…
Engraçado, isso entre em conflito com a uma afirmação que sempre escuto de muitos meios de comunicação: Faltam profissionais qualificados para preencher milhares de vagas…
Isso é o velho problema do “Vai que cola…”.
Pessoal quer um Desenvolvedor super-herói que domine Banco de Dados, três linguagens, faça desde a análise do negócio até a implantação… e por ai vai… por um salário mixuruca… E como tem muita gente que aceita isso acaba virando um padrão…
É como o que acontece com a venda de carros no Brasil. O preço dos carros vendidos aqui segue o padrão de que valor o consumidor paga por eles e não um valor calculado do custo de produção + impostos. Enquanto isso, o mesmo carro produzido aqui é vendido lá fora quase metade do preço menor. Pode pesquisar, é a mais pura verdade.
Bom, melhor você debandar pra outra área. Flw.
crise existencial passageira, o mercado esta muito aquecido e pagando muito bem para profissionais menos qualificados do que realmente precisam.
Pelo menos 3 vezes por semana surge um tópico desse tipo
Já que aqui ta virando um forum de auto ajuda…vou dar uma resposta bem auto ajuda…
Muitas vezes achamos que o culpado pelos nossas derrotas e frustrações são os outros quando na verdade nós somos os únicos culpados.
mas sempre é mais fácil culpar os outros do que nós mesmos.
Essa é uma opinião minha… é o que eu acho, então não tomem como verdade absoluta. O que me fez sair do mundo Java, profissionalmente foi justamente a total falta de padronização e o excesso (concorrência sempre é bem vinda, mas no mundo do Java, creio já ter se tornado excesso) de frameworks e ferramentas, sem que a empresa responsável pela linguagem tente por ordem na casa. Como existem muitas ferramentas e frameworks… cada empresa se adapta e usa um desses como padrão. Daí o problema de falta de “profissional qualificado”. Creio que quando se diz falta de profossional qualificado, querem dizer falta de profissional com conhecimentos em x números de frameworks e ferramentas e não da linguagem Java em si.
Zueeeera!
Aonde que eu não vejo esses tópicos? E eu pensando que tava chorando sozinho aquí…
[quote=guilherme.dio]Já que aqui ta virando um forum de auto ajuda…vou dar uma resposta bem auto ajuda…
Muitas vezes achamos que o culpado pelos nossas derrotas e frustrações são os outros quando na verdade nós somos os únicos culpados.
mas sempre é mais fácil culpar os outros do que nós mesmos.[/quote]
Valew, eu não preciso de auto-ajuda. O meu objetivo é colher opniões.
Realmente está um pouco confuso.
Estava discutindo com um brother meu… por exemplo, o Spring Security. Antes, era Acegi. Agora integrou tudo.
No 2.x funcionava de uma forma. Veio o 3.0 e mudou. Veio o 3.1 (sim, você não leu errado) e alterou mais coisas, inclusive funcionamento.
Como pode? A mesma ferramenta!
Eu sinto que a desgraça de tudo é a falta de uma padronização. Uma vez eu li aqui (não me recordo o autor):
[quote=FabricioPJ]Essa é uma opinião minha… é o que eu acho, então não tomem como verdade absoluta. O que me fez sair do mundo Java, profissionalmente foi justamente a total falta de padronização e o excesso (concorrência sempre é bem vinda, mas no mundo do Java, creio já ter se tornado excesso) de frameworks e ferramentas, sem que a empresa responsável pela linguagem tente por ordem na casa. Como existem muitas ferramentas e frameworks… cada empresa se adapta e usa um desses como padrão. Daí o problema de falta de “profissional qualificado”. Creio que quando se diz falta de profossional qualificado, querem dizer falta de profissional com conhecimentos em x números de frameworks e ferramentas e não da linguagem Java em si.
[/quote]
concordo com que vc disse, existem centenas de soluções para o mesmo problema. menos a parte de sair do mundo java hehehehe
java eh igual a dor de dente, vc reclama dela, tenta se livrar dela, mas quando passa vc vai e cutuca pra voltar a doer
[quote=jonathan Coelho]Já que aqui ta virando um forum de auto ajuda…vou dar uma resposta bem auto ajuda…
mas sempre é mais fácil culpar os outros do que nós mesmos.[/quote]Bota a culpa no computador. Não há coisa mais humana do que isso.
Eu acho que a culpa é dos moderadores do GUJ.
gente… como ja disseram algumas vezes aqui no fórum… “foco no foco”…
algumas coisas simplesmente precisam ser aceitas como verdade…
existem trocentrilhões de frameworks? Sim.
Você vai usar todos? Não.
Que tipo de vaga você quer? qual o seu objetivo?
você vê uma vaga assim:
Necessários conhecimentos com JSF, Hibernate, Spring e EJBs.
suponha que você conhece JSF, Hibernate e EJBs, porém nunca mexeu com Spring…
aí você se pergunta.
