Sou iniciante em programação, e como tal, não quero começar errado (utilizando tecnologias antigas ou ultrapassadas). Vi que muita gente utiliza o Default Table Model e até Table Model próprio. Mas é a melhor opção pra manipulação de dados? Pelo tanto de código necessário?
Vinha procurando maneiras de que, quando inserisse um item numa tela, automaticamente fosse adicionado na tabela (em tempo de execução), e com table model isso ficou bastante complexo. Alguns me instruíram a usar thread, mas não estou nesse nível.
A pergunta é para os profissionais da área. Vocês utilizam table model? Se não, como manipulam suas tabelas?
Vale a pena criar um modelo próprio de table model?
Quem usa profissionalmente cria seu próprio table model. Será linchado se usar o Default.
Concordo que é absurdamente improdutivo, mas é a tecnologia que voce escolheu. Existem opcoes melhores. Se o seu cliente usa Windows, recomendo .NET/C#. Se realmente precisa usar Java, tem o JavaFx que é mais decente do que Swing.
Acho isso uma prática totalmente inviável, pelo menos no meu ponto de vista!
A respeito da pergunta principal do tópico:
Implementar seu próprio table model facilita a manipulação dos dados por evitar muita tratativa, conversões e casts desnecessários que são aplicados no caso do uso da Default Table Model!
Bom… o Swing é antigo ja, como o @javaflex disse tem o JavaFX, que é mais recente e conta com um visual mais atrativo e com mais recursos.
Boa parte dos profissionais migraram para web/mobile, então não usam table model, mas caso desenvolvessem para desktop, eles usariam table model sim.
Eu migraria se fosse você
Java Swing nunca foi o favorito das empresas/desenvolvedores/clientes como o front-end. Até Delphi e visualFoxPro eram mais utilizados.
Sinceramente, eu nunca vi problemas com esta API.