Delegate em JAVA

Estou estudando JAVA e surgiu a dúvida se existe algo parecido com delegate do .net em java. Na verdade nem programo .net, estou estudando java e um amigo me explicou sobre o delegate e surgiu a dúvida se existe algo parecido em java. Com isso surgiu algumas necessidades, para ilustar imagine uma interface e varias classes que implementa essa classe, até ai ok! É possivel de alguma forma instanciar essa interface e consumir um metodo, e ao consumir esse metodo todos os metodos das classes que sobrecarregaram esse metodo pela implementação serem chamado???

Sei que não é possivel instanciar uma interface, mas da pra se dizer que com delegate tem se mais ou menos esse efeito, ou seja instancia uma classe e consome um metodo que chama todos metodos que assinam essa classe.

Um exemplo seria uma classe A que esta ligada 3 outras classes, imagine que ao realizar um pedido todas as outras 3 tem que ser avisadas, então um metodo da A sendo chamado ele chama todos metodos das outras 3 classes, e assim posso aumentar e diminuir as classes que interagem com A sem ter que mexer na classe A. Ou seja queria uma solução sem ser as opções mais logica que seria reescrevendo o codigo para incluir uma nova chamada a cada vez que uma classe for inclusa para interagir com A.

Grato

Nunca vi uma palavra chave ou reservada que se aproxime do que você falou :wink:

Boa tarde!

Bem,

Quando eu lei a palavra “Delegate” me vem em mente… Business Delegate.

Mas pelo que entendi, você deve estar procurando o padrão Observer !

Espero ter ajudado.

esquecendo sua pergunta pelo que acabei de ler em um site esse delegate de .net nao passa de listener em Java.

(deus pra que criar um modificador pra isso)

não existe ainda…mas existem planos para isso, de um procurada por “java closures”

Obrigado a todos, inclusive vou estudar mais “Observer” que o LeoMarola indicou parece ser interessante!

Então como objeto de estudo fiz algo parecido: