[quote=x@ndy][quote=juliocbq][quote=x@ndy][quote=juliocbq][quote=Hebert Coelho][quote=x@ndy][quote=juliocbq]
Acho que o que ele quis dizer é que o cliente é desktop. Com um servidor e webservices para esse cliente consumir é uma boa alternativa(acho que é até melhor que usar um navegador).[/quote]
Pessoamente, eu não vejo porque! Se for usar webservices, o sistema seria remoto, o que cria os mesmos problemas de acesso via browser. Nesse caso, somente se os dados trafegados fossem encriptados. Ai sim faz sentido, mas não seria mais simples criar uma VPN e montar uma intranet?[/quote]Concordo com você, mas nem precisa de tanto… Um HTTPS já resolveria o problema de ataque do tipo man in the middle.
Eu creio que exista algum motivo por trás disso… Ou alguém está lucrando dinheiro por fora ou é alguém que teve uma má experiência em projetos http (geralmente com muito javascript), e aí tem essas opiniões radicais.
Honestamente o único motivo que eu vejo para um projeto desktop seria para quando o projeto necessita de muito recurso visual avançado: mapas 3d com diversas opções de interação com o usuário, ou coisas do tipo. [/quote]
Você consegue essa mesma funcionalidade com javascript. Os browsers suportam webgl. A vantagem da aplicação desktop é o software em si não depender de um servidor para funcionar pelo menos em modo offline. Em alguns casos é preferível fazer parte de um grande processamento no cliente e posteriormente enviar mastigado para o servidor. Existem dezenas de vantagens e motivos.[/quote]
Mas nesse caso, seria possivel fazer tudo o que você falou utilizando javascript. Nesse caso, desktop leva vantagem em termos de facilidade de programação, já que é um ambiente muito mais maduro para aplicações ricas! Desenvolver uma aplicação com os mesmos recursos, utilizando javascrip ou swing, por exemplo, swing levaria vantagem.
Existe a questão do acesso a API do SO, mas isso é exceção a regra.
Pessoalmente, eu acredito muito mais em uma aplicação hibrida do que fazer toda a apliacação para desktop, e eu programao para desktop. Por exemplo, na aplicação que estou trabalhando, é necessário que ela faça acesso a recursos do so, como uma porta serial. A aplicação então é híbrida, e estou usando applets para evitar problemas de atualização! Isso porque a parte que necessita de acesso ao SO é apenas uma pequena parcela do sistema e, por isso, não compensava perder todas as vantagens oferecidas por um sistema web e partir para um sistema desktop.[/quote]
Pensa assim: Você tem em seus 10 clientes arquivos de 1 gb para fazer upload. Isso porque seu sistema deve funcionar em modo offline em alguns períodos, ou porque o fluxo em um estacionmento de um shoping é grande e se a intranet cair essas estações devem saber como agir. Se essas estações não tiverem autonomia de preprocessar, trabalhar offline, o servidor não aguenta toda essa quantidade de trabalho.
É um caso onde o desktop é vantajoso.[/quote]
Mas ai é que tá, isso são situações especificas, o que não compensa desenvolver um sistema inteiro para desktop por que uma parte dele necessita dessa funcionalidade. Por isso falei da aplicação híbrida.[/quote]
Como uma parte? Vc não quer abrir um arquivo de 1gb num browser não? São casos e casos. Na maioria o hypertexto resolve, mas no processamento bruto tem que ser java mesmo, ou outra linguagem.