De volta ao Prevalyer

Confesso que não entendi nada… Estava já na quinta página do tópico anunciado na página principal do GUJ como super polêmico e não encontrei nadica de conteúdo útil…

Pode ser que eu não tenha visto o pau comer (o Daniel disse ter removido as mensagens ofensivas) mas não vi nada demais nas 5 páginas a não ser uma falta total de massa crítica. E ainda travar o tópico, francamente ! Já vi brigas piores em outros sites mas nunca vi um tópico “travado”. Remova as mensagens ofensivas dos babacas que não tem o que fazer mas NUNCA censure, por favor !

Acho que o Klaus merecia uma briga melhor, pegando nos pontos fracos do Prevalyer, que em minha opinião são :

  1. O modelo relacional foi formulado com sólida base matemática. Aquilo que a gente aprendeu na sétima série : conjuntos, união, intersecção, etc

SQl provê uma semântica excelente para se extrair dados e os fornecedores de banco de dados vêm aprimorando suas implementações há décadas. E quanto a curva de aprendizado que o Klaus menciona, bem, o programador Java que não sabe SQL, sinto muito em informar, provavelmente não vai conseguir muitas oportunidades no mercado…

É exatamente por isto que o Hibernate tem feito tanto sucesso, não menosprezou as soluções existentes, ao contrário, integrou tudo em uma solução coerente tanto para desenvolvedores OO quanto para os gerentes de TI medrosos de ousar além do seu Oracle, DB2, etc…

  1. Evolução do esquema de banco de dados. Este problema é inerente também ao mecanismo de serialização do Java. Com banco de dados relacionais já é chato alterar um esquema, mas podemos ao menos guardar os scripts e aplica-los ao banco de dados, mantendo um versionamento do metadata.

Por outro lado, Prevalyer tem pontos fortíssimos, já apresentados em seu site (BTW, quem criticou o wiki não sabe o poder desta ferramenta). E para quem questina o suporte a clusters, backup, etc, acho que isto é um trabalho divertido para os desenvolvedores do Prevalyer e logo devem aparecer novos recursos e ferramentas.

Resumindo, eu não conheço muito sobre o projeto do GUJ 2 mas pela dimensão do projeto acho que o Prevalyer tem todos os méritos para ser escolhido em vez do Hibernate. Seria uma ótima prova de conceito, em nível mundial. E a gente (brasileiros) tá precisando mesmo de um mimo, não ?

Quanto a aplicação do Prevalier para resolver o SEU problema em particular, bem, fique ligado porque os caras não estão brincando e o projeto pode evoluir muito mas nunca caia no papo de solução mágica para a persistência, os banco de dados relacionais estão pelo mundo há décadas e por enquanto nenhuma alternativa têm realmente competido com eles.

Paz, amor, tesão e trabalho duro !

Também não entendi porque fecharam o tópico… tava muito legal…
e eu gostaria de ver a opinião do CV depois que ele voltou do final de semana.

Contra-argumentando…

Nem cara… eu até hoje não sei direito este negócio de sql. Dá para trabalhar numa boa sem sujar a mão com graxa de sql mesmo usando as soluções mais comuns como hibernate e EJB. Então, na minha opinião o argumento da curva de aprendizado tá ok.

Eu só acho que o tutorial do prevayler deveria ser alguma coisa do tipo: prevayler em 10 minutos, ou como persistir a classe Gato.

Agora … esta discussão saiu do escopo Guj2. Acho que não tem nada ver uma vez que eles vão utilizar a locaweb, etc, etc. Mas a gente (guj) pode continuar a levantar os pontos negativos e positivos do prevayler sem problemas. Ou este tópico também será fechado ???

nao sera fechado. soh eh fechado quando a coisa sai do controle. dos quase 10 mil topicos, creio que este foi o segundo ou tercediro fechado. acontece pessoal.

Fechei o tópico porque um certo participante começou a chutar o balde, saindo do foco da discussão e ofendendo outras pessoas. Para que aquilo não virasse uma guerrinha, achei melhor remover as mensagens ofensivas e fechar o tópico. Aqueles que estiverem realmente interessados em manter uma discussão sobre o Prevayler (e não sobre a pretensa falta de consideração que nós temos em relação à tecnologia criada aqui) abram um novo tópico (como este cá) e boa discussão.

Acho que esse tutorial ajuda.

