O Brasil tem déficit de profissionais para o setor de serviços de TI de até 50 mil pessoas, segundo divulga a Gazeta Mercantil desta sexta-feira, 15. De acordo com o jornal, a carência de mão-de-obra especializada é um dos maiores empecilhos para o crescimento da exportação no setor.
E a perspectiva não é de melhora. Ainda segundo o diário econômico, a procura por cursos de Informática no Brasil cai 20% ao ano, chegando à taxa de 2,2 candidatos por vaga. Já a média de evasão destas formações atinge 68%.
E eu acho que a tendência é piorar, a cada dia fica mais “complexo” desenvolver, porque a quantidade de tecnologias envolvidas e as necessidades dos clientes aumenta exponencialmente.
O negócio é estudar e produzir
Fato!
minha turma entrou com + de 60 alunos, agora estou no 6o. semestre é só restam 8 alunos regulares.
tomara que o deficit suba mais, quem sabe um dia eu volto pro brasil
a culpa dessas coisas é do struts, spring e cia.
[quote=tmoretto]Fato!
minha turma entrou com + de 60 alunos, agora estou no 6o. semestre é só restam 8 alunos regulares.[/quote]
Aconteceu a mesma coisa na minha turma.
E eu a mais de um ano já dizia que o mercado ainda não está saturado, mas os meus colegas de trabalham ratificavam o contrário. lol
[quote=Jubas][quote=tmoretto]Fato!
minha turma entrou com + de 60 alunos, agora estou no 6o. semestre é só restam 8 alunos regulares.[/quote]
Aconteceu a mesma coisa na minha turma.[/quote]
Acho que isso é comum
No primeiro semestre tinha 60 pessoas na minha sala, agora no 5º tem apenas 6 fixos e é claro o pessoal de d.p.!
Acho que o caso da Bahia/Nordeste é um caso a parte, o que falta na região é concorrência de empresas, e investimento em tecnologia pelo governo. As empresas montam um certo cartel, e o trabalho fica monopolizado.
Acho que falta incentivo das instituições pra melhorar o empreendimento e qualificar os profissionais da área.
Acho que o caso da Bahia/Nordeste é um caso a parte, o que falta na região é concorrência de empresas, e investimento em tecnologia pelo governo. As empresas montam um certo cartel, e o trabalho fica monopolizado.
Acho que falta incentivo das instituições pra melhorar o empreendimento e qualificar os profissionais da área.
[/quote]
Tento analisar as coisas em um âmbito nacional, mas como trabalhamos juntos a algum tempo atrás, sabemos da realidade daqui, e o que você é verdade, a bahia está ainda a mercer de novos investimentos, empresas e suporte, falta muita coisa ainda.
São as pobre alminhas e os cavaleiros do apocalipse…
Para eles a situação está sempre difícil, sempre ruim, e não pode perder o emprego.
É interessante notar que essas pessoas são as que menos investem em sua carreira.
São as pobre alminhas e os cavaleiros do apocalipse…
Para eles a situação está sempre difícil, sempre ruim, e não pode perder o emprego.
É interessante notar que essas pessoas são as que menos investem em sua carreira. [/quote]
geralmente são programadores PHP… :shock: (brincadeira)
Eu acho isso bom. Maior procura == Maior preço e vice-versa.
Nao necessariamente. Maior procura tambem pode significar um impacto significativo na qualidade do pessoal contratado.
Em outras palavras, “pega qualquer doente que aparecer e tiver Struts no curriculo, ta contratado e a gente paga um bem!”
Em outras outras palavras, espere muito mais software horrendo sendo produzido por ai quando o mercado esta nessas condicoes.
[quote=cv]Nao necessariamente. Maior procura tambem pode significar um impacto significativo na qualidade do pessoal contratado.
Em outras palavras, “pega qualquer doente que aparecer e tiver Struts no curriculo, ta contratado e a gente paga um bem!”
Em outras outras palavras, espere muito mais software horrendo sendo produzido por ai quando o mercado esta nessas condicoes.[/quote]
Eu acho que essa é a consequência direta dessa falta de mão de obra. As empresas precisam executar seus projetos de TI, mas como não existe mão de obra qualificada no mercado, pegam qualquer um para fazê-lo.
[quote=cv]Nao necessariamente. Maior procura tambem pode significar um impacto significativo na qualidade do pessoal contratado.
Em outras outras palavras, espere muito mais software horrendo sendo produzido por ai quando o mercado esta nessas condicoes.[/quote]
Software sem qualidade precisa de manutenção. Manutenção = Mais dinheiro. Não que eu goste/faça código sem qualidade. Se tem código sem qualidade, vamos dar manutenção!
[quote=giulianocosta][quote=cv]Nao necessariamente. Maior procura tambem pode significar um impacto significativo na qualidade do pessoal contratado.
Software sem qualidade precisa de manutenção. Manutenção = Mais dinheiro. Não que eu goste/faça código sem qualidade. Se tem código sem qualidade, vamos dar manutenção!
[/quote]
Desenvolvimento novo dá muito mais dinheiro, então vamos fazer nossas lições de casa e rezar para não herdar um código de um webmaster dá vida que disse que sabia fazer mas não sabia nem o que era Eclipse.
[quote=flaleite][quote=giulianocosta][quote=cv]Nao necessariamente. Maior procura tambem pode significar um impacto significativo na qualidade do pessoal contratado.
[/quote]
Desenvolvimento novo dá muito mais dinheiro, então vamos fazer nossas lições de casa e rezar para não herdar um código de um webmaster dá vida que disse que sabia fazer mas não sabia nem o que era Eclipse.[/quote]
A curto prazo talvez, agora a longo prazo ja não saberia te dizer se isso verdadeiro. Tanto é que hoje em dia o comércio tenta cada vez mais atrelar o vendedor ao comprador para garantir a venda de serviços posteriormente.
O aumento de gente incompetente e produtos mal feitos só vai diminuir ainda mais a confiança das empresas no mercado, que vai aumentar ainda mais a fama de “sempre tem bug” ou “nunca funciona do jeito que deveria”.
É por isso que DEVE regulamentar…
É por isso que DEVE regulamentar…[/quote]
não a é solução…
[Editado]
quem nao é formado conseguiu o emprego por que mostrou profissionalismo, quem é formado as vezes consegue por causa do titulo e nao por competencia