Déficit de profissionais de TI chega a 50 mil

30 respostas
W

O Brasil tem déficit de profissionais para o setor de serviços de TI de até 50 mil pessoas, segundo divulga a Gazeta Mercantil desta sexta-feira, 15. De acordo com o jornal, a carência de mão-de-obra especializada é um dos maiores empecilhos para o crescimento da exportação no setor.
E a perspectiva não é de melhora. Ainda segundo o diário econômico, a procura por cursos de Informática no Brasil cai 20% ao ano, chegando à taxa de 2,2 candidatos por vaga. Já a média de evasão destas formações atinge 68%.

fonte

30 Respostas

Mauricio_Linhares

E eu acho que a tendência é piorar, a cada dia fica mais “complexo” desenvolver, porque a quantidade de tecnologias envolvidas e as necessidades dos clientes aumenta exponencialmente.

O negócio é estudar e produzir :smiley:

tmoretto

Fato!

minha turma entrou com + de 60 alunos, agora estou no 6o. semestre é só restam 8 alunos regulares.

jmp

tomara que o deficit suba mais, quem sabe um dia eu volto pro brasil :frowning:

a culpa dessas coisas é do struts, spring e cia.

J

tmoretto:
Fato!

minha turma entrou com + de 60 alunos, agora estou no 6o. semestre é só restam 8 alunos regulares.

Aconteceu a mesma coisa na minha turma.

Grinvon

E eu a mais de um ano já dizia que o mercado ainda não está saturado, mas os meus colegas de trabalham ratificavam o contrário. lol

Calvin

Jubas:
tmoretto:
Fato!

Aconteceu a mesma coisa na minha turma.

Acho que isso é comum
No primeiro semestre tinha 60 pessoas na minha sala, agora no 5º tem apenas 6 fixos e é claro o pessoal de d.p.!

Fabricio_Cozer_Marti

Acho que o caso da Bahia/Nordeste é um caso a parte, o que falta na região é concorrência de empresas, e investimento em tecnologia pelo governo. As empresas montam um certo cartel, e o trabalho fica monopolizado.
Acho que falta incentivo das instituições pra melhorar o empreendimento e qualificar os profissionais da área.

Grinvon

Acho que o caso da Bahia/Nordeste é um caso a parte, o que falta na região é concorrência de empresas, e investimento em tecnologia pelo governo. As empresas montam um certo cartel, e o trabalho fica monopolizado.
Acho que falta incentivo das instituições pra melhorar o empreendimento e qualificar os profissionais da área.

Tento analisar as coisas em um âmbito nacional, mas como trabalhamos juntos a algum tempo atrás, sabemos da realidade daqui, e o que você é verdade, a bahia está ainda a mercer de novos investimentos, empresas e suporte, falta muita coisa ainda.

L

São as pobre alminhas e os cavaleiros do apocalipse…
Para eles a situação está sempre difícil, sempre ruim, e não pode perder o emprego.
É interessante notar que essas pessoas são as que menos investem em sua carreira.

tmoretto

São as pobre alminhas e os cavaleiros do apocalipse…
Para eles a situação está sempre difícil, sempre ruim, e não pode perder o emprego.
É interessante notar que essas pessoas são as que menos investem em sua carreira.

geralmente são programadores PHP… :shock: (brincadeira)

G

Eu acho isso bom. Maior procura == Maior preço e vice-versa.

cv1

Nao necessariamente. Maior procura tambem pode significar um impacto significativo na qualidade do pessoal contratado.

Em outras palavras, “pega qualquer doente que aparecer e tiver Struts no curriculo, ta contratado e a gente paga um bem!”

Em outras outras palavras, espere muito mais software horrendo sendo produzido por ai quando o mercado esta nessas condicoes.

louds

cv:
Nao necessariamente. Maior procura tambem pode significar um impacto significativo na qualidade do pessoal contratado.

Em outras palavras, “pega qualquer doente que aparecer e tiver Struts no curriculo, ta contratado e a gente paga um bem!”

Em outras outras palavras, espere muito mais software horrendo sendo produzido por ai quando o mercado esta nessas condicoes.