Prevayler: Persistência Totalmente OO. Parte 1

[]'s

A propósito, Rodrigo, sugestão anotada. Em breve (acho que até o final de semana) sai alguma coisinha nesta linha :wink:

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”][quote=“rodrigousp”]
Eu só acho que o tutorial do prevayler deveria ser alguma coisa do tipo: prevayler em 10 minutos, ou como persistir a classe Gato.
[/quote]

A propósito, Rodrigo, sugestão anotada. Em breve (acho que até o final de semana) sai alguma coisinha nesta linha ;)[/quote]
Mostrando a imensa consideração que este grupo tem por seus usuários e seus desejos (quer dizer, alguns desejos apenas), além da grande falta do que fazer deste que vos fala, saiu mais um artiguinho para que vocês possam aprender em 15 minutos a como usar o Prevayler. Clique aqui.

Cara, Tutorial na Medida!!! :wink:
Parabens Daniel e Umlauf…

Ninguém precisa de canudinho depois desse… :lol: :lol: :lol:

Eh muito tranquilo começar a brincar com Prevayler cara…falta realmente mais material brazuca pra deixar de espantar a galera newbie…
Informação nunca eh demais!

Aquele artigo do cv eh o suficiente pra alguns…
mas qto mais material tiver, mais pessoas tem a oportunidade de opinar sobre a adoção do Prevayler como camada de persistencia…e… sei lah…talvez o inglês ainda esteja limitando alguns, seja pela falta de prática ou pela “falta de tempo”…

Iniciativas como a de escrever pequenos tuto. claros e objetivos são maravilhosas pra qualquer tecnologia…

Não acho q serah diferente agora…

Isso aí Daniel e Umlauf!!!Agora o termo Prevalência não irá espantar ninguém mais… Parabéns pelo tutorial!

Thanx a lot Daniel… Acho que seu tutorial poderia se chamar prevayler em 5 minutos. 1 minuto para vc ler e entender, outros 4 para vc pensar no assunto.

Aliás, estive pensando um pouco sobre SQL, etc.
(Portanto este assunto está relacionado com o seguinte tópico:)
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=9671

Prevayler é java, quer dizer que para fazer a comunicação com prevayler ou você usa java ou alguma coisa como java + corba + x. Ah… e vocês acham que os problemas acabam aqui ? E as bases antigas, e os sistemas legados… e toda informação que já existe em banco de dados!?
Acho que por estar centralizando a informação o programador que optar por prevayler tem a obrigação de tornar os objetos intercambiáveis para outras aplicações… O que aumenta a complexidade…
Quer dizer que o combo java + prevayler pode colocar a informação dentro de uma caixa preta… em forma de xícara e pires.
Seria isto interessante !?
Creio que não … mas se vc está preparado para fazer aplicações que trate a multiplicidade dos sistemas… então você tem uma boa opção. Acho que inclusive isto evita a violação de banco de dados que vemos por ai: Aplicações X e Y escrevendo nas mesmas tabelas com contendo regras de negócio diferentes.

[quote=“rodrigousp”]Acho que seu tutorial poderia se chamar prevayler em 5 minutos.
[/quote]

O problema é que eu leio um pouco devagar :smiley:

[quote=“rodrigousp”]
Aliás, estive pensando um pouco sobre SQL, etc.
(Portanto este assunto está relacionado com o seguinte tópico:)
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=9671

Prevayler é java, quer dizer que para fazer a comunicação com prevayler ou você usa java ou alguma coisa como java + corba + x. Ah… e vocês acham que os problemas acabam aqui ? E as bases antigas, e os sistemas legados… e toda informação que já existe em banco de dados!?
Acho que por estar centralizando a informação o programador que optar por prevayler tem a obrigação de tornar os objetos intercambiáveis para outras aplicações… O que aumenta a complexidade…
Quer dizer que o combo java + prevayler pode colocar a informação dentro de uma caixa preta… em forma de xícara e pires.
Seria isto interessante !?
Creio que não … mas se vc está preparado para fazer aplicações que trate a multiplicidade dos sistemas… então você tem uma boa opção. Acho que inclusive isto evita a violação de banco de dados que vemos por ai: Aplicações X e Y escrevendo nas mesmas tabelas com contendo regras de negócio diferentes.[/quote]

Se eu entendi bem o que você quis colocar, você está reclamando do fato de o Prevayler não possuir um mecanismo-padrão de conectividade, certo? Bom, se for realmente isso, acho que você poderia reconsiderar, afinal você vai estar persistindo POJOs e métodos para acessar estes POJOs remotamente não faltam: RMI, sockets, Jini, …

Sobre as bases legadas, por que não fazer um dump e transformar tudo em objeto (processo nada complicado: use o Hibernate para fazer o mapeamento O/R e persista tudo que resultar do dump com o Prevayler)?

Is that it?