Galera é o seguinte, estou estudando para a prova SCJA.
E acho que a primeira coisa que devo fazer a revisar meus conceitos quanto ao Java, por isso estou lendo o livro Java como Programar e resolvendo o exercícios.Entretanto me deparei com o exercício abaixo e fiquei com dúvidas, pois achei o enunciado um tanto quanto bagunçado.
Segue abaixo o enunciado do exercício e o código desenvolvido por mim.
4.17 - Os motoristas se preocupam com o consumo de combustível de seus automóveis. Um motorista monitorou vários tanques cheios de gasolina registrando a quilometragem dirigida e a quantidade de combustível em litros utilizado para cada tanque cheio. Desenvolva uum aplicativo Java que receba como entrada os quilômetros dirigidos e os litros de gasolina consumidos (ambos como inteiros) paracada tanque cheio. O programa deve calcular e exibir o consumo em quilômetros/litro para cada tanque cheio e imprimir a quilometragem combinada e a soma total de litros de combustível consumidos até este ponto. Todos os cálculos de médias devem produzir resultados em ponto flutuante. Utilize a class Scanner e repetição controlada por sentinela para obter os dados do usuário.
/*
* To change this template, choose Tools | Templates
* and open the template in the editor.
*/
package Cap4;
import java.util.Scanner;
/**
*
* @author santosmm
*/
public class Quilometragem {
/**
* @param args the command line arguments
*/
public static void main(String[] args) {
int quilometro;
int litros;
int total = 0;
double media;
Scanner input = new Scanner(System.in);
System.out.println("Entre com a quilometragem ou pressione -1 para sair");
quilometro = input.nextInt();
System.out.println("Entre com a quantidade de combustível consumida ou pressione -1 para sair");
litros = input.nextInt();
if (quilometro != -1 || litros != -1) {
while (quilometro != -1 || litros != -1) {
System.out.println("Entre com a quilometragem ou pressione -1 para sair");
quilometro = input.nextInt();
System.out.println("Entre com a quantidade de combustível consumida ou pressione -1 para sair");
litros = input.nextInt();
total+=litros;
}
}
if (quilometro != 0 || litros != 0) {
media = (double) quilometro / litros;
System.out.printf("O consumo em quilômetros/litros é de: %.2f\n ", media);
} else {
System.out.println("Nenhum número inserido");
}
}
}