Debugando Servlets no Tomcat 5.5.9 na unha

E ae Galerinha…

To postando para compartilhar uma descoberta.

Acho que poucos estão por dentro, pois estou a duas horas varrendo o google e só um link de um post la nos states me deu a solução, ainda assim, meio furada.

O Sysdeo na página oficial ainda não garante compatibilidade com o tomcat 5.5.9, e eu nem testei. Estava tentando configurar o debugger na mão, porém qual não foi minha surpresa, ao ver que na pasta tomcat/bin, não havia mais o catalina.bat!?!!?!

Para quem ainda não sabe como ativar o debugging remoto, vai a dica… existem duas linhas no catalina.bat:

JPDA_ADDRESS = jdbconn
JPDA_TRANSPORT = dt_shmem

Basta trocá-las por

JPDA_ADDRESS = 8000
JPDA_TRANSPORT = dt_socket

Inicie o Tomcat pela linha de comando com a seguinte sintaxe:

catalina jpda start

Agora no Eclipse, vá em run - Debug… - remote java application - new

Selecione o projeto, clique em apply e em debug. Se vc configurou certo, O Tomcat e o Eclipse estão conversando pela porta 8000. Basta marcar as linhas dos seus servlets com breakpoints, que sempre que uma requisição chegar, e aquelas linhas foram ser processadas, a JVM será interrompida, e o debug do Eclipse será ativado.

Legal né??

Porém a instalação do Tomcat 5.5.9 para Windows não fornece o arquivo catalina.bat… Vai entender?? Vc tem que baixar a versão zipada do Tomcat, e abrir ela só para extrair o catalina.bat da pasta tomcat/bin e copiá-la para a mesma pasta no seu tomcat instalado.

Espero que a informação seja útil pra alguém,

Abraços!

Show de bola essa informação!
Não quer escrever um mini tutorial para a galera e publicar aqui no PJ? :grin:

[]s

Fala eltonk!!

Boa idéia cara, já peguei o modelo de tutoriais. Estarei escrevendo nos próximos dias.

Porém, como faço para publicar?

[]s

Vc pode escrever no Modelo de Tutoriais do Portal Java e enviar para info@portaljava.com :joia:

Opa… tudo bem Matheus! =)

Estarei enviando para avaliação de vocês assim que estiver pronto. Obrigado pela sugestão. abraços!