Quando estou estudando para a certificação, fico imaginando várias possibilidades de coisas estranhas que podem acontecer e talvez cair na prova.
Essa questão eu mesmo elaborei e fiquei em dúvida sobre qual resposta deveria ser a correta do ponto de vista da prova:
P: Assuma que o seguinte trecho de código foi compilado e executado habilitando assertions (texto típico da maioria das questões sobre Assertions hehe):
public class Assertions {
public static void main(String[] args) {
//código aqui...
assert expressão1 : expressão2;
//mais código aqui...
}
}
Se a expressão1 é avaliada como false e a expressão2 é tal que retorna algum valor (ou seja, não chama um método cujo retorno é void), em tempo de execução será lançada uma AssertionError?
(antes de dar a minha resposta, gostaria de saber qual resposta vocês dariam a uma questão como essa)
Só um detalhe: eu coloquei o código acima apenas pra facilitar no entendimento da pergunta. Mas pra ficar mais difícil, a pergunta poderia ser assim:
P. Assumindo que um trecho de código foi compilado e executado habilitando assertions, em uma linha onde temos
se a expressão1 for avaliada como false e a expressão2 é tal que retorna algum valor (ou seja, não chama um método cujo retorno é void), em tempo de execução será lançada uma AssertionError?
Pois então, segundo o material que a gente estuda em qualquer livro, inclusive o da Kathy, sobre Assertions, a resposta seria essa que vocês falaram. Porém, pensei em uma situação onde isso não acontece:
public static void main(String[] args) {
try{
System.out.println("antes");
assert false : lancaExcecao();
System.out.println("depois 1");
} catch(Exception e){}
System.out.println("depois 2");
}
public static String lancaExcecao() throws Exception{
throw new Exception();
}
Se vocês rodarem esse código, vai ser exibido no console:
antes
depois 1
depois 2