Olha nunca vi isso na minha vida! Sempre o software se adaptou ao equipamento. Se fosse assim, como seria fácil trabalhar com os leitores de código de barras, CLPs, Células de Carga, etc. Eu escreveria meus próprios protocólos de comunicação e não teria que me preocupar em implementar um modbus, por exemplo![/quote]
[/quote]
Você nunca viu isso porque nunca produziu hardware. Para você escrever seu protocolo de comunicação no mínimo precisa de um driver de rede no dispositivo e um serial embarcado novamente no mesmo dispositivo. Sem um firmware lá dentro servindo suas necessidades você não faria nada.[/quote]
Cara, tu não me conhece, então não faça suposições! Quando era piá, já brincava um monte com eletrônica, não fui fazer engenharia por que achava bonito, mas porque gostava. Brinquei bastante com microcontrolares para dizer que o que você está falando é besteira! Mesmo Firmwares se adaptando a necessidade do hardware. Quantas rotinas em assembly eu tive que escrever para economizar memória. Nunca vi um projeto de hardware priorizar o software, na verdade ele priorizava a funcionalidade e o custo final do produto. Participei de um projeto para medidores de energia elétrica no qual o programador do firmware tinha que se virar para atender as especificações com o hardware que tinha, ele literamente teve que tirar leite de pedra!
Olha nunca vi isso na minha vida! Sempre o software se adaptou ao equipamento. Se fosse assim, como seria fácil trabalhar com os leitores de código de barras, CLPs, Células de Carga, etc. Eu escreveria meus próprios protocólos de comunicação e não teria que me preocupar em implementar um modbus, por exemplo![/quote]+1
Após ler [quote=juliocbq]Além de que o hardware deve ser projetado para parear o software. Eu não acredito em qualidade de sistemas com partes terceirizadas.[/quote] eu só pensei uma coisa… Oi?![/quote]
Oi? Já viu hardware funcionar sem firmware?[/quote]Desde que me entendo por pequeno gafanhoto em desenvolvimento, para mim o conceito de software != de firmaware… Nunca precisei me preocupar com isso até hoje, mesmo depois de 10 anos em desenvolvimento, em saber qual o hardware em que meu software rodaria…
[quote=x@ndy][quote=juliocbq]
Que infra estrutura? É tudo parte de um mesmo projeto e a empresa é quem arca com tudo aqui onde trabalho(software + hardware). Se onde você trabalhou terceirizam hardware aqui nós o fabricamos(desde câmeras, cancelas, conversores, totens, etc…) e toda a solução é implantada(desde a parte mecânica ao alto nível de software(de alto nível)).
A parte de alto nível não dá 20% do valor de projeto das outras.
Cuidado ao generalizar.[/quote]
Quer dizer que vocês fabricam as câmeras utilizadas? E as impressoras também? Vocês também fabricam cada componente envolvido, desde um resistor é um microprocessador? As chapas de aço também são são fabricadas por vocês? Vocês também cortam, dobram e soldam cada toten? O leitor de código de barras também é fabricado por vocês?
Se for assim, blz, realmente vocês são uma empresa fantastica, mas, como falei, já trabalhei anos com automação industrial, E nós compravamos o hardware e realizavamos a montagem do equipamento necessário. Quando necessitavamos de um robô, para um equipamento, não faziamos do zero, iamos a um fabricante e compravamos um. O mesmo vale para câmeras, leitores de código de barra, impressoras, apertadeiras, barreiras óticas, etc. Compravamos todo o hardware e motavamos o equipamento necessário.
Na verdade a minha formação inicial é de engenheiro de controle e automação industrial, foi por meio dela que entrei para o mundo do desenvolvimento de software. Depois disso trabalhei nos mais diversos projetos, e posso afirmar, que a complexidade envolvida em um projeto de um ERP não se compara ao desenvolvimento de um software para controle de equipamentos de um estacionamento.
