O que influência mais no desempenho do NetBeans ou Eclipse, por exemplo?
Processador? Memória RAM?
Enfim, tô meio na dúvida pra montar um PC novo…
O que influência mais no desempenho do NetBeans ou Eclipse, por exemplo?
Processador? Memória RAM?
Enfim, tô meio na dúvida pra montar um PC novo…
É difícil especificar um componente que vai definir a performance de um sistema, mesmo com o fim específico de utilizá-lo para desenvolver sistemas.
O que percebo é que memória é fundamental, tanto em quantidade quanto em performance (frequencia, dual channel, etc). Não economize em memória. Além disso, processador vai ser fundamental caso trabalhe com builds grandes ou frameworks complexos. O disco vai definir principalmente o carregamento dos módulos e da ide em si, vai influenciar também em caso de builds grandes.
Uma dica que costumo dar é que ainda vale mais a pena optar por um processador com mais frequência do que com mais núcleos, já que a maioria das aplicações ainda não usa processamento paralelo massivo.
[quote=davidtiagoconceicao]É difícil especificar um componente que vai definir a performance de um sistema, mesmo com o fim específico de utilizá-lo para desenvolver sistemas.
O que percebo é que memória é fundamental, tanto em quantidade quanto em performance (frequencia, dual channel, etc). Não economize em memória. Além disso, processador vai ser fundamental caso trabalhe com builds grandes ou frameworks complexos. O disco vai definir principalmente o carregamento dos módulos e da ide em si, vai influenciar também em caso de builds grandes.
Uma dica que costumo dar é que ainda vale mais a pena optar por um processador com mais frequência do que com mais núcleos, já que a maioria das aplicações ainda não usa processamento paralelo massivo.[/quote]
Interessante.
Deixa eu ser mais específico, aqui temos um Core 2 Duo 2.0 com 2GB de RAM e um P4 3.06 com 2GB de RAM, se fizessemos um upgrade de RAM (para 4GB) em ambos, teria uma mudança considerável em relação ao desempenho da IDE? Ou fazer upgrade de RAM com um processador antigo não será muito proveitoso?
olha sem sombras de duvidas, o Netbeans tem um desempenho pessimo, ele por si so consome uma memoria de um jeito que eu fico com pena da maquina. Ele nunca foi leve na vida dele.
O eclipse eh muitoo mais leve que o netbeans, agora eu sentir que quanto mais projetos temos no eclipse ele comeca a pesar e consomir mais memoria, porem nao ultrapassa o netbeans.
De quanto estamos falando exatamente com relacao a IDE’s pesadas?? 150?? 200? 300 megas?? Quanto de memoria tem uma maquina? 2GB? entao ta faltando memoria???
Eu realmente fico pensando, tanto meu note quanto meu PC tem 2GB, é dificil atravessar a faixa de 1GB usado, quissá 1,5 GB, por isso nao consigo entender nego falando pra pegar 4GB, ainda mais no ubuntu que pra chegar a 1GB de uso vai la me deus, tem que ter uns 2 BDs pesados rodando, mais uns 2 App server de peso e olha la.
Na boa, algumas coisas que contam sao: Memoria cache do procesador, frequencia da RAM isso conta, e velocidade do HD. Meu PC é um Pentium D 3.04 com 2GB, ele com Win7 é mais rapido que meu Note Acer Athlon 64X2 1.74, 2GB com Win XP.
eu tenho aqui o websphere, db2 e netbeans instalado e quanto mais recursos tem sua maquina eles querem, nao se contetam com pouco nao. o que eh muito para nos, para eles sao poucos.
Eu nao vou mentir e acho que o netbeans super pesado e um desempenho a desejar o mesmo para o glassfish que vem nele, o desempenho melhor que ja tive com o netbeans foi usando ele no ubuntu que foi mais rapido que no windows.
Gente que ama o NetBeans, no stress! O NetBeans é realmente pesado. Quando fazemos certas tarefas, ele realmente costuma consumir memória de processador. E sei que não é questão de máquina. Minha máquina é muito boa e percebo isso nas threads que ele assume. E não estou falando de Notebook, é um PCzão i7 com placa mãe intel extreme com 6GB de RAM Tri-Channel DDR3 1333. Juro que achava que o NetBeans era lento só no Core 2 Duo, mas ele demora pra tudo, até pra carregar nesta máquina. Talvez a JVM da SUN/Oracle de 64bits ainda não tenha bom desempenho no RWindows, quem sabe. No CentOS usando OpenJDK o desempenho é melhor . Pra comparar, quando mandamos rodar um projeto no GlassFish, ele executa de processamento e memória como se eu estivesse editando um vídeo.
Claro que o Eclipse tem desempenho melhor, ele foi compilado na plataforma. AInda mais quando pegamos um 64bits da vida, roda que é uma beleza.
Mas nem por isso desmereço o NetBeans. Continua sendo a ferramenta que melhor acompanha o mercado e que mais adiciona novidades de uma versão para outra.
