Bom, antes de tudo gostaria de dizer q enfim entendi pq q o hibernate possui tantos fãs. Ele é simplesmente fantástico, ainda mais se usado em conjunto com o XDoclet ele fica altamente produtivo… mas, utilizando hibernate (para aplicacoes standalone) notei q ele eh meio (bem) lento na hora de abrir uma sessao. Como estou fazendo DAOs para a minha aplicacao, dentro de cada metodo do DAO eu abro a sessao, inicio a transacao e faço as operacoes, q são rápidas. Com isso tenho um overhead muito grande, pois o programa perde muito tempo soh pra abrir a conexao, e como isso eh feito varias vezes…
Já tentei fazer pooling com o C3P0 e cache, mesmo assim o desempenho continua pessimo, eh normal isso?!!? Eu sei q em utilizacao com o TOmcat, por exemplo utiliza-se datasource do tomcat, e assim tem-se um ganho de performance, mas no modo standalone ele eh assim mesmo?!!?