Mas digamos que vocês fabriquem cada peça, cada componente necessário. Qual o papel do software no projeto final? Para desenvolver o software é necessário que exista um eng. elétrico e mecânico? Qual o papel deles no projeto do software? Novamente você está associando ao projeto de um software a complexidade com o projeto do equipamento. O resultado final não é software mas o conjunto. O software faz parte do conjunto final, mas não é o produto final! Como disse, já trabalhei em projetos em que o custo de desenvolvimento de um software era apenas uma pequena fração do preço final do equipamento envolvido. O custo e complexidade do equipamento não quer dizer que o software necessariamente seja complexo!
[/quote]
Eu conheço bem esse argumento.
Essa pergunta é idiota, mas vou te responder da maneira que me perguntou.
Aqui trabalhamos com, câmeras dvrs, totens, cancelas e desenvolvemos tudo isso com software dedicado.
Desenvolver resistores e impressoras = sarcasmo.
[quote]2) Na verdade a minha formação inicial é de engenheiro de controle e automação industrial…[/quote] Argumentum ad magister . Você pode ser o que quiser porque isso não quer dizer que esteja correto.
[quote]3)
Mas digamos que vocês fabriquem cada peça, cada componente necessário. Qual o papel do software no projeto final? Para desenvolver o software é necessário que exista um eng. elétrico e mecânico? Qual o papel deles no projeto do software? Novamente você está associando ao projeto de um software a complexidade com o projeto do equipamento. O resultado final não é software mas o conjunto. O software faz parte do conjunto final, mas não é o produto final![/quote]
Como é engenheiro de automação você sabe que existe um firmware desenvolvido por engenheiros elétricos com base na especificão do hardware não? Um programa controlador de um micro responsável por todo o funcionamento de circuito de uma placa eletrônica por exemplo.
O papel deles é fazer cada sensor e motror responderem corretamente aos comandos e eventos do firmware que eles mesmos desenvolvem.
[quote]
Como disse, já trabalhei em projetos em que o custo de desenvolvimento de um software era apenas uma pequena fração do preço final do equipamento envolvido. O custo e complexidade do equipamento não quer dizer que o software necessariamente seja complexo![/quote]
Novamente outro argumento sem validade. Se você trabalhou fazendo dessa maneira não quer dizer que outros tenham que fazer assim. O hardware é desenvolvido para se adaptar bem a um software em questão e vice versa. Se você compra hardware proprietário e desenvolve uma solução em cima sem um sdk ou biblioteca oficial é um hack, ou seja uma gambiarra.
Olha nunca vi isso na minha vida! Sempre o software se adaptou ao equipamento. Se fosse assim, como seria fácil trabalhar com os leitores de código de barras, CLPs, Células de Carga, etc. Eu escreveria meus próprios protocólos de comunicação e não teria que me preocupar em implementar um modbus, por exemplo![/quote]
[/quote]
Você nunca viu isso porque nunca produziu hardware. Para você escrever seu protocolo de comunicação no mínimo precisa de um driver de rede no dispositivo e um serial embarcado novamente no mesmo dispositivo. Sem um firmware lá dentro servindo suas necessidades você não faria nada.[/quote]
Cara, tu não me conhece, então não faça suposições! Quando era piá, já brincava um monte com eletrônica, não fui fazer engenharia por que achava bonito, mas porque gostava. Brinquei bastante com microcontrolares para dizer que o que você está falando é besteira! Mesmo Firmwares se adaptando a necessidade do hardware. Quantas rotinas em assembly eu tive que escrever para economizar memória. Nunca vi um projeto de hardware priorizar o software, na verdade ele priorizava a funcionalidade e o custo final do produto. Participei de um projeto para medidores de energia elétrica no qual o programador do firmware tinha que se virar para atender as especificações com o hardware que tinha, ele literamente teve que tirar leite de pedra![/quote]
Pois é, e você também não me conhece. E não é uma suposição, estou respondendo seus argumentos.
É nesse ponto que eu queria chegar. O projeto de hardware não prioriza um software em questão porque não existe software dedicado. A empresa desenvolvia somente hardware.
O que isso tem a ver com ter um software de alto nível dedicado a um hardware?
