiz eu nao restartei
Ricardo
To usando o Lomboz… mas nao quero usar xdoclet e nem Ant.
Deve ter um jeito de após o projeto desenvolvido ser colocado em produção sem tirar o servidor do ar, e ainda suportar “n” projetos diferentes ainda. Separados por diretórios, sei lá…
Em qual diretório do Jboss ficam as aplicações? os projetos.
no diretorio server tem tres configurações default:
vc pode usar uma dessas ou simplementa fazer ctrl+c, ctrl+v e criar um seu. dentro de uma destas pastas vai ter o diretório deploy onde são instaladas as aplicações
cada, war ou ear que vc quiser instalar, basta colocar no diretório deploy
veja este artigo
http://www.mundooo.com.br/php/mooartigos.php?pa=showpage&pid=4
Ricardo
O material é bom… é realmente como vc disse. Só uma coisa que nao falou e fiquei sem entender, tendo all, default e minimun, como eu sei qual estarei iniciando? Onde consiguro isso?
[]´s
Woquiton
run -c “sua_configuracao”
por default se vc nao especificar o parametro vai executar o “default”.
Valeu Ricardo
Entendi agora…
Sabe no WebSPhere qual é o diretório de mesma referencia do server/default/deploy ?
[]´s
Woquiton
qual versao?
na versão 4 ou 5:
em installableApps fica os arquivos .ear, por exemplo: nomeEAR.ear.
depois quando vc instalar, o ear é expandido e fica em: installedApps/nomeEAR.ear/
na versao 5:
é igual acima, mas o caminho final fica:
/installedApps/nomeDoNode/nomeEAR.ear/
e isto nao vale para a versão 3.5.
Ricardo
risos…
O que é nomeDoNode???
desculpe,
nome da máquina