(Debate) ANATEL aprova regulamento que permite internet pela rede elétrica

Segue síntese da notícia abaixo:

[quote]O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (2/04) por unanimidade o acesso à internet banda larga por meio da rede elétrica. De acordo com a conselheira Emília Ribeiro, a partir da publicação do regulamento, que deve sair na próxima semana, as empresas já poderão solicitar à agência autorização para atuar com o sistema.

As empresas que já estão operando terão prazo para se adaptar ao regulamento novo. Mas Emília acredita que elas devem esperar a consulta pública, que está sendo realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para começar a operar.

Para ela, o acesso à internet por meio da rede elétrica vai contribuir para a inclusão digital no Brasil. ?Estamos fazendo a universalização de uma outra forma, vamos alcançar a inclusão digital e social nas pontas.?

A conselheira admite que as empresas de telefonia estão se posicionando contra o sistema por medo da concorrência. ?Mas não tem problema nenhum. São competidores a mais no mercado para o serviço e a Anatel tem que permitir que se amplie a competição", afirmou.[/quote]
Fonte: Correio Braziliense

Sei que para alguns isto não é novidade, mas este artigo, Entendendo a Internet sob rede elétrica, retirado do clube do hardware, explica como este fenômeno pode acontecer, apesar de adotar uso da tecnologia BPL, ao invés de PLC, entre outras tecnologias existentes ou a existir.

Independente do tipo de tecnologia a ser utilizado, gostaria de inclusive, propor um debate sobre os seguintes pontos em consequência disto:

[quote]1. Para que ela irá resolver e não irá resolver ?
2. Quais os principais benefícios de seu surgimento ?
3. Quais as ameaças e os fatores prejudiciais à nossa privacidade e segurança em um futuro próximo ?
4. Quais inovações você acha pertinente para sua vida pessoal ou profissional ?[/quote]
Será o início da computação pervasiva ? E então, o que você acha de tudo isto ? :wink:

poxa que legal essa notícia

agora vou morar num sítio e trabalhar de lá

Muitos técnicos apostam que isso simplesmente não vai dar certo.
Funcionar até que funciona, mas há tantos problemas técnicos difíceis de serem resolvidos, que inviabiliza a ideia.

Uma piadinha sem graça quando eu trabalhava na CELG à uns 4 anos, quando eles estavam começando a testar a possíbilidade de fornecer internet pela rede elétrica.

Quando a energia acabar, vou continuar na internet no meu PC lá em casa?

¬¬

[]'s
JL

E põe sem graça nisso…

PLC tem muitas restrições técnicas? Poderia me passar a fonte dessa informação?

valeu

[quote=felipeguerra][quote=Mero_Aprendiz]
[/quote]
E põe sem graça nisso…

PLC tem muitas restrições técnicas? Poderia me passar a fonte dessa informação?

valeu[/quote]

No link que o victorwss colocou tem algumas:

Uma que eu via muito o pessoa dizer era que, em testes de campo, tentaram disponibilizar a internet em uma rede de alta tensão.
O pessoal dizia que próximo a rede nem os celulares funcionavam.

[]'s
JL

a google parece estar buscando certa vantagem disto com o googel energy, onde eles buscam levantar conjunto estatístico de consumo da energia elétrica de sua casa, mas terão que enfrentar parada pesada com IBGE, ANEEL, entre outros envolvidos, de forma a manter a veracidade da informação.

então, será que em breve teremos uma rede que possibilite manter equipamentos eletrônicos 100% do tempo on-line, capazes de fazer coisas enquanto estamos ausentes, como algumas aplicações de uso do twitter, que neste exemplo, entre outras tecnologias e possibilidades existentes.

será que o twitter irá vingar diante disto, vejam exemplos:

[quote]1. “The Twitter Song” (Do the Twitter Dance) by Chris Thompson
2. Controle as luzes da sua casa com o Twitter[/quote]

E a segurança disso? :smiley:

Tiver a oportunidade de testar PLC em casa.
Meu colega de turma teve uma iniciação científica nesse tema e conseguiu de uma empresa nacional alguns equipamentos emprestados.
São BEM simples, você pluga uma tomada com uma saída RJ45 e poe no roteador.
Dai em diante é só usar outro plugue desses e ligar nas máquinas.