Olha nunca vi isso na minha vida! Sempre o software se adaptou ao equipamento. Se fosse assim, como seria fácil trabalhar com os leitores de código de barras, CLPs, Células de Carga, etc. Eu escreveria meus próprios protocólos de comunicação e não teria que me preocupar em implementar um modbus, por exemplo![/quote]+1
Após ler [quote=juliocbq]Além de que o hardware deve ser projetado para parear o software. Eu não acredito em qualidade de sistemas com partes terceirizadas.[/quote] eu só pensei uma coisa… Oi?![/quote]
Oi? Já viu hardware funcionar sem firmware?[/quote]Desde que me entendo por pequeno gafanhoto em desenvolvimento, para mim o conceito de software != de firmaware… Nunca precisei me preocupar com isso até hoje, mesmo depois de 10 anos em desenvolvimento, em saber qual o hardware em que meu software rodaria… [/quote]
Firmware também é software apesar de estar incluso no desenvolvimento do hardware.
Você pode pegar um modem gprs e criar uma solução em cima, mas como disse, sem um sdk ou uma biblioteca oficial isso é um simples hack. Nós desenvolvemos os dois para ter a certeza do funcionamento da solução final.
[quote=juliocbq]Firmware também é software apesar de estar incluso no desenvolvimento do hardware.
Você pode pegar um modem gprs e criar uma solução em cima, mas como disse, sem um sdk ou uma biblioteca oficial isso é um simples hack. Nós desenvolvemos os dois para ter a certeza do funcionamento da solução final.[/quote]Então veja que você está falando algo específico… Novamente, mesmo indo em diversas palestras sobre desenvolvimento nunca vi a necessidade de forcar meu software de acordo com hardware.
Não é qualquer um que após estudar java vai programar algum software específico de hardware…
[quote=Hebert Coelho]
Oi? Já viu hardware funcionar sem firmware?[/quote]Desde que me entendo por pequeno gafanhoto em desenvolvimento, para mim o conceito de software != de firmaware… Nunca precisei me preocupar com isso até hoje, mesmo depois de 10 anos em desenvolvimento, em saber qual o hardware em que meu software rodaria… [/quote]
Bem vindo ao meu mundo Herbert.
Há diversas situações nas quais isto ocorre, na realidade, no meu caso ocorre o tempo todo e, se você for parar pra pensar que agora temos uma avalanche de mobile, vai ser a regra, por mais que tentem normalizar as coisas por baixo da API.
[quote=kicolobo]Bem vindo ao meu mundo Herbert.
Há diversas situações nas quais isto ocorre, na realidade, no meu caso ocorre o tempo todo e, se você for parar pra pensar que agora temos uma avalanche de mobile, vai ser a regra, por mais que tentem normalizar as coisas por baixo da API.[/quote]Pois é, a casos e casos. Afirmar que isso é regra que eu acho errado.
Infelizmente existem o xiitas que ñ percebem que existem coisas que são impossíveis de se tomar por regra…
Meu front end hoje é todo mobile e ainda assim não me preocupo com hardware. [=
[quote=juliocbq]Como é engenheiro de automação você sabe que existe um firmware desenvolvido por engenheiros elétricos com base na especificão do hardware não? Um programa controlador de um micro responsável por todo o funcionamento de circuito de uma placa eletrônica por exemplo.
O papel deles é fazer cada sensor e motror responderem corretamente aos comandos e eventos do firmware que eles mesmos desenvolvem. [/quote]
Moral da estória: Primeiro você diz que o hardware é desenvolvido conforme o software, em seguida diz que não é o software (de alto nível) que é desenvolvindo conforme o hardware e sim firmware que é desenvolvido. Porém em seguida você que o diz que o firmware não é desenvolvido conforme o hardware, como eu eu havia dito!
Você mesmo se contradisse! Me desculpe, mas assim não dá para ter qualquer discusão séria e construtiva contigo!