Eu quero aprender Spring? É um framework importante para a linha de carreira que pretendo seguir?
Se sim, estude, se não, esqueça a vaga
Acredito que o exemplo siga pra qualquer outro…
você tem que saber o que você quer fazer… não adianta querer abraçar o mundo…
[quote=digaoneves]gente… como ja disseram algumas vezes aqui no fórum… “foco no foco”…
algumas coisas simplesmente precisam ser aceitas como verdade…
existem trocentrilhões de frameworks? Sim.
Você vai usar todos? Não.
Que tipo de vaga você quer? qual o seu objetivo?
você vê uma vaga assim:
Necessários conhecimentos com JSF, Hibernate, Spring e EJBs.
suponha que você conhece JSF, Hibernate e EJBs, porém nunca mexeu com Spring…
aí você se pergunta.
Eu quero aprender Spring? É um framework importante para a linha de carreira que pretendo seguir?
Se sim, estude, se não, esqueça a vaga
Acredito que o exemplo siga pra qualquer outro…
você tem que saber o que você quer fazer… não adianta querer abraçar o mundo…[/quote]
Bom, digaoneves, e quando o seu foco é arquitetura, que apesar não adiantar querer abraçar o mundo, você precisa pelo menos apertar a mão de 90% da população?
O importante não é viver reclamando dos problemas, mas se adaptar a eles para futuramente soluciona-los. Para mim (opinião pessoal) a infinidade de frameworks foi o problema, e como já estava gostando de trabalhar com banco de dados, uni esse problema com minha nova vocação, logo virei DBA. Claro que uma mudança dessas tem seu preço… mas temos que pensar a longo prazo, sempre.
Na minha opinião se seu foco é ser arquiteto o buraco é muito mais embaixo…
Claro que você vai ter que conhecer frameworks, e se você ja tem tempo suficiente de java pra querer ser arquiteto, vai conhecer vários…
mas creio que o mais importante aí é o nível mais abaixo…
saber desenhar o sistema, melhorias de performance… estruturas dos dados… tanto o framework quanto a plataforma são coisas que são pensadas depois…
teve um tópico que gerou uma discussão interessante sobre isso… se quiser dê uma lida
so falta o mistico trollar…
Acho que deveriam criar um tópico só para isso.
O GUJ daqui apouco vai tá fazendo um trabalho melhor que o CVV.
Isso é o que dá acreditar nos anuncios de falta de profissionais mostrados na TV.
Agora que o jogo virou crime, podemos pedir emprego pro bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Ele garante que não pega ninguem.
Mas não se atreva a abrir seu cassino sem ter comprado nenhum juiz se não eles te pegam.
Meu pai era analista de sistemas em uma empresa grande de telecomunicações, bem antes de começar esta “onda” de terceirização. Eu estava conversando com ele sobre estes problemas e ele parecia não entender. Aí eu expliquei pra ele como as coisas funcionam hoje nas consultorias e ele ficou impressionado.
Então ele me respondeu: “Bom, na minha época a empresa mandava a nossa equipe pra fazer treinamento em ferramentas novas e depois desenvolvíamos um projeto piloto, pra depois utilizarmos a tecnologia nova na prática, caso ela se mostrasse realmente boa durante o projeto piloto”
Então a conclusão que eu cheguei é que resolvi trabalhar em TI na época errada. Só valeria a pena se tivesse nascido uns 30 anos antes, quando não existiam consultorias e as equipes existiam nas próprias empresas.
Mas acho que isso que está acontecento não é somente em TI. O problema é que em TI é pior devido às mudanças que ocorrem a todo momento.
Li um livro muito interessante sobre o assunto:
É por isso que nos três últimos anos antes de aceitar uma vaga eu pergunto se o projeto está começando agora e só aceitei quando me falaram que sim, pois aí eu que ajudava a escolher a tecnologia e utilzava o que queria, e não o que já foi escolhido por alguém.
Pela sua experiência em mudar, você acha que é muito difícil conseguir mudar para esta posição tendo apenas experiência como desenvolvedor e não como DBA? Eu estava pensando nesta possibilidade, porém fico com receio de investir no curso de dba e não conseguir uma vaga. Eu conheço bem o oracle como desenvolvedor e também já trabalhei com pl/sql, mas não conheço muito sobre administração.
Pra você foi muito difícil mudar e conseguir uma colocação nesta nova função?
Caro rogeriopaguilar, não foi tão dificil, pois no meu caso a mudança ocorreu dentro da mesma empresa. Só que regredi de um cargo de programador pleno para DBA trainee e assim fiquei até adquirir uma boa experiência na area, para procurar algo melhor. Essa experiência foi suficiênte para conseguir um bom emprego em SP (sou de Belém).
O negócio é não ter medo de mudar, de sair da zona de conforto. Para mim foi mais fácil pois não tenho família formada. Para alguns essa mudança é bem difícil, senão impossíve.