Déficit de profissionais de TI chega a 50 mil

É por isso que DEVE regulamentar…[/quote]

não a é solução… [/quote]

O q resolve então?

Não creio muito nisso, pois hoje as coisas são tão ligadas à TI que não consigo imaginar uma forma de se desvencilhar, ou seja, não é mais uma opção a pessoa deixar de fazer um software. Se a pessoa/empresário deixa de fazer o software ele perde dinheiro, por mais sujo que venha a ser o software. Bugs sempre existiram, não existe nada na face da terra que seja pronto e acabado, tudo esta em constante evolução.
O software é a heroína e o Capital é o dependente.

É por isso que DEVE regulamentar…[/quote]

não a é solução… [/quote]

O q resolve então?[/quote]

TEm uma discussao sobre isso aqui no guj, nao estou conseguindo achar o topico, mas é recente. O objetivo de uma regulamentacao nao deve ser filtrar o mercado, mas ajudar os profissionais a obter ajuda em vários aspectos (financiamentos, impostos, direitos) e isso não tem nada a ver com ser formado ou não.

[quote=giulianocosta]
O software é a heroína e o Capital é o dependente.[/quote]

Será que software matará o Capital?!?

… visão de propriedade está mudando radicalmente com o software livre…será o fim da propriedade privada??

…e o inicio da propriedade coletiva???

:stuck_out_tongue:

[quote=eric_jf][quote=giulianocosta]

… visão de propriedade está mudando radicalmente com o software livre…será o fim da propriedade privada??

[/quote]

O capitalismo é seu próprio coveiro, como dizia Marx…heehe

[quote=eric_jf][quote=giulianocosta]

[/quote]

O capitalismo é seu próprio coveiro, como dizia Marx…heehe

[quote=Maurício Linhares]E eu acho que a tendência é piorar, a cada dia fica mais “complexo” desenvolver, porque a quantidade de tecnologias envolvidas e as necessidades dos clientes aumenta exponencialmente.

O negócio é estudar e produzir :D[/quote]
Complexo ? Será q você lembra o inferno que era tecnologias como DCOM e Corba ? WebServices parece coisa de criança perto deles…
Concordo que a tendência é piorar, porque sistemas são feitos com inteligência e não com diploma, e como a maioria só se interessa pelo segundo…

Sei que é um pouco atrasado mas gostaria de colocar minha opnião.
Até aproximadamente 1996 o profissional de informática ganhava bem e era bem capacitado. E não digo formado, porque sistemas se fazem com a inteligência e não com diplomas. Pois bem, depois da quantidade de faculdades lábios de suíno, houve uma enxurrada de profissionais no mercado, o que fez cair o valor pago até o fundo do poço, que foi a crise pré-lula em 2003. Depois da recuperação econômica, agora temos esse quadro, muito pior do que era em 1996. Tiramos daí algumas lições:

• Enquanto as empresas, em vez de se preocupar em economizar contratando pessoal mais barato, devia ter investido no profissional que já era capacitado, ao invés de “mandá-lo embora” porque tinha outro mais barato.
  • Quando as empresas começaram a pegar profissionais mais baratos, não tão experientes, mas que “davam conta”, o mercado foi se tornando menos interessante, pois mesmo que você ame uma determinada profissão, você precisa comprar o leite das crianças.
  • Pois bem, a consequência está aí, o Recurso Humano de informática está sucateado, ou seja, não existe profissionais de informática para preencher as vagas, e os poucos disponíveis não são de boa qualidade. Empresas estão perdendo contratos de offshore de milhões porque não conseguem preencher as vagas.
  • Ainda temos o agravante que o profissional agora é disputado com o mundo. Ou seja, uma empresa brasileira disputa o melhor profissional com uma empresa lá fora, onde os salários são melhores e a qualidade de vida (infra estrutura das cidades e violência menor) são melhores.
    Agora, pergunto eu: Valeu a pena não investir ? E agora o que fazer ?
    Será que as empresas aprenderam a lição.
    A Tata está correndo atrás de pessoal de faculdade para treinar em plataforma alta, porque os profissionais atuais estão se aposentando e não tem reposição.
    Isso é uma tendência mundial. E não é só informática. Médicos, Engenheiros, Pessoal de TI, Quimicos, etc, etc, estão cada vez em mais falta.

a culpa não é dos péssimos profissionais, a culpa é das empresas que querem pagar miséria e mesmo assim obter resultados satisfatórios

Essas empresas são conduzidas por cretinos, aproveitadores, metidos a esperto. Utilizam a quantidade de maus profissionais para forçar bons profissionais a trabalhar por menos, ou acabam contratando qualquer um mesmo. Quando eu fico sabendo de crash nos sistemas desses sujeitos, eu acho é pouco, tomara que percam tudo, a empresa feche e o dono vá vender doce em semaforo.

[quote=jmp]a culpa não é dos péssimos profissionais, a culpa é das empresas que querem pagar miséria e mesmo assim obter resultados satisfatórios

Essas empresas são conduzidas por cretinos, aproveitadores, metidos a esperto. Utilizam a quantidade de maus profissionais para forçar bons profissionais a trabalhar por menos, ou acabam contratando qualquer um mesmo. Quando eu fico sabendo de crash nos sistemas desses sujeitos, eu acho é pouco, tomara que percam tudo, a empresa feche e o dono vá vender doce em semaforo.[/quote]

Concordo. Porém o grande problema das empresas é o alto custo gerado pelo empregado, não o salário em si, porém a folha de pagamento (FGTS,INSS e outros impostos) inviabiliza o pagamento de salários mais altos. E as que pagam salários bons muitas vezes estão se endividando deixando de depositar o FGTS e INSS até que um dia a casa caia de vez.

Acho que existem empresários com a visão curta (ou nenhuma). Porém vejo muita gente que sabe muito da área de TI, sabem o quanto é importante ter profissionais qualificados porém não conseguem contratar ou manter funcionários mais capacitados por não conseguirem pagar melhores salários e fecharem as contas no final do mês.

[quote=jmp]a culpa não é dos péssimos profissionais, a culpa é das empresas que querem pagar miséria e mesmo assim obter resultados satisfatórios

Essas empresas são conduzidas por cretinos, aproveitadores, metidos a esperto. Utilizam a quantidade de maus profissionais para forçar bons profissionais a trabalhar por menos, ou acabam contratando qualquer um mesmo. Quando eu fico sabendo de crash nos sistemas desses sujeitos, eu acho é pouco, tomara que percam tudo, a empresa feche e o dono vá vender doce em semaforo.[/quote]

Na boa jmp, eu acho que isso é mercado, isso é capitalismo! Todo mundo quer ganhar mais, quem não quer? As empresas querem ser mais lucrativas, os funcionarios querem ganhar mais, é o mercado.
Eu acho que a culpa é nossa! Justamente por aceitar imposições feitas por empresas. Todo mundo tem que estar ciente do valor que têm perante o mercado. Todo mundo deve saber que o software vendido la na ponta não é obra do acaso, mas obra de seu esforço e inteligência. As pessoas têm que valorizar sua mão de obra.
Eu sei que a realidade é outra, as pessoas não se valorizam! Mas isso é outro problema…

Abraço,
Giuliano Costa