Eu acho que essa é a consequência direta dessa falta de mão de obra. As empresas precisam executar seus projetos de TI, mas como não existe mão de obra qualificada no mercado, pegam qualquer um para fazê-lo.

G

cv:

Software sem qualidade precisa de manutenção. Manutenção = Mais dinheiro. Não que eu goste/faça código sem qualidade. Se tem código sem qualidade, vamos dar manutenção!

F

giulianocosta:
cv:

Software sem qualidade precisa de manutenção. Manutenção = Mais dinheiro. Não que eu goste/faça código sem qualidade. Se tem código sem qualidade, vamos dar manutenção!

Desenvolvimento novo dá muito mais dinheiro, então vamos fazer nossas lições de casa e rezar para não herdar um código de um webmaster dá vida que disse que sabia fazer mas não sabia nem o que era Eclipse.

G

flaleite:
giulianocosta:
cv:

Desenvolvimento novo dá muito mais dinheiro, então vamos fazer nossas lições de casa e rezar para não herdar um código de um webmaster dá vida que disse que sabia fazer mas não sabia nem o que era Eclipse.

A curto prazo talvez, agora a longo prazo ja não saberia te dizer se isso verdadeiro. Tanto é que hoje em dia o comércio tenta cada vez mais atrelar o vendedor ao comprador para garantir a venda de serviços posteriormente.

Mauricio_Linhares

O aumento de gente incompetente e produtos mal feitos só vai diminuir ainda mais a confiança das empresas no mercado, que vai aumentar ainda mais a fama de “sempre tem bug” ou “nunca funciona do jeito que deveria”.

A

É por isso que DEVE regulamentar…

jmp

não a é solução…

[Editado]
quem nao é formado conseguiu o emprego por que mostrou profissionalismo, quem é formado as vezes consegue por causa do titulo e nao por competencia

A

não a é solução…

O q resolve então?

G

Não creio muito nisso, pois hoje as coisas são tão ligadas à TI que não consigo imaginar uma forma de se desvencilhar, ou seja, não é mais uma opção a pessoa deixar de fazer um software. Se a pessoa/empresário deixa de fazer o software ele perde dinheiro, por mais sujo que venha a ser o software. Bugs sempre existiram, não existe nada na face da terra que seja pronto e acabado, tudo esta em constante evolução.
O software é a heroína e o Capital é o dependente.

jmp

não a é solução…

O q resolve então?

TEm uma discussao sobre isso aqui no guj, nao estou conseguindo achar o topico, mas é recente. O objetivo de uma regulamentacao nao deve ser filtrar o mercado, mas ajudar os profissionais a obter ajuda em vários aspectos (financiamentos, impostos, direitos) e isso não tem nada a ver com ser formado ou não.

eric_jf

giulianocosta:

Será que software matará o Capital?!?

… visão de propriedade está mudando radicalmente com o software livre…será o fim da propriedade privada??

…e o inicio da propriedade coletiva???

:stuck_out_tongue:

G

eric_jf:
giulianocosta:

… visão de propriedade está mudando radicalmente com o software livre…será o fim da propriedade privada??

O capitalismo é seu próprio coveiro, como dizia Marx…heehe

G

eric_jf:
giulianocosta:

O capitalismo é seu próprio coveiro, como dizia Marx…heehe

L

Maurício Linhares:
E eu acho que a tendência é piorar, a cada dia fica mais “complexo” desenvolver, porque a quantidade de tecnologias envolvidas e as necessidades dos clientes aumenta exponencialmente.

O negócio é estudar e produzir :D

Complexo ? Será q você lembra o inferno que era tecnologias como DCOM e Corba ? WebServices parece coisa de criança perto deles…
Concordo que a tendência é piorar, porque sistemas são feitos com inteligência e não com diploma, e como a maioria só se interessa pelo segundo…

L

Sei que é um pouco atrasado mas gostaria de colocar minha opnião.
Até aproximadamente 1996 o profissional de informática ganhava bem e era bem capacitado. E não digo formado, porque sistemas se fazem com a inteligência e não com diplomas. Pois bem, depois da quantidade de faculdades lábios de suíno, houve uma enxurrada de profissionais no mercado, o que fez cair o valor pago até o fundo do poço, que foi a crise pré-lula em 2003. Depois da recuperação econômica, agora temos esse quadro, muito pior do que era em 1996. Tiramos daí algumas lições:

