Olá. Estou estudando um livro de Java de 2002 e estou no capítulo de criação de métodos. Porém, nenhum dos exemplos do livro que tento executar estão funcionando, apesar de serem compilados sem problemas. Acredito que alguma coisa mudou desde a publicação do livro na linguagem. O exemplo mais simples e que certamente deve englobar essa mudança é:
[quote]class Exemplo0501
{
public static void main (String args[])
{
imprime(); // invocação do método
}
public static void imprime()
{
System.out.println(“Aprendendo a Linguagem Java”);
}
}[/quote]
Erro: [quote]Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Exemplo0501[/quote]
O que eu teria de fazer (o que mudou) para que este simples exemplo funcione?
Obrigado.
O exemplo parece correto.
como você está compilando o arquivo .java? Está usando alguma IDE ?
o .class foi gerado corretamente? com que linha de comando você está tentando executar a classe ?
Oi. Como eu disse estou conseguindo compilar sem problemas. É gerado o arquivo .class.
Estou rodando pelo terminal DOS do windows.
Comando:
java Exemplo0501
Obrigado.
P.S.: O livro inteiro foi feito para rodar pelo DOS. Java 2 Ensino Didático - Sérgio Furgeri
Só confirma se o nome do arquivo é Exemplo0501.java
O nome do arquivo e a declaração “class Exemplo0501” devem ser iguais.
estranho… se as variáveis de ambiente estivessem erradas, você sequer conseguiria compilar (eu acho).
se você estiver no mesmo diretório que o arquivo, esse comando deveria funcionar.
Nome do arquivo: Exemplo0501.java
Nome da classe dentro do arquivo java acima: class Exemplo0501
Comando no terminal para rodar Exemplo0501.class: java Exemplo0501
Como falei acredito que algo na linguagem mudou para o exemplo parar de funcionar. Não acredito que seja nenhum problema meu de execução do programa. O mesmo tipo de erro acontece nos outros exemplos mais complexos deste capítulo. É um erro relacionado aos métodos criados. O capítulo inteiro é sobre isso.