Funcionou muito bem e testamos em outros locais… (como na bancada do laboratório com fios zuados).

Gostaria muito de ter PLC por toda a casa… ajudaria a reduzir a fiozarada e não ter que passar mais cabos de rede já seria uma ajuda absurda.

ps: Esse meu comentário deu a impressão de que levar internet a locais remotos é apenas um bônus uahuhauauhahuauha.

[quote=Tchello] Tiver a oportunidade de testar PLC em casa.
Meu colega de turma teve uma iniciação científica nesse tema e conseguiu de uma empresa nacional alguns equipamentos emprestados.

Funcionou muito bem e testamos em outros locais… (como na bancada do laboratório com fios zuados).

Gostaria muito de ter PLC por toda a casa… ajudaria a reduzir a fiozarada e não ter que passar mais cabos de rede já seria uma ajuda absurda.

ps: Esse meu comentário deu a impressão de que levar internet a locais remotos é apenas um bônus uahuhauauhahuauha.[/quote]

Tentou colocar o fio da tomada conectado em um T junto com um liquidificador ligado? :smiley:

[quote=victorwss][quote=Tchello] Tiver a oportunidade de testar PLC em casa.

ps: Esse meu comentário deu a impressão de que levar internet a locais remotos é apenas um bônus uahuhauauhahuauha.[/quote]

Tentou colocar o fio da tomada conectado em um T junto com um liquidificador ligado? :D[/quote]

Não cheguei a ver, mas ele nos avisou que pelo menos praquele equipamento deveríamos deixar uma tomada só pra ele.

Deve dar algum tipo de interferência… :roll:

Fico meio preocupado com essa tecnologia. No Brasil energia elétrica é algo muito caro, e também fácil de “roubar”… Eu não gostaria de ter de pagar mais só para “compensar” os possíveis “gatos” (aliás eu acho que isso já acontece…);

Por outro lado, seria bom ter mais uma opção de acesso (aparentemente disponível em QUALQUER localidade). Quem sabe assim os operadoras tradicionais abaixam os preços… Lá fora tem-se 10, 20 ou 40 MB pelo mesmo preço que pagamos aqui por 5, 7 ou 10 MB… :roll:

[quote=Mero_Aprendiz]Uma piadinha sem graça quando eu trabalhava na CELG à uns 4 anos, quando eles estavam começando a testar a possíbilidade de fornecer internet pela rede elétrica.

¬¬

[]'s
JL[/quote]

Citaram a possibilidade de usar uma Bateria com proxy? Daria para quebrar o galho não acha? Uma piada leva a outra… (sem graça também hehehe).

Mas esse negócio aí parece bom inicialmente, mas na prática, no Way!

O que acho que pega mesmo é Wi-Max. Ou uma evolução do atual 3G. Ou mesmo o 3G.

Não que eu seja contrário a esse padrão, não é isso.

Na verdade, seria bom que esses padrões emergentes (3G, WiMax, PLC etc) se tornassem realidade para todos, de maneira prática e barata…

Se o mundo fosse ideal, mas…

[quote=pcassiano]Não que eu seja contrário a esse padrão, não é isso.

Na verdade, seria bom que esses padrões emergentes (3G, WiMax, PLC etc) se tornassem realidade para todos, de maneira prática e barata…

Se o mundo fosse ideal, mas…[/quote]

No Brasil pelo menos o preço do 3G está bem barato, tem até o preço do 3G da TIM pré-pago*… O Wi-Max já tem faz tempo no Brasil também, procure no google por Wi-Max + Embratel. Nos EUA o Wi-Max come solto…

*Voltado a usuários ocasionais, o serviço cobrará tarifa de R$ 5 por dia
http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=55202

[quote=Felipe Kan]"…Nos EUA o Wi-Max come solto…"

Aqui também deveria ser assim… :roll: