Donald Smith, diz em seu blog (e no planet.eclipse.org) que segundo dados de buscas no site de empregos Dice.com, desde o início de 2006, as ofertas de emprego que pedem conhecimentos em Eclipse continuam crescendo frequentemente.
O segundo colocado em crescimento é o Oracle JDeveloper, enquanto o Netbeans tem caído nas solicitações das vagas.
Pode até ser deprimente, mas imagina alguem q não conhece teclas de atalho, não sabe configurar a IDE, fica catando milho na hora de criar alguma coisa q tem um wizard pra ajudar, fala sserio, ninguem merece.
Eu concordo com o Phillip… Essa fixação por uma IDE é tão Delphi, tão .NET…
[quote=velo]Pode até ser deprimente, mas imagina alguem q não conhece teclas de atalho, não sabe configurar a IDE, fica catando milho na hora de criar alguma coisa q tem um wizard pra ajudar, fala sserio, ninguem merece. [/quote]Isso é o tipo da coisa que se aprende facilmente, não deveria ser usado como critério de seleção.
E eu também acho que o Eclipse dá um pau feio no Netbeans. A única coisa que me faz usar o Netbeans é o Mobility Pack… Nem o Matisse (que é bem legal, diga-se de passagem) eu uso, pois dificilmente trabalho com aplicações desktop.
É óbvio que conhecer IDE não quer dizer que o cara é bom programador, mas diante de dois caras, um tão bom quanto o outro, um sabe Eclipse e outro sabe NetBeans. Uma empresa que o time usa NetBeans vai preferir o cara de NetBeans, o mesmo para o Eclipse não é? Ou seja, é um critério de “desempate”…
Mas concordo que é o tipo de coisa que se aprende mais fácil do que outras coisas…
EDIT: <opinião extremamente pessoal>NetBeans é horrível, agh!!!</opinião extremamente pessoal>
Pode até ser deprimente, mas imagina alguem q não conhece teclas de atalho, não sabe configurar a IDE, fica catando milho na hora de criar alguma coisa q tem um wizard pra ajudar, fala sserio, ninguem merece.
VELO[/quote]
Ahh… pra utilizar ide’s, nem precisa ter prévio conhecimento.
Nada do que uma boa fuçada num fim de semana não resolva, aliás, o importante é programar, não o cara saber usar uma IDE…
Se a empresa impor a utilização de uma IDE X, é porque ela não quer perder tempo pra ensinar o novo funcionário, ou se ela procura alguém para ensinar aos estagiários todos os recursos ‘powers’ ou ‘advanced’, e técnicas para aumentar a produtividade, ou quem sabe até para desenvolver plugins.
Enfim, para o cotidiano, a uniformidade da utilização de uma IDE é importante para padronizar a equipe, mas aprender a utilizar uma IDE, não requer muito tempo e esforço cerebral quando se tem alguém já especializado na equipe.
Para programadores que ficam por ai aprendendo Ruby, Spring, Hibernate, JDO, EJB, IoC, Webwork e outras coisas do tipo, trocar de IDE é o mesmo que trocar de roupa!
Cara, concordo com você, e digo mais, copiando o seu estilo
<opinião extremamente pessoal> O Editor de fonte é um lixo, lerdo, ruim de navegar, a IDE é lenta, nada intuitiva. To usando ele apenas por causa do matisse, porém o mesmo é cheio de bugs, já vou refazer para voltar ao Eclipse. Resumindo: a IDE não é boa <opinião extremamente pessoal>
Edit: Caso apareça algum projeto que o requisito seja ela, tá tranquilo, agora se puder escolher, prefiro o Eclipse
Pessoal, sou iniciante em java. Na minha Pós-graduação, estou utilizando as 2 IDE: Eclipse e NetBeans. O projeto do curso será a entrega de uma aplicação em 3 camadas.
Durante o desenvolvimento da parte desktop, o NETBeans é bem maís rápido que o Eclipse, principalmente utilizando Swing.
Porém, na parte WEB, o Eclipse é mais prático.
Para programadores avançados em Java, a IDE recomendada, em minha opnião é a Eclipse. Para iniciantes o NetBeans !