[quote=kicolobo][quote=Hebert Coelho]
Há diversas situações nas quais isto ocorre, na realidade, no meu caso ocorre o tempo todo e, se você for parar pra pensar que agora temos uma avalanche de mobile, vai ser a regra, por mais que tentem normalizar as coisas por baixo da API.[/quote]
Sim, mas você já viu o hardware se adptar ao software? Eu não! O mesmo vale para o desenvolvimento de firmwares, embora não seja especilista na aréa, nunca vi hardware ser construido para se adptar a um firmware especifico e tão pouco vir hardware ser construido para se adptar a um software especifico.
[quote=juliocbq]Como é engenheiro de automação você sabe que existe um firmware desenvolvido por engenheiros elétricos com base na especificão do hardware não? Um programa controlador de um micro responsável por todo o funcionamento de circuito de uma placa eletrônica por exemplo.
O papel deles é fazer cada sensor e motror responderem corretamente aos comandos e eventos do firmware que eles mesmos desenvolvem. [/quote]
Moral da estória: Primeiro você diz que o hardware é desenvolvido conforme o software, em seguida diz que não é o software (de alto nível) que é desenvolvindo conforme o hardware e sim firmware que é desenvolvido. Porém em seguida você que o diz que o firmware não é desenvolvido conforme o hardware, como eu eu havia dito!
Você mesmo se contradisse! Me desculpe, mas assim não dá para ter qualquer discusão séria e construtiva contigo![/quote]
Não vejo onde me contradigo aí. Pra mim software e hardware tem que ser casado. Aliás normalmente é assim mesmo. Você usa um compilador para a plataforma x não é?
[quote=x@ndy][quote=kicolobo][quote=Hebert Coelho]
Há diversas situações nas quais isto ocorre, na realidade, no meu caso ocorre o tempo todo e, se você for parar pra pensar que agora temos uma avalanche de mobile, vai ser a regra, por mais que tentem normalizar as coisas por baixo da API.[/quote]
Sim, mas você já viu o hardware se adptar ao software? Eu não! O mesmo vale para o desenvolvimento de firmwares, embora não seja especilista na aréa, nunca vi hardware ser construido para se adptar a um firmware especifico e tão pouco vir hardware ser construido para se adptar a um software especifico.[/quote]
Não se faça de desentendido. Sabe que me referi a software como solução de alto nível.
Firmware faz parte do desenvolvimento do hardware. Em questão estou dizendo que os dois devem ser feitos um pro outro.
O hardware é desenvolvido tendo-se em mente o tipo de software no qual vai funcionar em conjunto.
NOVAMENTE EM MAÍSCULA, PARA DESTACAR: [quote=juliocbq][color=red]ALÉM DE QUE O HARDWARE DEVE SER PROJETADO PARA PAREAR O SOFTWARE[/color][/quote]
Da onde isso! Nunca vi um hardware ser projeto para um software especifico! Isso não existe! UM COMPILADOR É PROJETADO CONFORME O HARDWARE E NÃO O HARDWARE É PROJETADO CONFORME O COMPILADOR. Por isso existe n compiladores para diferentes plataformas!
[quote=Hebert Coelho][quote=kicolobo]Bem vindo ao meu mundo Herbert.
Há diversas situações nas quais isto ocorre, na realidade, no meu caso ocorre o tempo todo e, se você for parar pra pensar que agora temos uma avalanche de mobile, vai ser a regra, por mais que tentem normalizar as coisas por baixo da API.[/quote]Pois é, a casos e casos. Afirmar que isso é regra que eu acho errado.
Infelizmente existem o xiitas que ñ percebem que existem coisas que são impossíveis de se tomar por regra…
Meu front end hoje é todo mobile e ainda assim não me preocupo com hardware. [=[/quote]
Hebert, nós não estamos sendo xiitas. Todo programa é específico de uma configuração de hardware, inclusive java. Quando usa um compilador, ele é específico de uma plataforma x, inclusive a jvm é.
NOVAMENTE EM MAÍSCULA, PARA DESTACAR: [quote=juliocbq][color=red]ALÉM DE QUE O HARDWARE DEVE SER PROJETADO PARA PAREAR O SOFTWARE[/color][/quote]
Da onde isso! Nunca vi um hardware ser projeto para um software especifico! Isso não existe! UM COMPILADOR É PROJETADO CONFORME O HARDWARE E NÃO O HARDWARE É PROJETADO CONFORME O COMPILADOR. Por isso existe n compiladores para diferentes plataformas![/quote]
Mas onde está a contradição?
