Desenhar e arrastar imagens?

Qual seria a melhor maneira de desenvolver algo como um jogo de dama ou xadrez em java?
Desenhar o tabuleiro e as peças através de alguma API do java ou seria melhor desenhar as imagens em um CorelDraw da vida e depois carregar as imagens?

Ou a melhor maneira seria analisar cada caso? Por exemplo, em um jogo de dama, poderia ser feito tudo através de java, inclusive as peças, correto? Enquanto no xadrez, faria o tabuleiro em java e as peças carrego as imagens em gif ou jpg por exemplo.

A primeira vista, acho que usaria imagens prontas, como icones de JLabels.
É facil definir a posicao de um jLabel, arrasta-lo na tela ou identificar quando se clica sobre eles.

Opa, vlw pela resposta!
Mas vc utilizaria até mesmo p/ um jogo de damas?

E caso vc precise redimensionar o tamanho de um tabuleiro? Ao invés de 64 casas tenha 128 casas? Não seria melhor o tabuleiro ser desenhado pela API do java? Para poder ser mais flexível e as peças tanto para xadrez quanto para dama utilizaria imagens prontas.

Realmente da pra desenhar tudo com a API e utilizar icones prontos para as peças.

Eu representaria o jogo com uma matriz e depois desenharia as informações dessa matriz na tela.

Bom !!!

acho que uma forma viavel seria vc fazer um tabuleiro de JLABELS desta forma vc poderia verificar qndo este label tem uma peça ou nao… concordo com a ideia de matriz vc teria q representar todo jogo atreves de uma matriz e joga a gui por cima da matriz… com matriz fica facil pra redimencionar o tamanho do tabuleiro =)

Ok, obrigado pelas dicas pessoal!

Só mais uma dúvida, quais seriam as APIs do java para que eu possa desenhar?
Acredito que eu não irei escapar de desenhar, pois o meu projeto tem algumas diferenças em relação a um tabuleiro comum, como divisórias coloridas separando 2 ou mais tabuleiros ao mesmo tempo.

se vc tiver pensando em desenhar as peças ie tals procure um tutorial de java 2D