Qual seria a melhor maneira de desenvolver algo como um jogo de dama ou xadrez em java?
Desenhar o tabuleiro e as peças através de alguma API do java ou seria melhor desenhar as imagens em um CorelDraw da vida e depois carregar as imagens?
Ou a melhor maneira seria analisar cada caso? Por exemplo, em um jogo de dama, poderia ser feito tudo através de java, inclusive as peças, correto? Enquanto no xadrez, faria o tabuleiro em java e as peças carrego as imagens em gif ou jpg por exemplo.
A primeira vista, acho que usaria imagens prontas, como icones de JLabels.
É facil definir a posicao de um jLabel, arrasta-lo na tela ou identificar quando se clica sobre eles.
T
tamanini
Opa, vlw pela resposta!
Mas vc utilizaria até mesmo p/ um jogo de damas?
E caso vc precise redimensionar o tamanho de um tabuleiro? Ao invés de 64 casas tenha 128 casas? Não seria melhor o tabuleiro ser desenhado pela API do java? Para poder ser mais flexível e as peças tanto para xadrez quanto para dama utilizaria imagens prontas.
heatcold
Realmente da pra desenhar tudo com a API e utilizar icones prontos para as peças.
Eu representaria o jogo com uma matriz e depois desenharia as informações dessa matriz na tela.
F
Fernando_Trindade
Bom !!!
acho que uma forma viavel seria vc fazer um tabuleiro de JLABELS desta forma vc poderia verificar qndo este label tem uma peça ou nao… concordo com a ideia de matriz vc teria q representar todo jogo atreves de uma matriz e joga a gui por cima da matriz… com matriz fica facil pra redimencionar o tamanho do tabuleiro =)
T
tamanini
Ok, obrigado pelas dicas pessoal!
Só mais uma dúvida, quais seriam as APIs do java para que eu possa desenhar?
Acredito que eu não irei escapar de desenhar, pois o meu projeto tem algumas diferenças em relação a um tabuleiro comum, como divisórias coloridas separando 2 ou mais tabuleiros ao mesmo tempo.
F
Fernando_Trindade
se vc tiver pensando em desenhar as peças ie tals procure um tutorial de java 2D