Estou estudando JAVA e surgiu a dúvida se existe algo parecido com delegate do .net em java. Na verdade nem programo .net, estou estudando java e um amigo me explicou sobre o delegate e surgiu a dúvida se existe algo parecido em java. Com isso surgiu algumas necessidades, para ilustar imagine uma interface e varias classes que implementa essa classe, até ai ok! É possivel de alguma forma instanciar essa interface e consumir um metodo, e ao consumir esse metodo todos os metodos das classes que sobrecarregaram esse metodo pela implementação serem chamado???
Sei que não é possivel instanciar uma interface, mas da pra se dizer que com delegate tem se mais ou menos esse efeito, ou seja instancia uma classe e consome um metodo que chama todos metodos que assinam essa classe.
Um exemplo seria uma classe A que esta ligada 3 outras classes, imagine que ao realizar um pedido todas as outras 3 tem que ser avisadas, então um metodo da A sendo chamado ele chama todos metodos das outras 3 classes, e assim posso aumentar e diminuir as classes que interagem com A sem ter que mexer na classe A. Ou seja queria uma solução sem ser as opções mais logica que seria reescrevendo o codigo para incluir uma nova chamada a cada vez que uma classe for inclusa para interagir com A.
Obrigado a todos, inclusive vou estudar mais “Observer” que o LeoMarola indicou parece ser interessante!
Então como objeto de estudo fiz algo parecido:
Interface que todas novas classe terão que implementar antes de interagir com a Delegate:
package Delegate;
public interface Interface {
public void grava_log(int i);
}
Exemplo das 3 (A,B,C) classes
Classe A:
package Delegate;
public class A implements Interface {
public void grava_log(int i) {
// TODO Auto-generated method stub
System.out.println("A"+i);
}
}
Classe B:
package Delegate;
public class B implements Interface {
System.out.println("B"+i);
}
}
Classe C:
package Delegate;
public class C implements Interface {
System.out.println("C"+i);
}
}