Delphi para Java

Olá pessoal,tudo bem?Sou novo aqui no forum e também novo no Java,alias ainda tenho minhas dúvidas em migrar para essa linguagem,ja li muito sobre Java,ja fiz alguns exercicios e vi que ela é muito boa,sou programador Delphi a algum tempo,e estou querendo aumentar meus conhecimentos sobre programação,então decidi mudar para o Java,como desenvolvo sistemas com cadastros,gráficos,relatórios,etc gostaria de saber se vale a pena mudar de linguagem ja que a IDE que uso no Java é o NetBeans 6,ela é boa mas ainda é muito no braço,ja o Delphi tem o famoso “clica e arrasta” que facilita muito na hora de desenvolver sistemas,levando em concidereção o tempo de desenvolvimento,tecnologia,segurança,etc oque vocês acham melhor na minha situação,Delphi ou Java?Desde ja obrigado pela atenção,abraços.

Java - sistemas de médio a grande porte.

Delphi - sistemas de pequeno porte.

[quote=MaiqueL]Java - sistemas de médio a grande porte.

Delphi - sistemas de pequeno porte.[/quote]

Nada a ver isso, você tem algum embasamento para dizer que Delphi é utilizado apenas para projetos pequenos? conclusão precipitada.

Agora respondendo ao rapaz, você está mudando por questão de emprego ou por questão de tecnologia/tendência? se for fazer cadastros e relatórios que já faz em Delphi que relevância faz você quer usar Java pra fazer a mesma coisa? Seus clientes estão migrando tudo pra Linux? Além do mais Java com swing além de ser torturante é muito massante escrever interfaces em Java, mesmo você usando netbeans não vai ser tão produtivo como no Delphi, se o que vai usar são estações windows, então não vejo motivo pra mudar. Se for usar web, pode ser então uma viablidade positiva, agora ficar fazendo sistemas desktop para rodar no Windows usando Java, é perda de tempo. Se for visar emprego, então é melhor estudar Java e ver o que mercado mais pede, empregos em Delphi realmente não andam em alta, mas pra desenvolvedor independente é a melhor solução para criar sistemas para clientes de qualquer porte, lembre-se, o limite é você que impõe e não a tecnologia.

[quote=knowledgebr][quote=MaiqueL]Java - sistemas de médio a grande porte.

Delphi - sistemas de pequeno porte.[/quote]

Nada a ver isso, você tem algum embasamento para dizer que Delphi é utilizado apenas para projetos pequenos? conclusão precipitada.

Agora respondendo ao rapaz, você está mudando por questão de emprego ou por questão de tecnologia/tendência? se for fazer cadastros e relatórios que já faz em Delphi que relevância faz você quer usar Java pra fazer a mesma coisa? Seus clientes estão migrando tudo pra Linux? Além do mais Java com swing além de ser torturante é muito massante escrever interfaces em Java, mesmo você usando netbeans não vai ser tão produtivo como no Delphi, se o que vai usar são estações windows, então não vejo motivo pra mudar. Se for usar web, pode ser então uma viablidade positiva, agora ficar fazendo sistemas desktop para rodar no Windows usando Java, é perda de tempo. Se for visar emprego, então é melhor estudar Java e ver o que mercado mais pede, empregos em Delphi realmente não andam em alta, mas pra desenvolvedor independente é a melhor solução para criar sistemas para clientes de qualquer porte, lembre-se, o limite é você que impõe e não a tecnologia.[/quote]

Olá knowledgebr,

Sobre Java e Delphi a minha opnião é que Delphi cai melhor que o Java em pequenos sistemas, já o Java é melhor que Delphi em sistemas mais parrudos.

concorda comigo?

obs:. Eu uso Swing em pequenos sistemas e consigo uma produtividade razuável …

[quote=MaiqueL][quote=knowledgebr][quote=MaiqueL]Java - sistemas de médio a grande porte.

Delphi - sistemas de pequeno porte.[/quote]

Nada a ver isso, você tem algum embasamento para dizer que Delphi é utilizado apenas para projetos pequenos? conclusão precipitada.

Agora respondendo ao rapaz, você está mudando por questão de emprego ou por questão de tecnologia/tendência? se for fazer cadastros e relatórios que já faz em Delphi que relevância faz você quer usar Java pra fazer a mesma coisa? Seus clientes estão migrando tudo pra Linux? Além do mais Java com swing além de ser torturante é muito massante escrever interfaces em Java, mesmo você usando netbeans não vai ser tão produtivo como no Delphi, se o que vai usar são estações windows, então não vejo motivo pra mudar. Se for usar web, pode ser então uma viablidade positiva, agora ficar fazendo sistemas desktop para rodar no Windows usando Java, é perda de tempo. Se for visar emprego, então é melhor estudar Java e ver o que mercado mais pede, empregos em Delphi realmente não andam em alta, mas pra desenvolvedor independente é a melhor solução para criar sistemas para clientes de qualquer porte, lembre-se, o limite é você que impõe e não a tecnologia.[/quote]

Olá knowledgebr,

Sobre Java e Delphi a minha opnião é que Delphi cai melhor que o Java em pequenos sistemas, já o Java é melhor que Delphi em sistemas mais parrudos.

concorda comigo?

obs:. Eu uso Swing em pequenos sistemas e consigo uma produtividade razuável …[/quote]

A questão não é concordar, a questão é porque sempre dizem que Delphi é pra sistema pequenos e Java sempre é utilizado para sistemas parrudos? não vamos comparar a questão de plataforma, sabemos que Java tem um suporte rico em vários áreas que agilizam muito os resultados finais, mas não significa que tal tecnologia é apenas utilizada por soluções pequenas e triviais, o contexto que você põe o Delphi é bem minimalista, um bom developer por exemplo com um editor de arquivos como VI e um GCC pode fazer sistemas poderosos e nem por isso seria menos eficiente que um sistema feito em Java, você poderia dizer que não é padrão ou adequado para tal finalidade por questões de tempo e custo, até aí tudo bem, mas inferior não, o mesmo se resume ao Delphi, pode-se fazer o quiser, o limite é o developer, mas com certeza Java tem a receita de bolo pra tudo.

knowledgebr,realmante o desenvolvimento em Java é mais lento,pois o NetBeans por exemplo não tem a cadeia de componentes que o Delphi tem,gosto da ideia de programar em Java porque ele roda em qualquer plataforma,mas como você mesmo citou,não é produtivo programar no mesmo por essa questão do tempo,acho que um sistema que demora uns 30 minutos em Delphi vai demorar 1 hora no Java (dependente do programador),o Delphi se torna rapido somente por causa dos componentes de conexão com o banco de dados,mas na hora da programação mesmo o tempo de desenvolvimento quase igual a do Java,pensei em migrar para o C++ usando o a IDE da borland que iria me trazer rapidez e eu teria uma boa tecnologia em mãos,só que não sei o porque mas o Java ta me puxando XD Existem componentes de conexão com banco de dados em Java como no Delphi?Aproveitando a pergunta,quais componentes existem para montar um sistema comercial?

Delphi é bom para sistema de maior porte sim, mas com o tempo a manutenção dele fica complicada, aquele código macarronico é muito complicado. E com o netbeans aqui onde trabalho temos uma desenvolvimento muito agil, em 20 minutos temos uma interface pronto rodando. Lógico que temos nossos proprios compoenentes. para as nossas necessidades e isso ajuda bastante.

o SwingX para o cara da pergunta acima, é um conjunto grande de compoenentes para Swing.

[]'s

Concordo com o que o colega acima disse, uma vez que você tem seus componentes em java não é tão improdutivo desenvolver uma interface gráfica, porém é uma quebra de paradigma muito grande, apesar de ser OO também delphi tem um forte apelo de programação voltada a banco de dados, você fica na rotina de " coloca componentes do banco na tela, desenha a tela, roda, testa… " tipo em java você usando os design patterns adequados você consegue modularizar e desenvolver de forma muito mais produtiva, sem falar que a manutenção de um bom código java é muito mais tranquila que mexer em um sistema que tem lógica de banco, interface e negócios no mesmo lugar.

obs: Com relação a delphi ser direcionado a pequenos sistemas, eu trabalho com um sistema que foi desenvolvido em delphi e que roda em um banco público, por ai você tira o poder da ferramenta.

[quote=Felagund]Delphi é bom para sistema de maior porte sim, mas com o tempo a manutenção dele fica complicada, aquele código macarronico é muito complicado. E com o netbeans aqui onde trabalho temos uma desenvolvimento muito agil, em 20 minutos temos uma interface pronto rodando. Lógico que temos nossos proprios compoenentes. para as nossas necessidades e isso ajuda bastante.

o SwingX para o cara da pergunta acima, é um conjunto grande de compoenentes para Swing.

