Sou iniciante em programação, e como tal, não quero começar errado (utilizando tecnologias antigas ou ultrapassadas). Vi que muita gente utiliza o Default Table Model e até Table Model próprio. Mas é a melhor opção pra manipulação de dados? Pelo tanto de código necessário?
Vinha procurando maneiras de que, quando inserisse um item numa tela, automaticamente fosse adicionado na tabela (em tempo de execução), e com table model isso ficou bastante complexo. Alguns me instruíram a usar thread, mas não estou nesse nível.
A pergunta é para os profissionais da área. Vocês utilizam table model? Se não, como manipulam suas tabelas?
Vale a pena criar um modelo próprio de table model?
Quem usa profissionalmente cria seu próprio table model. Será linchado se usar o Default.
Concordo que é absurdamente improdutivo, mas é a tecnologia que voce escolheu. Existem opcoes melhores. Se o seu cliente usa Windows, recomendo .NET/C#. Se realmente precisa usar Java, tem o JavaFx que é mais decente do que Swing.
Acho isso uma prática totalmente inviável, pelo menos no meu ponto de vista!
A respeito da pergunta principal do tópico:
Implementar seu próprio table model facilita a manipulação dos dados por evitar muita tratativa, conversões e casts desnecessários que são aplicados no caso do uso da Default Table Model!
Bom… o Swing é antigo ja, como o @javaflex disse tem o JavaFX, que é mais recente e conta com um visual mais atrativo e com mais recursos.
Boa parte dos profissionais migraram para web/mobile, então não usam table model, mas caso desenvolvessem para desktop, eles usariam table model sim.
Eu migraria se fosse você
Java Swing nunca foi o favorito das empresas/desenvolvedores/clientes como o front-end. Até Delphi e visualFoxPro eram mais utilizados.
Sinceramente, eu nunca vi problemas com esta API.
A questão de criar ou não um table model próprio em detrimento do DTM é de cada um. Eu acredito que é melhor você dispender um pouco mais de tempo e ter o total controle sobre o que desse TableModel. Coisa que não e´possível no DTM.
Por fim, vou chover no molhado: javafx é bem melhor, mais novo e com um produto final melhor.
Estou desenvolvendo um sistema básico só pra colocar em prática o que vejo na faculdade. Já ouvi pessoas dizendo que java desktop está morto e não quero investir tempo nisso, vou começar a dar uma estudada em java web e java fx. Obrigado!
É diferente. Se é pra faculdade, pratique só o que está sendo ensinado. Não perde tempo investindo muito em desktop, principalmente Swing ou JavaFx. Exceto se tiver demanda em vista.
Veo JavaFX y Vaadin muy similares, excepto por el hecho de que JavaFX requiere el complemento de Java en el navegador. Pero, por lo demás, parece ofrecer las mismas capacidades. ¿Por qué debería preferir Vaadin a JavaFX? ¿Hay algún caso cuando Vaadin es una mejor solución?
fonte : Diferencia entre JavaFX y Vaadin