Dependencia entre componentes: POJO -&gt Persistencia

Caros, como faço para retirar a dependencia do meu componente q possui os POJOs (Cliente, Funcionario, …) com o JPA ou Hibernate, viso q, nas minhas classes tem import p as annotations?

Ex:

import javax.persistence.CascadeType;
import javax.persistence.Column;
import javax.persistence.Entity;
import javax.persistence.GeneratedValue;
import javax.persistence.Id;
import javax.persistence.JoinColumn;
import javax.persistence.ManyToOne;
import javax.persistence.Table;

@Entity
@Table(name = “MESSAGES”)
public class Message{

@Id
@GeneratedValue
@Column(name = "MESSAGE_ID")
private Long id;

}

Desculpa a pergunta, mas por que você quer fazer isso?

Mas vamos lá
se seu objeto é um entity que vai ser persistido ele tem que ter essa anotações, ou então você pode usar
o velho xml para fazer o mapeamento com o hibernate ai você não usaria nenhuma anotação, porem isso só acoplaria mais sua aplicação
ao hibernate (se sua intenção for tirar acoplamento)

No livro core patterns da Sun (não sei se você conhece) quando eles falam sobre o pattern TO, tem um estratégia que se chama Inherit Transfer Object onde você tem um TO e o seu entity herda esse TO, acho que atende o que você quer, mas eu acho medonho fazer isso.

será que era isso que você queria ?

e evite replicar os tópicos

" o velho xml para fazer o mapeamento com o hibernate ai você não usaria nenhuma anotação, porem isso só acoplaria mais sua aplicação
ao hibernate (se sua intenção for tirar acoplamento) "

A minha intenção é justamente desacoplar!!!

Acho q um xml como era feito na versao 2 do hibernate onde nao existe imports e com xdoclets deixava o componente mais desacoplado - sei q ainda podemos utilizar o modelo antigo - mas ainda assim nao acho q seja a solucao ideal…

poxa pera ai, mas JPA é pra desacoplar, quando você tem anotações dela não ta acoplando a nada (alem, digamos da especificação do EJB3)
afinal JPA é “nativo” do JAVA, se você usar as anotações da JPA e fizer as coisas direitinho vai poder trocar de solução ORM sem muito trabalho.

e anotações vieram da idéia do xdoclet mesmo, XML eu acho que acopla mais pq é mais difícil você ter que refazer todos os XML que você tem para cada entidade para seu sistema funcionar com outra solução

ainda não entendi qual seu medo, qual seu contexto?

Se vc acopanhar esse tópico, vai entender que as pessoas têm minhocas na cabeça pq outros colocam.

http://www.guj.com.br/posts/list/67988.java