Prezados,
Depois de alguns bons anos atuando como analista/desenvolvedor, tive uma boa proposta para trabalhar em uma grande empresa como “analista de sistemas”. Se antes eu passava cerca de 60~70% do tempo desenvolvendo ou resolvendo algum problema técnico, neste trabalho tenho passado menos de 5% deste tempo, pois quase todos os projetos são terceirizados. Como cada um tem o seu perfil, o meu é criar a solução, gosto de entender e aplicar detalhes técnicos, buscar melhores soluções, o que para este tipo de cargo às vezes é o mesmo que deixar a desejar, pois é preferível para estes conduzir vários projetos em paralelo “do jeito que der”, sem precisar entender muito da parte técnica, do que focar em um projeto específico para entregar uma boa solução.
Ao conversar com alguns amigos de cabeça branca, uns dizem que é dar tempo ao tempo, outros dizem que se for para ficar frustrado em fazer o que não se gosta, é melhor correr atrás do seu “sonho”, e já ouvi outros com a ridícula frase “está reclamando do que? você deixou de programar, logo evoluiu”, etc… certamente aqui no GUJ devem ter vários usuários que já passaram por este tipo de situação. Caso possam compartilhar suas experiências, sintam-se à vontade.