Segue síntese da notícia abaixo:
[quote]O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (2/04) por unanimidade o acesso à internet banda larga por meio da rede elétrica. De acordo com a conselheira Emília Ribeiro, a partir da publicação do regulamento, que deve sair na próxima semana, as empresas já poderão solicitar à agência autorização para atuar com o sistema.
As empresas que já estão operando terão prazo para se adaptar ao regulamento novo. Mas Emília acredita que elas devem esperar a consulta pública, que está sendo realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para começar a operar.
Para ela, o acesso à internet por meio da rede elétrica vai contribuir para a inclusão digital no Brasil. ?Estamos fazendo a universalização de uma outra forma, vamos alcançar a inclusão digital e social nas pontas.?
A conselheira admite que as empresas de telefonia estão se posicionando contra o sistema por medo da concorrência. ?Mas não tem problema nenhum. São competidores a mais no mercado para o serviço e a Anatel tem que permitir que se amplie a competição", afirmou.[/quote]
Fonte: Correio Braziliense
Sei que para alguns isto não é novidade, mas este artigo, Entendendo a Internet sob rede elétrica, retirado do clube do hardware, explica como este fenômeno pode acontecer, apesar de adotar uso da tecnologia BPL, ao invés de PLC, entre outras tecnologias existentes ou a existir.
Independente do tipo de tecnologia a ser utilizado, gostaria de inclusive, propor um debate sobre os seguintes pontos em consequência disto:
[quote]1. Para que ela irá resolver e não irá resolver ?
2. Quais os principais benefícios de seu surgimento ?
3. Quais as ameaças e os fatores prejudiciais à nossa privacidade e segurança em um futuro próximo ?
4. Quais inovações você acha pertinente para sua vida pessoal ou profissional ?[/quote]
Será o início da computação pervasiva ? E então, o que você acha de tudo isto ?