Demanda de empregos que pedem Eclipse continua crescendo, JDeveloper vem em seguida

Donald Smith, diz em seu blog (e no planet.eclipse.org) que segundo dados de buscas no site de empregos Dice.com, desde o início de 2006, as ofertas de emprego que pedem conhecimentos em Eclipse continuam crescendo frequentemente.
O segundo colocado em crescimento é o Oracle JDeveloper, enquanto o Netbeans tem caído nas solicitações das vagas.

Fonte: http://eclipse-ecosystem.blogspot.com/2006/03/demand-for-eclipse-skills-continues.html

p0ltz, pensei que o Matisse fosse alavancar o uso do Netbeans.
Uma pena , pois o netbeans é uma boa IDE…

Continuo achando o NetBeans muito inferior ao Eclipse, e parece que o Matisse já tem plug-in pro Eclipse…

Eclipse Ecosystem 
A blog devoted to promoting the Eclipse ecosystem

Vocês viram o título do blog??? Alguém aqui já viu a Micro$soft alguma vez falar que o uso do java tem crescido e do .Net caído??? :?:

O que eu acho deprimente é alguém pedir experiência com a IDE XYZ… seja qual for.

Não acho tão deprimente assim…

Esse plugin é uma extensão do MyEclipse ou um plugin separado?

Uns tempos atrás, vi aqui no Guj e no Portal Java que os caras que fazem o MyEclipse fizeram funcionar o Matisse no Eclipse.

Pode até ser deprimente, mas imagina alguem q não conhece teclas de atalho, não sabe configurar a IDE, fica catando milho na hora de criar alguma coisa q tem um wizard pra ajudar, fala sserio, ninguem merece.

VELO

Eu concordo com o Phillip… Essa fixação por uma IDE é tão Delphi, tão .NET…

[quote=velo]Pode até ser deprimente, mas imagina alguem q não conhece teclas de atalho, não sabe configurar a IDE, fica catando milho na hora de criar alguma coisa q tem um wizard pra ajudar, fala sserio, ninguem merece. [/quote]Isso é o tipo da coisa que se aprende facilmente, não deveria ser usado como critério de seleção.

E eu também acho que o Eclipse dá um pau feio no Netbeans. A única coisa que me faz usar o Netbeans é o Mobility Pack… Nem o Matisse (que é bem legal, diga-se de passagem) eu uso, pois dificilmente trabalho com aplicações desktop.

Não importa a IDE. Numa linguagem que não depende de uma, como Java, o cara vai ser mais produtivo na que ele conhecer melhor.

Eu posso colocar no anúncio que quero experiência com Eclipse e perder um ótimo programador que só usou emacs a vida toda.

É óbvio que conhecer IDE não quer dizer que o cara é bom programador, mas diante de dois caras, um tão bom quanto o outro, um sabe Eclipse e outro sabe NetBeans. Uma empresa que o time usa NetBeans vai preferir o cara de NetBeans, o mesmo para o Eclipse não é? Ou seja, é um critério de “desempate”…

Mas concordo que é o tipo de coisa que se aprende mais fácil do que outras coisas…

EDIT: <opinião extremamente pessoal>NetBeans é horrível, agh!!!</opinião extremamente pessoal>

Pior que isso é focar na experiência da ferramenta, e não cobrar experiência da linguagem de programação.

Um profissional competente sabe tirar o máximo proveito das ferramentas
usando tudo o que sabe da linguagem de programação.

Agora cobrar experiência de ferramenta é como cobrar experiência do
pacote Office para um analfabeto.

Nesse ponto concordo contigo…

Cobrar só a IDE não adianta… Imagina o kra desenvolve PHP com o Eclipse e cai numa equipe java :|:|:|

Eu cheguei a entrear no site, tem várias ofertas pra desenvolvedor de plugins e para desenvolver JDT, SWT, etc.

VELO

Pode até ser deprimente, mas imagina alguem q não conhece teclas de atalho, não sabe configurar a IDE, fica catando milho na hora de criar alguma coisa q tem um wizard pra ajudar, fala sserio, ninguem merece.

VELO[/quote]

Ahh… pra utilizar ide’s, nem precisa ter prévio conhecimento.
Nada do que uma boa fuçada num fim de semana não resolva, aliás, o importante é programar, não o cara saber usar uma IDE…

Concordo que conhecer uma IDE não é essencial.

Se a empresa impor a utilização de uma IDE X, é porque ela não quer perder tempo pra ensinar o novo funcionário, ou se ela procura alguém para ensinar aos estagiários todos os recursos ‘powers’ ou ‘advanced’, e técnicas para aumentar a produtividade, ou quem sabe até para desenvolver plugins.

Enfim, para o cotidiano, a uniformidade da utilização de uma IDE é importante para padronizar a equipe, mas aprender a utilizar uma IDE, não requer muito tempo e esforço cerebral quando se tem alguém já especializado na equipe.

Para programadores que ficam por ai aprendendo Ruby, Spring, Hibernate, JDO, EJB, IoC, Webwork e outras coisas do tipo, trocar de IDE é o mesmo que trocar de roupa!

Cara, concordo com você, e digo mais, copiando o seu estilo :smiley:

<opinião extremamente pessoal> O Editor de fonte é um lixo, lerdo, ruim de navegar, a IDE é lenta, nada intuitiva. To usando ele apenas por causa do matisse, porém o mesmo é cheio de bugs, já vou refazer para voltar ao Eclipse. Resumindo: a IDE não é boa <opinião extremamente pessoal>

Edit: Caso apareça algum projeto que o requisito seja ela, tá tranquilo, agora se puder escolher, prefiro o Eclipse

Pessoal, sou iniciante em java. Na minha Pós-graduação, estou utilizando as 2 IDE: Eclipse e NetBeans. O projeto do curso será a entrega de uma aplicação em 3 camadas.
Durante o desenvolvimento da parte desktop, o NETBeans é bem maís rápido que o Eclipse, principalmente utilizando Swing.
Porém, na parte WEB, o Eclipse é mais prático.

Para programadores avançados em Java, a IDE recomendada, em minha opnião é a Eclipse. Para iniciantes o NetBeans !

[]'s

Viniciu

[quote=gui]p0ltz, pensei que o Matisse fosse alavancar o uso do Netbeans.
Uma pena , pois o netbeans é uma boa IDE…[/quote]

Sinceramente, entre NetBeans, Eclipse e JDeveloper, o NetBeans é a pior IDE.