Outro dia testei um programinha feito em Java para envio de SMS. Ele até funciona, porém percebi que ele é restrito, já que o envio de SMS é restringido por algumas operadoras, não sei se por puro protecionismo, se pelo medo de “SPAM”, ou por que…
Qualquer um pode escrever um e-mail para qualquer pessoa, que poderá ou não ler/responder. O destinatário pode até mesmo colocar aquele remetente na lista de SPAM, se assim desejar.
Será que daria muito problema se tivéssemos um modelo semelhante a este para o envio/recebimento de SMS?
Ou, é possível “desburocratizar” o envio de “Torpedos”?!
Hoje em dia recebo em média 50 spams. Se recebesse pelo celular, seria um caos. :twisted:
É uma questão complicada na minha opinião.
Reza a lenda que a Vivo bloqueou o envio de Torpedos no site (agora somente com cadastro),
e nos programas de envio de SMS, porque os servidores não aguentavam o trafego.
[quote=pcassiano]Outro dia testei um programinha feito em Java para envio de SMS. Ele até funciona, porém percebi que ele é restrito, já que o envio de SMS é restringido por algumas operadoras, não sei se por puro protecionismo, se pelo medo de “SPAM”, ou por que…
Qualquer um pode escrever um e-mail para qualquer pessoa, que poderá ou não ler/responder. O destinatário pode até mesmo colocar aquele remetente na lista de SPAM, se assim desejar.
Será que daria muito problema se tivéssemos um modelo semelhante a este para o envio/recebimento de SMS?
Ou, é possível “desburocratizar” o envio de “Torpedos”?![/quote]
Quando você manda um SMS para alguém (via celular, ou via modem 3G) você paga alguma coisa. Não é questão de desburocratizar, mas sim de pagar. Se quiser acesso a um web service que manda mensagens SMS, basta pagar à sua operadora preferida, e boa sorte!
Bem, então se eu quiser criar um “sisteminha em Java que manda torpedos” para todas as operadoras, vou ter de “pagar para todas as operadoras”?
Sei que parece óbvio demais, porém vocês não acham que isso inviabiliza o desenvolvimento de softwares que possam se aproveitar do envio de SMS comercialmente?!
E, alguém sabe como as coisas funcionam “lá fora”, se é como aqui, etc?!
Lembro de ter visto um sistema de um grande banco que, dependendo do DDD e prefixo do celular de destino, escolhia o web service adequado para enviar o SMS mais barato.
Mas é claro que você pode assinar um contrato com uma única operadora, para enviar SMS para qualquer celular (aí a operadora se vira para determinar para que operadora ela tem de redirecionar o SMS).
[quote=pcassiano]Bem, então se eu quiser criar um “sisteminha em Java que manda torpedos” para todas as operadoras, vou ter de “pagar para todas as operadoras”?
Sei que parece óbvio demais, porém vocês não acham que isso inviabiliza o desenvolvimento de softwares que possam se aproveitar do envio de SMS comercialmente?!
E, alguém sabe como as coisas funcionam “lá fora”, se é como aqui, etc?![/quote]
“Envio de SMS comercialmente”??? Eu tenho medo disso… Muito medo…
Graças a Deus as operdoras cobram pelo envio de SMS. Se deixassem “democratizar”, spammers iriam “demonizar” os SMS.
Entendo que sua intenção provavelmente (e eu espero mesmo isso) não é o envio ed propagandas. Se for, me avisa que mando fazer um vudu reverso* pra vc. Todo spammer merece um vudu reverso.
Vudu reverso - Ato de furar a vítima até o bonequinho sentir dor e pedir arrego.
As operadoras ganham dinheiro com envio de SMS. Quem ganha dinheiro com envio de email? No caso do e-mail é o contrario, quando mais email enviado, mais todo mundo perde dinheiro.
E as operadoras não querem se envolver com essas questões, tanto que não vendem “100 sms” mas vendem “1 milhão de sms”. O sistema é deles, o modelo é deles e dificilmente irá mudar.
Ha a possibilidade também de se estabelecer parcerias com as operadoras, por exemplo, a faculdade que eu estudo conseguiu firmar uma parceria com duas operadoras aqui em MG para o sistema da faculdade enviar as notas para os alunos via SMS. Não sei o quão vantajoso isso pode ser para as operadoras e nem se elas cobram, mesmo que com um desconto, pelo serviço.
API free geralmente não funcionando direito. No caso você deve contratar uma empresa gateway de sms de preferência uma empresa possua também o short code(Remetente de 4 ou 5 dígitos) a qual você tem a certeza que e via operadora. Hoje 95% das empresas de sms são piratas…
Não existe uma formula ou solução para isso. De qualquer maneira, você pagará pelo SMS enviado. O máximo que pode ser feito é contratar um serviço ilimitado para diminuição de custos, ou então enviar o SMS do tipo “a cobrar” e quem recebeu (caso aceite) é quem pagará o SMS.
eu conheço o smscel.com.br que tem a solução de envio e recebimento de sms e possuem inclusive a opçao do short code(remetente de 5 dígitos) exemplo envie palavra casa + sua mensagem para 4040 e recebe no seu servidor.