Todo hardware é feito pra isso. Todo projeto de hardware foca o software que será usado para o seu funcionamento. Além do mais compilador citado por você nem é software de alto nível. Veja bem, um compilador é uma ferramenta de construção almejando um controlador e não uma placa impressa que controla níveis de tensão e consecutivamente relés para acionar motores ou portas.
[quote=juliocbq]
O hardware é desenvolvido tendo-se em mente o tipo de software no qual vai funcionar em conjunto.[/quote]
Novamente, nunca vi isso, seja para software de alto nível, seja firmware! Nunca vi alguém projetar um equipamento pensando no software, sempre o software foi projetado conforme o equipamento. Nunca vi um eng. eletrônico projetar um circuito pensando se o software vai utilizado vai ser escrito na linguagem x, y, z, ou para plataforma ABC. O engenheiro se preocupa com a interface de comunicação do equipamento. Por isso existem uma série de protocólos de comunicação.
Se for assim, o desenvolvimento do software se torna muito, mas muito mais simples! Bem que eu queria isso!
Da onde isso! Nunca vi um hardware ser projeto para um software especifico! Isso não existe! UM COMPILADOR É PROJETADO CONFORME O HARDWARE E NÃO O HARDWARE É PROJETADO CONFORME O COMPILADOR. Por isso existe n compiladores para diferentes plataformas![/quote]
Todo hardware é feito pra isso. Todo projeto de hardware foca o software que será usado para o seu funcionamento. Além do mais compilador citado por você nem é software de alto nível. Você quem está se complicando.[/quote]
Primeiro, quem citou compilador foi você.
Segundo, sério mesmo? Todo o hardware é projetado pensando no software? Bom, então me passe ai uma lista de hardwares que foram projetados para um software de alto nível e o debate está encerrado!
[quote=x@ndy][quote=juliocbq]
O hardware é desenvolvido tendo-se em mente o tipo de software no qual vai funcionar em conjunto.[/quote]
Novamente, nunca vi isso, seja para software de alto nível, seja firmware! Nunca vi alguém projetar um equipamento pensando no software, sempre o software foi projetado conforme o equipamento. Nunca vi um eng. eletrônico projetar um circuito pensando se o software vai utilizado vai ser escrito na linguagem x, y, z, ou para plataforma ABC. O engenheiro se preocupa com a interface de comunicação do equipamento. Por isso existem uma série de protocólos de comunicação.
Se for assim, o desenvolvimento do software se torna muito, mas muito mais simples! Bem que eu queria isso![/quote]
Toda empresa que desenvolve hardware faz isso x@andy. Por isso existem os drivers. Se não existissem aí sim você iria ver o que seria um inferno de desenvolvimento.
Quando você compra uma placa aceleradora você ganha os drivers. É pensando no seu software que as empresas desenvolvem tudo isso. Ou você acha que o driver é desenvolvido apenas para o hardware?
Todo hardware é feito pra isso. Todo projeto de hardware foca o software que será usado para o seu funcionamento. Além do mais compilador citado por você nem é software de alto nível. Você quem está se complicando.[/quote]
Segundo, sério mesmo? Todo o hardware é projetado pensando no software? Bom, então me passe ai uma lista de hardwares que foram projetados para um software de alto nível e o debate está encerrado![/quote]
Que tal todos os periféricos do seu pc?
Por exemplo eu desenvolvo um leitor biométrico e passo os drivers ou um sdk para você desenvolver. Se eu não o fizesse, e não pensasse no software alheio como ficaria?
Segundo, sério mesmo? Todo o hardware é projetado pensando no software? Bom, então me passe ai uma lista de hardwares que foram projetados para um software de alto nível e o debate está encerrado![/quote]
Que tal todos os periféricos do seu pc?[/quote]
Isso só melhora! Você quer dizer quer dizer que o meu teclado foi feito pensando no Word, por exemplo? Da onde?