Desafio de Lógica

Tinha postado no tópico do Desafio de Matemática, mas o pedroroxd deu a sugestão de criar um tópico, então estou aqui.

Bom, eu tenho um probleminha de lógica para vocês. Achei num questionário de lógica, demorei um pouco para achar a resposta, mas ele é bem bolado.

Certa vez um aventureiro montou uma cabana, e foi buscar comida. Porém veio um urso e derrubou-a. O homem voltou ao acampamento e arrumou ela. Porém o urso andou 10 Km para o Sul, 20 para o Oeste e 10 Km para o Norte, e derrubou novamente a cabana. Então, de que espécie é o urso?

Obs: A cabana não mudou de lugar, e as coordenas estão certas.

E quem quiser a resposta, manda mensagem privada.

Acho que sei a resposta e por quê.
Posso postar minha teoria? hehehe

Andou 20 o quê? 20 passos? 20 centímetros? 20 ovos de páscoa? Falei besteira?

mais… foi de bicicleta, a pé, carro, avião , afinal de que:?
kkkkkk
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Só pra distração!
vlw
abs

Acho que era porque o urso era branco. Mas tudo bem, pq estava muito frio e o aventureiro ia morrer congelado mesmo.

http://www.guj.com.br/posts/list/76062.java

[quote=ViniGodoy]Acho que era porque o urso era branco. Mas tudo bem, pq estava muito frio e o aventureiro ia morrer congelado mesmo.

http://www.guj.com.br/posts/list/76062.java[/quote]
lol , kkkkkkkkkkkkkkk
você encontra tudo que é post!
rs

Boa madruga Vini!

vlw
abs

Olá

Não importa 20 o quê… a cabana está no polo norte magnético e a bússula sempre apontará para ela.

Já tinha respondido e explicado em http://www.guj.com.br/posts/list/15/202678.java#1026424

E o vini tem razão, ursos polares são brancos. Alguns já não moram mais no Ártico porque arranjaram um emprego na Coca Cola

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Não importa 20 o quê… a cabana está no polo norte magnético e a bússula sempre apontará para ela.

Já tinha respondido e explicado em http://www.guj.com.br/posts/list/15/202678.java#1026424

E o vini tem razão, ursos polares são brancos. Alguns já não moram mais no Ártico porque arranjaram um emprego na Coca Cola

[]s
Luca[/quote]

É mais ou menos isso. Eu cheguei na resposta da seguinte forma:

Primeiro, existem vários tipos de urso, urso pardo, urso panda, urso polar, etc.

Para o urso voltar ao mesmo lugar com apenas três coordenadas, deve formar um triângulo.

Um lugar que é possível que ocorra isto com as coordenadas passadas, é num dos polos, próximo ao eixo de rotação da terra.

Nesta imagem, digamos que seja o circulo polar, portanto se ele se movimentar a oeste ou leste, acompanhará a curva.

E como na Antártida não tem urso, deve ser o polo norte, com o urso polar.

Olá

Não é tão próximo assim. A distância entre o polo magnético para onde aponta a bússola e o polo geográfico que seria o eixo de rotação da Terra é de cerca de 1600 Km.

A solução do problema exige que a tenda/cabana esteja exatamente sobre o polo magnético e que o urso saiba usar uma bússola.

[]s
Luca

Eu pensei que o urso fosse um Forrest Gump da vida… :lol:… mas fiquei na dúvida de como se define o ponto exato do leste e oeste… LOL…

Essa de não existir urso no polo norte é interessante, um dia eu vi um pinguim em santa catarina e o bichinho não tem medo de pessoa… deve ser por isso que ele não tem medo… ele deve pensar que pessoas são pinguins… :lol:

Bom, vou dar a explicação que dei para o sergiotaborda via MP, sobre a resolução do exercicio proposto neste tópico. Acho que nas minhas postagens anteriores não tinha ficado bem claro que só é possível de ocorrer isto nos polos.

Não é possivel que em qualquer lugar ocorra a situação descrita no enunciado do exercício. Acho que quanto mais próximo dos polos, menores são as diferenças de proporções que devemos ter entre as medidas, para que volte no mesmo ponto de origem.

Por, exemplo, próximo a linha do Equador, digamos que precise andar 100 Km ao sul 5 Km ao oeste e 100 Km ao norte. Neste caso talvez seja possível.

Mas nos polos, é possível que ocorra com medidas não tão diferentes, como 10 km e 20 km, ou até mesmo 15 km e 20 km. Isto vai depender do quão longe está dos polos.

Também podemos concluir que vai depender muito de onde está, para que volte no mesmo lugar

Como no exercício citou medidas não tão diferentes, logo, só pode ocorrer próximo aos polos.

Para compreender o que estou falando, veja a seguinte ilustração. E desculpe-me pelo tamanho da imagem caso seus monitores forem pequenos, mas acho que fica melhor para se visualizar.

Olá

Insisto, a bússola NÃO aponta para o polo geográfico. Será que ninguém aqui já usou uma bússola? Ninguém andou de barco?

Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/30/202678.java#1027414

Se a tenda não estiver no pólo magnético (que fica distante do pólo geográfico) o teste não tem a resposta prevista.

[]s
Luca

Que loucura!rsrsrs

vlw

Fato a bussula aponta para o norte magnetico conforme luca afirma.

E eu não sabia a resposta antes disso.

Mas acho que o urso não usou uma bússola. E sim um instinto bizarro ou fez uma caminhada em forma de triângulo por uma mera coincidência. E daí, nesse caso, foi considerado o polo geográfico, não o magnético.

Ainda bem, se estivesse se baseando numa bússola, a lógica estaria mesmo errada.

Bem…
A resposta é que ele é aquele urso lá do filme “A bussola de ouro”, ele fala, pensa e sabe muito facilmente seguir uma bussula.