• Enquanto as empresas, em vez de se preocupar em economizar contratando pessoal mais barato, devia ter investido no profissional que já era capacitado, ao invés de “mandá-lo embora” porque tinha outro mais barato.
  • Quando as empresas começaram a pegar profissionais mais baratos, não tão experientes, mas que “davam conta”, o mercado foi se tornando menos interessante, pois mesmo que você ame uma determinada profissão, você precisa comprar o leite das crianças.
  • Pois bem, a consequência está aí, o Recurso Humano de informática está sucateado, ou seja, não existe profissionais de informática para preencher as vagas, e os poucos disponíveis não são de boa qualidade. Empresas estão perdendo contratos de offshore de milhões porque não conseguem preencher as vagas.
  • Ainda temos o agravante que o profissional agora é disputado com o mundo. Ou seja, uma empresa brasileira disputa o melhor profissional com uma empresa lá fora, onde os salários são melhores e a qualidade de vida (infra estrutura das cidades e violência menor) são melhores.
    Agora, pergunto eu: Valeu a pena não investir ? E agora o que fazer ?
    Será que as empresas aprenderam a lição.
    A Tata está correndo atrás de pessoal de faculdade para treinar em plataforma alta, porque os profissionais atuais estão se aposentando e não tem reposição.
    Isso é uma tendência mundial. E não é só informática. Médicos, Engenheiros, Pessoal de TI, Quimicos, etc, etc, estão cada vez em mais falta.
jmp

a culpa não é dos péssimos profissionais, a culpa é das empresas que querem pagar miséria e mesmo assim obter resultados satisfatórios

Essas empresas são conduzidas por cretinos, aproveitadores, metidos a esperto. Utilizam a quantidade de maus profissionais para forçar bons profissionais a trabalhar por menos, ou acabam contratando qualquer um mesmo. Quando eu fico sabendo de crash nos sistemas desses sujeitos, eu acho é pouco, tomara que percam tudo, a empresa feche e o dono vá vender doce em semaforo.

F

jmp:
a culpa não é dos péssimos profissionais, a culpa é das empresas que querem pagar miséria e mesmo assim obter resultados satisfatórios

Essas empresas são conduzidas por cretinos, aproveitadores, metidos a esperto. Utilizam a quantidade de maus profissionais para forçar bons profissionais a trabalhar por menos, ou acabam contratando qualquer um mesmo. Quando eu fico sabendo de crash nos sistemas desses sujeitos, eu acho é pouco, tomara que percam tudo, a empresa feche e o dono vá vender doce em semaforo.

Concordo. Porém o grande problema das empresas é o alto custo gerado pelo empregado, não o salário em si, porém a folha de pagamento (FGTS,INSS e outros impostos) inviabiliza o pagamento de salários mais altos. E as que pagam salários bons muitas vezes estão se endividando deixando de depositar o FGTS e INSS até que um dia a casa caia de vez.

Acho que existem empresários com a visão curta (ou nenhuma). Porém vejo muita gente que sabe muito da área de TI, sabem o quanto é importante ter profissionais qualificados porém não conseguem contratar ou manter funcionários mais capacitados por não conseguirem pagar melhores salários e fecharem as contas no final do mês.

G

jmp:

Na boa jmp, eu acho que isso é mercado, isso é capitalismo! Todo mundo quer ganhar mais, quem não quer? As empresas querem ser mais lucrativas, os funcionarios querem ganhar mais, é o mercado.
Eu acho que a culpa é nossa! Justamente por aceitar imposições feitas por empresas. Todo mundo tem que estar ciente do valor que têm perante o mercado. Todo mundo deve saber que o software vendido la na ponta não é obra do acaso, mas obra de seu esforço e inteligência. As pessoas têm que valorizar sua mão de obra.
Eu sei que a realidade é outra, as pessoas não se valorizam! Mas isso é outro problema…

Abraço,
Giuliano Costa

Criado 16 de setembro de 2006
Ultima resposta 5 de out. de 2006
Respostas 30
Participantes 15