Olá a todos, bom pessoal, eu sei q tem vários posts ai falando sobre db4o, mas a maioria falando de dúvidas, como faço isso ou aquilo, eu to aqui pensando na tão falada performance do db4o, eu fiz a monografia da pós-graduação sobre db4o, mas não cheguei a realizar testes de performance, fiz de certa forma uma comparação com bancos relacionais, porém mais na questão de desenvolvimento, funções de agregação e agrupamento, como faria isso no db4o, enfim, coisas que tem no sql e que não tem prontas no db4o, não fiz testes em relação a performance.
mas eu tava brincando aqui ontem, e resolvi fazer um laço pra criar 1.000.000 de objetos colocando eles numa lista e depois salvá-los, deu estouro de memória quando chegou em ± 300.000, blz, mudei o laço pra criar o objeto e já salvar, tirando fora a lista, a idéia era ter um arquivo de objetos com 1.000.000 de objetos pra fazer testes, mas demora d+ pra salvar, e não é o tempo de criar o objeto não, demora pra salvar mesmo, em torno de 150 a 200 milisegundos cada objeto, e esse tempo eu cronometrei com a inclusão de um unico objeto, com o seguinte processo: clico no botão, crio o objeto, seto os dados, ligo o cronometro, salvo, desligo o cronometro calculo e imprimo o tempo gasto para incluir… sendo assim ele salva ± 6 ou 7 objetos por segundo…
criei uma tabela no postgre pra fazer o mapeamento do mesmo objeto utilizando hibernate, e usando o mesmo laço percebi que os objetos eram salvos no postgre num tempo entre 5 a 80 milissegundos.
eu deixei o programinha rodando ontem, acho q umas 2 horas ±, não marquei o tempo certinho, e quando fui ver, só tinha inserido 30.000 objetos ±, e tive a impressão de que quanto mais objetos iam sendo salvos, mais lento ficava… o que não acontece no teste com hibernate + postgre… onde 1.000.000 de objetos foram salvos no tempo de 38 min 45 seg 981 milésimos (contando o tempo de criação do objeto, setar os valores dos atributos e salvar)
- Esse tempo de inclusão é assim mesmo ? normal ? será q tem alguma configuração no db4o pra melhorar isso ? eu não achei nd…
a hora que sobrar mais um tempinho quero fazer testes de consultas, que até onde eu sei, o db4o deve se sair melhor do que bancos relacionais…