Deploy de vários wars em um servidor de aplicação - Podcast hipster

Boa tarde pessoal.

Hoje ouvi o ultimo podcast do hipster (http://hipsters.tech/e-o-futuro-do-java-hipsters-27/?utm_source=Caelum&utm_campaign=8cd88d7252-Caelum_Janeiro_2017_2&utm_medium=email&utm_term=0_d82864a9f3-8cd88d7252-47268421&mc_cid=8cd88d7252&mc_eid=e864a05dfd ) e gostaria de saber a sugestão de vocês.

Uma das coisas que foi falado é que hoje em dia, ninguém mais utiliza (ou ninguém mais deveria utilizar) a prática de fazer deploy de várias aplicações em um servidor de aplicação.

Entendo que para as novas arquiteturas podemos ter essa escolha. Por exemplo, o ultimo projeto que desenvolvi utilizei o wildfly swarm e uma arquitetura de micro serviços.

No ambiente que trabalho, não são permitidos virtualizações. Possuimos um datacenter e todos servidores são maquinas físicas, (por diversas questões q nao cabe no escopo) exceto para desenvolvimento e teste, portanto, para manter os projetos legados, gostaria de saber um pouco mais sobre outras alternativas. Gostaria de saber, principalmente quem participou do podcast de sugestões de melhorias neste caso. Qual seria a alternativa a utilização de um servidor de aplicação para vários serviços?

Muito obrigada,

Mesmo sem máquinas virtuais, você pode fazer deploy de cada aplicaçao na mesma máquina, em diferentes instancias do servidor de aplicaçao. Usando um servidor embutido, por exemplo, subindo em diferentes portas, simplifica muito o processo do deploy.

Só nao sei se vale a pena migrar aplicacoes legadas para esse modelo, se já tem todo o processo ao redor funcionando bem.

1 curtida

Pensei na opção de utilizar um container (ex. docker) para separar cada aplicação mas talvez tb não valha a pena.

Acredito que no áudio ele quis dizer que ninguém mais utiliza vários wars para um servidor de aplicação diretamente.

Na opnão de vocês, para novas aplicações web (cliente / servidor ), quais seriam as melhores arquiteturas atuais ?

@Poliana na pagina do PodCast se você fizer uma pergunta lá nos comentários o pessoal que participou do PodCast geralmente responde (não é garantia, mas se tiver dúvida em algo que eles falaram fica a dica), como o volume de comentários não é grande tem essa facilidade.

1 curtida

Isso não é verdade na realidade de grandes corporações principalmente. Geralmente são vários servidores físicos mesmo como o cenário que você falou, e pode ter ou não mais de uma aplicação no mesmo servidor web, portanto que seja para atender um único setor específico da empresa. Hipsters não trabalham em empresas conservadoras.

quem diz isso é a sua necessidade, mantenha-se sempre informada a respeito de tudo, mas nem sempre vá junto com a onda, micro service não é solução pra tudo e se na sua arquitetura só aceita deploy de vários war dentro de um servidor de aplicação e se isso está suprindo a necessidade não vejo porque reinventar a roda, uma prova do que estou dizendo? conhece o stackoverflow? olha como é a arquitetura deles: https://www.infoq.com/br/presentations/a-arquitetura-do-stack-overflow-e-stack-exchange

por isso que sempre digo o tipo de solução e arquitetura dependem da sua necessidade e dos recursos disponíveis

2 curtidas