Olá,
Imaginem um sistema onde temos dois ENTITIES (Vendedor e Cliente).
O ato de cadastrar um cliente no sistema deve ser responsabilidade do Vendedor onde este teria um método cadastrar(Cliente cliente) e nesse método ele chamaria o repositorio de Clientes e daria um add(Cliente cliente) ou esta responsabilidade seria de um SERVICE (algo como CustomerService) onde este receberia um Cliente e já chamaria o repositorio de Clientes e daria um add(Cliente cliente). Qual seria a melhor abordagem? Talvez exista outras melhores do que essas que citei e caso existam gostaria de discuti-las!
1ª caso: CustomerService
public void adicionaCliente(Cliente cliente, Vendedor vendedor) {
vendedor.cadastra(cliente);
}
Vendedor
public void cadastra(Cliente cliente) {
repositorioDeClientes.adiciona(cliente);
}
2ª caso: CustomerService
public void adicionaCliente(Cliente cliente) {
repositorioDeClientes.adiciona(cliente);
}
Abraços,
Nem todos os fatos do mundo real devem ser modelados. Lembre-se que o modelo de domínio é apenas uma representação do mundo real, portanto, não é estritamente igual a este. Você precisa modelar no seu sistema as conseqüências relevantes que vêm do fato de o vendedor cadastrar um cliente. Por exemplo, a comissão do vendedor é calculada em cima do número de clientes que ele conseguiu? Caso positivo, é interessante que a entidade Vendedor possua referência a uma collection de Clientes. Mas não leve esse fato ao pé da letra demais. O ato de cadastrar um cliente não é um processo de negócio, e sim, apenas cadastro. Logo, há controvérsias de que essa operação deva estar no modelo.
Outra questão interessante!
Por enquanto eu entendo assim:
Existe um força que envolve as entidades, no modelo você pode classificar as entidades de duas maneiras: umas são entidades fortes e outras entidades fracas. Exemplo de entidade fraca seria aquela onde registramos os itens (nota, pedido, etc…) este tipo de entidade é TOTALMENTE submissa a uma outra entidade, ao menos deveria ser. As entidades fortes possuem relações que não envolve TOTAL submissão, apenas se relacionam entre si sem exercer força alguma.
No seu exemplo, eu diria que você tem DUAS entidades FORTES que se relacionam: cliente e vendedor, elas possuem uma relação mas não é de total submissão, portanto a regra geral diz que se você fizer isso que você disse você poderá causar um dependência indesejável entre as entidades e te levar para aquela cidade estranha chamada POGOLANDIA.
Para saber mais sobre o assunto, pesquise sobre modelagem de dados, muito embora as informações mais recentes parece não comentar sobre este detalhe que considero interessante.
P.S Utilizei a palavra submissão por não achar outra melhor no momento, não gosto muito de palavras depressivas e nem opressivas 
Espero ter ajudado…
flws