[quote=java.lang.JJunior][quote=davidtiagoconceicao]É difícil especificar um componente que vai definir a performance de um sistema, mesmo com o fim específico de utilizá-lo para desenvolver sistemas.
Uma dica que costumo dar é que ainda vale mais a pena optar por um processador com mais frequência do que com mais núcleos, já que a maioria das aplicações ainda não usa processamento paralelo massivo.[/quote]
Interessante.
Deixa eu ser mais específico, aqui temos um Core 2 Duo 2.0 com 2GB de RAM e um P4 3.06 com 2GB de RAM, se fizessemos um upgrade de RAM (para 4GB) em ambos, teria uma mudança considerável em relação ao desempenho da IDE? Ou fazer upgrade de RAM com um processador antigo não será muito proveitoso?[/quote]
2 giga no pc é o suficiente para você ter qualquer uma das duas IDEs, além de mais algumas coisas como browser aberto por exemplo…
core 2 duo é otimo, um dual corezinho da vida ja seria suficiente… no meu note anterior, eu dexava o netbeans executando junto com tomcat, oracle, opera com algumas abas abertas (inclusive vendo emails) e nada ficava lento, era um turion x2 64 com 2 giga de memoria ram…
quanto ao p4, eu ja cheguei a usar um p4 2 giga com memoria de 1.5 GB, e dava umas travadas, acredito que o gargalo ai seja no processador… tudo isso que eu citei era no windows xp, que normalmente, eu desfragmentava ele ou semanalmente ou quinzenalmente, passava um limpador da vida como o ccleaner de vez em quando e desativava certos serviços do windows que não via nenhuma utilidade e ficavam comendo uma puta memoria…
a, em todos esses exemplos também com o avast rodando (esse come uma memoria enorme também…)
Eu tenho um core 2 duo de 2Ghz com 4GB de DDR2 800 em dual channel. De fato nunca ultrapassei os 3GB de memória consumida (será que é porque desenvolvo em Linux hehe, brincadeirinha). Mas de qualquer forma investi em mais memória ram pensando um pouco no desempenho a médio e longo prazo. Eu sei que não adianta comprar micro pensando que o mesmo vai durar anos e anos, mas preferi fazer um investimento um pouco maior e ter a certeza que memória não vai faltar.
Quanto a fazer upgradede memória ou trocar o conjunto inteiro: sem dúvida trocar o conjunto inteiro vai ter um impacto muito maior.
Uma ideia: deixe o task manager aberto enquanto trabalha e verifique de tempos em tempos como está o consumo de tempo do processador e ocupação da memória.
O Eclipse simples é bem mais leve que o NetBeans mas com varios plugins principalmente para trabalhar com web ele começa a ficar mais pesado.
Concordo, e depende do projeto também. Já trabalhei com projetos tão grandes em termos de arquivos que 500 MB pro eclipse era muito pouco.
Falando de processador e memória, dê prioridade à memória cache do processador e ao clock de ambos (devem ser compatíveis, não adianta um processador de 800 Mhz de clock usando memória de 333 Mhz). Quando troquei de pc, peguei um processador com 12 MB de cache e casei o barramento dele com a memória. Não me arrependo nem um pouco, foi melhor do que ter pego um com milhares de núcleos e quilos de RAM.
Até 4 Gb de RAM eu vejo ganho de performance com memória. Mais que isso, só com processador.
E entre 2 a 4 Gb de RAM o ganho de performance já é pequeno se você não estiver rodando um banco e um servidor de aplicação pesado.
Olá!
Aqui eu uso o NetBeans 6.8 FULL e/ou o Eclipse Galileo tranquilamente. Com browser, player e msn tudo aberto. Minha máquina: Ubuntu Studio 9.10 + Processador Intel DualCore 1.6Ghz + 2Gb RAM DDR2. Um Notebook LG bem mediano.
Pra mim não tem diferença entre Eclipse ou NetBeans. É questão de gosto mesmo. O que “aparenta” uns flickers é o NetBeans por usar o Swing como interface. Fora isso eu uso numa boa. Eu lembro que as versões < 4.x eram bem toscas pra época, mas isso virou lenda pra mim a partir do 5.5.
No trabalho eu uso os dois, como temos muitos projetos (alguns servers) preciso de mais de um aplicativo rodando ao mesmo tempo. Também tranquilo, a configuração é bem parecida com meu note, a diferença é o processador ser um Core2Duo 1.8Ghz.
Abraços
por experiência: OS conta mto…
o tempo de build do meu projeto caiu de 3 minutos ( win xp) para 20 seg ( fedora ) sem mudança de hardware…
[quote=lvieira]por experiência: OS conta mto…
o tempo de build do meu projeto caiu de 3 minutos ( win xp) para 20 seg ( fedora ) sem mudança de hardware…[/quote]
Exatamente. Uma sutil diferença no seu caso…