[]'s[/quote]

Pesquisei na net sobre o SwingX mas não encontrei nenhum componente que me ajudasse com a conexão com o banco,mas encontrei varios componentes que ajudam muito,principalmente na parte gráfica :slight_smile: esses componentes são gratuitos?Onde posso encontrar mais componentes para o NetBeans?

laudenpower, o delphi é bem poderoso só que ele tem seus “contra tempos”, tem coisa que acontece no Delphi que só Deus mesmo para saber oque foi que deu rsrsrsr
o Java pode ser mais trabalhoso mas pelo menos você tem 100% de controle sobre o código que esta ali,ja no Delphi você não tem esse controle.

[quote=Luciano_Lopes][quote=Felagund]Delphi é bom para sistema de maior porte sim, mas com o tempo a manutenção dele fica complicada, aquele código macarronico é muito complicado. E com o netbeans aqui onde trabalho temos uma desenvolvimento muito agil, em 20 minutos temos uma interface pronto rodando. Lógico que temos nossos proprios compoenentes. para as nossas necessidades e isso ajuda bastante.

o SwingX para o cara da pergunta acima, é um conjunto grande de compoenentes para Swing.

[]'s[/quote]

Pesquisei na net sobre o SwingX mas não encontrei nenhum componente que me ajudasse com a conexão com o banco,mas encontrei varios componentes que ajudam muito,principalmente na parte gráfica :slight_smile: esses componentes são gratuitos?Onde posso encontrar mais componentes para o NetBeans?

laudenpower, o delphi é bem poderoso só que ele tem seus “contra tempos”, tem coisa que acontece no Delphi que só Deus mesmo para saber oque foi que deu rsrsrsr
o Java pode ser mais trabalhoso mas pelo menos você tem 100% de controle sobre o código que esta ali,ja no Delphi você não tem esse controle.[/quote]

O grande problema do delphi é justamente esse, você por conta dos componentes fica “cego”, pois acaba não se preocupando com o que eles fazem, mas assim nesse caso é o que se paga pela suposta “produtividade”, nesse caso java pode ser mais trabalhoso mas realmente te dá mais controle sobre a aplicação, mesmo com o uso de framework’s de persistencia (hibernate, toplink, ibatis, etc…), e quanto ao swingX se não me engano ele foi descontinuado, mas nada impede de você estender os componentes do swing e criar seus próprios métodos de acesso e manipulação de informações.

Espero ter ajudado…

outra duvida que tenho é na hora de destribuir o sistema,eu tenho que construir um aquivo .jar certo?como faço para ficar .exe?Para rodar a minha aplicação o cliente tem que ter o jdk instalado na maquina?

Java não gera .exe por que ele é interpretado e para executar o .jar o cliente não precisa ter o jdk e sim a jre, o jdk é usando apenas pelos desenvolvedores, o que acontece é que ele já vem com a jre embutida; para o cliente a única coisa que interessa para rodar a aplicação é a jre.

Espero ter ajudado…

Ainda assim, caso você realmente queira fazer um .EXE existem frameworks para auxiliá-lo nisso. Dê uma pesquisada no forum que você encontrará.

É que peguei uns exemplos de sistemas em java com extenção .jar e vi que podia modificar a aplicação,como faço p/ proteger meu sistema contra isso?

É que peguei uns exemplos de sistemas em java com extenção .jar e vi que podia modificar a aplicação,como faço p/ proteger meu sistema contra isso?[/quote]

Você pode usar programas chamados de obfuscators, nesse caso esse programa “embaralha” teu código dificultando a leitura por outra empresa por exemplo.

No caso de vocês,como fazer para destribuir as suas aplicações?

Para ser sincero, no nosso caso a gente foi no cliente instalamos a jre, e copiamos o jar no mesmo. Tipo como era um sistema pequeno e que iria ser usado em um notebook não demos atenção a proteção de código.

Que tipo de sistemas você desenvolver em Java?To quase mudando 100% para Java XD

Usamos swing para interface, e hibernate como framework de persistencia nada mais nada ehehehehe, na verdade para interface desenvolvemos um framework estendendo os componentes do swing.

Esse hibernate é para desenvolvimento em desktop,ele é melhor que o NetBeans?