Definir jogada máxima em jogo da memoria

Bem galera estou criando um jogo da memória e estava tentando usar um temporizador para fechar o jogo quando o usuario ficar muito tempo sem acertar todos… Porém deu uns problemas e agora estou tentando contar as quantidades que o usuario clica nos botoes para colocar uma contidade maxima que quando atingida ele perde… Sei que basta colocar o contador++ que começa a contar porém tem varios botoes e estou um pouco perdido… Sem falar que eu fiz em codigo corrido mesmo sem usar a telinha do jframe

Sou iniciante em Java, mas eu faria assim:

int contador = 0;

botão1 {
	código
	.
	.
	.
	contador++;
}
botão2 {
	código
	.
	.
	.
	contador++;
}
botão3 {
	código
	.
	.
	.
	contador++;
{

E como você tem botões em um programa que não tem uma tela?

Código corrido?

Cada botão dispara um evento imagino… e cada disparo chama no minimo um método.
Pelo menos um método basicão você tem. Bem surreal imaginar que você não possa implementar algo proximo do que o amigo @Magron falou.