Desenhos em java

Boa noite a todos,
dei esse nome ao título, mas não sei se é o mais adequado. Na verdade, não sei muito bem como defini-lo.
Estou com a ideia de fazer um aplicativo simples em java para rodar em um pc de uma academia. Nesse aplicativo, eu gostaria de entrar com as medidas de um corpo (seja altura, ou outras medidas) e que algo como um boneco seja exibido (medida maior, ele apareça mais largo, medida menor, mais estreito).
Eu pesquisei por bibliotecas de imagens, de animação e parece que não é bem o que procuro.
Alguém poderia me indicar algum material? ou qualquer coisa que eu possa estudar, aprender e tentar fazer?

Agradeço a quem souber/puder ajudar.

Acho que daria para fazer isso usando JavaFX.

Você quer que uma janela (boneco), chame outra janela (outroboneco)? É isso? Se for, é o javaFx mesmo… No youtube tem bastante tutorial disso, principalmente em inglês, procura: JavaFx Modern UI (Você vai ver que tem parte que fica “transparente”, e a outra visível, tornando assim uma forma de boneco)

obs: Vai dar MUITO trabalho!

Olha esse aqui que legal, uma parte fica maior que a outra…

Primeiramente, obrigado pela resposta Abner.
Na verdade não é um boneco chamando outro.
Eu gostaria de entrar com os dados, por exemplo: medida de circunferencia do braço do aluno. Queria que isso fosse representado em um boneco. Para que, o aluno estipule uma meta e eu possa mostra-la em um desenho como isso fica.
Ex:
aluno x com 30 cm de braço => desenho do aluno x
Meta do aluno x: 25cm de braço => desenho de como ficaria o aluno x
Algo como esse exemplo abaixo, mas que não fosse só uma figura estática. Ao inserir as medidas, o boneco seria alterado
image
Eu tinha dado uma olhada e achei muito material, mas so pra trabalhar com imagens estáticas, sem alteração. Por isso resolvi perguntar se é possível mesmo.

1 curtida

Entendi a mesma coisa quando li o tópico da primeira vez.

Possível até é, mas provavelmente vai dar um bocado de trabalho, principalmente se você quiser exibir medidas realistas (ou o mais próximo possível disso).

Em 2D, você poderia ter uma coleção de imagens com vários modelos de corpos, ou mesmo pedaços (ex: antebraço com 25cm). Daí você carrega essas imagens dinamicamente de acordo com os dados passados, montando o resultado final. Só pode ser um pouco complicado fazer as conexões entre as diversas partes. Uma abordagem similar é usada em jogos, onde as diversas partes do corpo são imagens (ou pedaços de uma mesma imagem “recortados”) que juntas formam um corpo.Essa técnica é conhecida como “animação esqueletal” (skeletal animation"). Obviamente, no seu caso, você não precisa da animação, mas o princípio se aplica.

Outra opção em 2D seria ter uma imagem base e aplicar deformações ao desenho (aumentando ou diminuindo as medidas). Seria necessário separar as diversas partes deformáveis (braços, pernas, torso) para aplicar as deformações e depois juntar tudo novamente.

Se você for para o caminho do 3D, poderia alterar um modelo padrão dinamicamente. Dê uma olhada por exemplo no software MakeHuman, em como ele permite alterar as dimensões de diversos parâmetros de um modelo 3D humano. Não sei se dá pra embutir modelos ou usar a API do MakeHuman pra tal.

Abraço.

1 curtida

Obrigado pela resposta.
Tive essas ideias que você apresentou sobre separar e depois juntar, mas não achei muito viável.
O software Make Human eu não conhecia. Achei bem interessante, ainda mais por ser open source.
Assim que possível vou verificar se há formas de utilizar esse software de maneira proveitosa para esse caso.
Caso eu veja algo interessante, eu volto e deixo aqui para quem interessar.

Obrigado!