Defending Something Other Than RPC

3 respostas
pcalcado

Debate interessante.

Pontos interessante:

• A CIO.com, uma das fontes de notícias mais alienadas do mundo -praticamente uma Info global- já percebeu que SOAP é complexo demais
  • Ssegundo a reportagem quem decide o protocolo utilizado é o gerente de projetos, veja bem…

3 Respostas

Emerson_Macedo

Eu acho que o Etch ainda está muito embrionário pra que se possa tirar alguma conclusão. A ídeia inicial é até interessante, mas fica me parecendo aquele monte de promessas que no final das contas acaba sendo a mesma coisa que já temos só que feita de outra forma.

Os blogueiros ficaram debatendo sincrono x assincrono que não está na proposta do Etch. Na verdade nenhum dos dois concordou com a proposta da CISCO, pelo que eu pude perceber.

Eu gosto muito da comunicação via REST. Acho eu que qualquer coisa que se invente semelhante à proposta do Etch precisará de algum framework/engine novo para que funcione. Sendo assim, ainda acredito muito mais no REST, pois o protocolo HTTP tá mais do que maduro e bem conhecido pela maioria. Usar um estilo arquitetural fez as coisas serem bem mais simples do que os protocolos atuais (e.g SOAP).

Eu concordo totalmente que REST não é RPC, mas e dai? Precisa mesmo ser “RPC compliant”? Tenho minhas dúvidas …

pcalcado

E o que o Etch teria de diferente?

Emerson_Macedo

Pois é, acho que não muita coisa além dessa IDL parecida com uma interface do Java, que não sei se vai ajudar efetivamente.

Criado 25 de maio de 2008
Ultima resposta 26 de mai. de 2008
Respostas 3
Participantes 2