Quero colocar algumas situações neste tópico, com a ideia de “debatermos” e ao mesmo tempo expor opiniões de como é a vida em sua empresa.
Segue as considerações:
Situação:Instalação de sistema no cliente fora da sua cidade (longe de sua empresa).
:arrow: Alimentação: A sua empresa deverá pagar? (Incluindo almoço, café, janta)
:arrow: Telefone: A empresa deverá pagar apenas os telefonemas relacionados a trabalho? (Caso você fique fora 1 mês, quem pagará seus telefonemas para familiares?)
:arrow: Ainda na questão da alimentação… Se você ganha Visa-Alimentação todo mês, deveria ser utilizado ele para pagar sua alimentação fora da cidade ou a empresa deveria pagar?
:arrow: Se você ficar trabalhando até tarde (fora do seu horario de trabalho), deverá receber por isso? em dinheiro ou em dias de folga? ou não receber nada?
Estou perguntando isso, pq aqui onde eu trabalho… geralmente quando vou sair, sou eu que pago meus telefonemas, alimentação e não recebo pelas horas que trabalhei fora do horario. =/
Meu patrão fala que isso está relacionado as normas do nosso sindicato e etc…
Bom, eu nunca precisei sair, fico em outro departamento, desenvolvimento, nao implementação, mas tenho um amigo que trabalha assim, quando viaja a empresa paga quase tudo, mesmo telefonemas pra casa, pois estamos em outro DDD, então naturalmente o valor é maior. Em relação as horas a mais não me lembro, de qualquer forma, recomendo sair fora dai assim que puder. Patrão assim merece ficar sozinho já que é egoísta.
A alimentação deve ser paga pela empresa e, se possível, cobrada do cliente. Comprovantes caem bem.
As horas extras deverão sim ser gratificadas. Isto certamente não está no seu contrato de trabalho.
Sobre telefonemas, prefiro não opinar. É muito polêmico.
Se você ganha vale alimentação, a empresa está no direito de não pagar o almoço, já que você recebeu uma verba para isto. Mas isto varia de empresa para empresa. Aqui na empresa normalmente o funcionário receber os vales no início do mês e o que ele gasta em alimentação em viagens é pago pela empresa e, posteriormente, cobrado do cliente. Ou seja, ele fica no lucro, hehehe.
Se seu patrão consultar o sindicato normalmente não ficará muito feliz com a resposta deles.
Aqui no Senado nós ganhamos R$ 500,00 por dia fora da empresa, dá pra pagar tranquilamente as despesas. Brincadeiras à parte, é claro que a empresa é quem deve arcar com esses custos, e como o colega comentou, cobrar isso do cliente. Muita imbecilidade ele fazer o que está fazendo.
Claro, é pra isso que as empresas contratam os funcionários, para ganhar dinheiro. A questão aqui é que eles estão fazendo os funcionários terem uma despesa que poderia ser cobrada do cliente.
[quote=lina]Oi,
:arrow: Alimentação: A sua empresa deverá pagar? (Incluindo almoço, café, janta)
[/quote]
Sim, ela paga desde que você traga os recibos do que gastou e sejam gastam dentro da normalidade, sem abusos.
A empresa fornece telefone, logo, o gasto é dela. Gastos particulares é que nem o almoço, dentro de uma normalidade, sem problema. Nada de ficar namorando ao fone…
Sim deveria pagar. Você está a trabalho não a passeio. A empresa que dê condições de você ter o mínimo de condições para fazer um bom trabalho.
Recebemos em banco de horas que são convertidos para folgas.
[quote=lina]
Estou perguntando isso, pq aqui onde eu trabalho… geralmente quando vou sair, sou eu que pago meus telefonemas, alimentação e não recebo pelas horas que trabalhei fora do horario. =/
Meu patrão fala que isso está relacionado as normas do nosso sindicato e etc…
Tchauzin![/quote]
Isto não é trabalho, é exploração.Não trabalharia em uma empresa assim e não aceito este tipo de desculpa de patrão.
Visto não só a camisa, como a calça, cueca, meia da empresa, então ela precisa de mim e eu dela.
Tem que ser uma relação em que os 2 ganhem e não só a empresa.
[quote]Telefone: A empresa deverá pagar apenas os telefonemas relacionados a trabalho? (Caso você fique fora 1 mês, quem pagará seus telefonemas para familiares?)
[/quote]
Isto depende um pouco da politica da empresa. A que estou atualmente fornece telefones celulares com plano especial, ou seja, o profissional não paga nada.
