Defending Something Other Than RPC

Debate interessante.

Pontos interessante:

• A CIO.com, uma das fontes de notícias mais alienadas do mundo -praticamente uma Info global- já percebeu que SOAP é complexo demais
  • Ssegundo a reportagem quem decide o protocolo utilizado é o gerente de projetos, veja bem…

Eu acho que o Etch ainda está muito embrionário pra que se possa tirar alguma conclusão. A ídeia inicial é até interessante, mas fica me parecendo aquele monte de promessas que no final das contas acaba sendo a mesma coisa que já temos só que feita de outra forma.

Os blogueiros ficaram debatendo sincrono x assincrono que não está na proposta do Etch. Na verdade nenhum dos dois concordou com a proposta da CISCO, pelo que eu pude perceber.

Eu gosto muito da comunicação via REST. Acho eu que qualquer coisa que se invente semelhante à proposta do Etch precisará de algum framework/engine novo para que funcione. Sendo assim, ainda acredito muito mais no REST, pois o protocolo HTTP tá mais do que maduro e bem conhecido pela maioria. Usar um estilo arquitetural fez as coisas serem bem mais simples do que os protocolos atuais (e.g SOAP).

Eu concordo totalmente que REST não é RPC, mas e dai? Precisa mesmo ser “RPC compliant”? Tenho minhas dúvidas …

E o que o Etch teria de diferente?

Pois é, acho que não muita coisa além dessa IDL parecida com uma interface do Java, que não sei se vai ajudar efetivamente.