Desacoplamento de código ajuda na performance?

Olá pessoal, estou com a seguinte dúvida, eu sei que funções são feitas para agilizar o código e métodos de uma classe seriam evoluções de uma função normal. Mas além disso, eu gostaria de saber se elas impactam na performance na execução de um código.

Estou estudando sobre Clean Code e desacoplamento de código, no estudo é recomendado que cada função tenha um único objetivo e seja independente das demais funções. Um código bem desacoplado impacta na performance ou piora? Ou na realidade saí na vantagem de ter um bom desacoplamento e a performance fica a mesma?

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

O desacoplamento (ou o baixo acoplamento - loose coupling) ajuda na manutenção do código (facilita a substituição/alteração de partes do código sem afetar as demais - ou afetando o menos possível, e de maneira mais previsível e organizada), no entendimento (se o código depende de poucas partes externas, é mais fácil entender o que ele faz sem precisar entender zilhões de outras dependências), etc.

Porém, se eu escrever um código bem organizado e modularizado, com funções bem separadas e desacopladas, mas que usam algoritmos ineficientes, aí a performance será ruim do mesmo jeito. São coisas distintas, uma não influencia diretamente na outra.

2 curtidas

Como regra geral você pode considerar performance e acoplamento como coisas diferentes.

Se tiver interesse em performance, precisa estudar o assunto em separado mesmo.

1 curtida