Muitas vezes o profissional tem jantar também e neste caso o vale refeição não se ajusta bem, logo, fica valendo os comprovantes e os relatórios.
Dizem que o que é combinado não é roubado. Se vc aceitar receber em horas livres, tudo bem, caso contrario tem pagar em dinheiro. Lembrando que a lei não reconhece este “esquema” de pagamento em horas livres. O trabalhador tem que receber os valores baseados nos calculos indicados na CLT. Aqui onde trabalho é tudo pago em dinheiro, tanto para CLT quanto para PJ.
Este ponto chegou até a me irritar…se vc trabalhou tem que receber o valor correspondente, provavelmente até algo a mais (não conheço as regras da CLT). Você e o seu “patrão descarado” tem que perceber o fato de vc ficar viajando envolve várias coisas, só para começar os riscos de vc perder a vida aumenta bastante quando vc faz isto (acidentes no trajeto), o controle de parte de sua vida pessoal pode ficar de certa forma suspensa dependendo de outras pessoas de sua familia gratuitamente.
O fato de vc chamar quem paga seu dinheiro de patrão já não pega bem, pode significar que vc trabalha em uma empresa bem pequena com poucos recursos econômicos onde cada centavo obtido de forma justa ou injusta conta. Estes lugares lina talvez seja bom para começar a carreira (primeiro emprego) e depois de um tempo desocupar o lugar para outro louco pegar.
Se este for o seu caso realmente, talvez seja o momento de vc calmamente procurar uma outra oportunidade em uma empresa com maiores recursos que consiga tratar os profissionais de forma um pouco mais justa. Não esqueça de agradecer a oportunidade concedida na saida, dizem que tratar bem essa gente costuma dar sorte (pra nós) nos próximos passos.
É claro que vale uma reflexão de sua parte, já vi pessoas que trabalhavam nestas condições que obtiam grandes regalias (flexibilidade nos horários, férias super customizadas, salários bem acima do esperado e etc…); olhando de longe pareciam que estavam perdendo alguma coisa mas na ponta do lápis estavam muito melhores que muitos em empresas “maiores”.
O Artigo 457 - parágrafo 2º da CLT fala sobre isso.
Claro que deve, não só alimentação como transporte e estadia. Tem que pegar NF de tudo para fazer o relatório de despesas.
Acho que não existe nada na lei falando sobre telefonemas particulares, isso deveria ser acordado com a empresa, mas tendo base que seu chefe não quer pagar nem o que é obrigado, imagine o que não é. Eu não era ressarcida dos telefonemas pessoais que fazia, por isso eu utilizava muito o Skype quando viajava.
Eu quando viajei a trabalho recebia Visa Vale e a empresa reembolsou todas as minhas refeições inclusive almoço. Acho que a resposta é sim, pois no vale não recebe-se os fins de semana.
Quanto às horas extras, se não forem pagas, devem, no mínimo, irem para o banco de horas para uma futura compensação, ou serem pagas na rescisão do contrato.
Agora se eu não me engano o adicional noturno deve ser pago independente das horas extras terem sido pagas. As minhas horas extras sempre foram pagas dentro do próprio mês.
Sei lá acho que o teu chefe está te enrolando! Independente do que foi acordado com o sindicato acho que não é suficiente para passar por cima da CLT.
E se essa empresa faz isso com todos os funcionários, está pedindo um processo. Imagina, tu já tens um desgaste de estar sozinha em outra cidade longe da família, e ainda tem que ficar tirando do bolso para pagar despesas que não teria se não tivesse viajado pela empresa? Tem coisa muito errada aí não?
teve uma empresa ai que eu iria começar a trabalhar como pj essa semana, onde só recusei o emprego por causa do contrato deles que tinha clausulas absurdas… e não fui por que eles não alteravam tb… o cara do rh que negocio comigo chego a me dar razão quanto a aquelas clausulas, mais o juridico deles não altera o contrato pq é padrão para todos os funcionarios…
Nao existe debate sobre esses assuntos, existe lei. Nao tem o que conversar, e a justica está aí pra fazer valer a lei. Se voce se sente explorado, procure conversar com os gerentes pela sua empresa, se isso nao adiantar procure um advogado.
No meu caso, quando precisei viajar, a empresa estipulou um valor diário para as despesas com alimentação, e também pagavam o transporte, mas não colocavam limites, tudo com recibos ou comprovantes pra colocar no relatório de despesas. No caso do telefone eu usava o da empresa para assuntos do trabalho e quando ligava pra casa era no Skype mesmo.
Como fiquei bastante tempo fora, eles também pagaram passagens pra passar o fim-de-semana em casa a cada duas semanas.