Desenvolvedor tem que especificação técnica?

Pessoal,

Estou trabalhando numa empresa onde estou vendo várias coisas estranhas, que não havia vivenciado em outras como o desenvolvedor montar um documento de especificação técnica.

No trabalho de vcs, vcs precisam fazer isso?

Esse documento precisa conter modelo de dados, dicionário de dados, diagrama de classes e stored procedures que vamos criar. Além disso temos que fazer um documento que contém o código de todas as stored procedures, seus parâmetros de entrada e saída e objetivo da SP.

Além deste documento ainda temos que fazer um documento de homologação, contendo informações de como alguém que irá implementar as novas funcionalidades no ambiente de produção deve proceder, como atualização da estrutura da base de dados, SPs, etc.

É comum empresas solicitaram que desenvolvedores façam este tipo de trabalho? Na minha opinião sai um pouco do foco do desenvolvedor, que na minha opinião precisa ser código.

Abraços e obrigado desde já a quem responder!

Fernando Gomes

bem isto é mais focado a analistas… se vc tenque fazer os 2 especificação + codigo vc é um progranalista…

Fernando,

é normal sim. Em empresas preocupadas com CMMI ou mesmo com auditoria pedem muita documentação técnica.

Agora quanto a isso ser responsabilidade do programador ou do analista já é difícil dizer, pois depende muito da empresa onde vc irá trabalhar. Já trabalhei numa empresa onde o cenário era parecido.

Abraço,

Fala Fernando!

Estou em uma situação parecida e eu nunca tinha vivenciado isso e nem achei que um dia, eu teria um HelloWorld da aplicação! rs

Fazemos uma parte da especificação técnica ( não fizemos as regras e casos de uso ) mas montamos os diagramas de classe e sequência e codificamos. Não sei ao certo se todos os projetos são os desenvolvedores que fazem, mas neste projeto é assim que está caminhando.

[]'s

Nunca precisei fazer isso…

Mas é extremamente normal. Nem sempre o trabalho do programador é só codificar.

Que bom saber que voces tem que fazer tudo isso ai.

Aqui onde trabalho nao precisamos, entao conseguimos usar nosso tempo pra codificar, tornando a tempo de desenvolvimento de um projeto menor. Com isso podemos fazer mais projetos em menos tempo, e quem sabe conseguir alguns desses clientes (que estao esperando voces fazerem toda essa diagramação), entregando um produto de qualidade e mais rapidamente.

No final das contas a empresa em que trabalho vai crescer e meu salario, por consequencia, tambem.

Tomara que seus gerentes continuem firme e forte nesse intuito.

[quote=Rubem Azenha]Nunca precisei fazer isso…

Mas é extremamente normal. Nem sempre o trabalho do programador é só codificar.[/quote]Acho que quanto menos você codificar mais você vai ter oportunidade de conhecer o modelo de negócio da empresa, o que pode até em um futuro você trabalhar como Arquiteto de Aplicação

Não sei se para quem programa é necessário conhecer o modelo de negócio da empresa, isso seria função para um analista de negócio. :wink:

Essa eh a famosa profissão Analista Programador…
se eles te contrataram para ser analista programador nao vejo problemas

So gostaria de saber como fazer para pensar em todas essas coisas antes de começar a desenvolver, e caso eu descubra que não pode ser implementado exatamente como fo especificado como o documento é atualizado…

[]´s

cara
ta achando ruim?
uhahauh

eu faço

documentação técnica
homologações
desenvolvimento
tutorial
apresentação ao cliente
levantamento de requisito

sem falar N relatorios que tenho que fazer
apontamento do projeto, status do projeto, horas utilizada, equipe

eu sou Analista de Desenvolvimento…
mas faço trampo do meu gerente de projeto…
fodz… mas fazer oq… ainda vo ser promovido
se deus quiser
kkkkkkkkk

Costuma ser até melhor quando o desenvolvedor final faz tanto o código quanto a especificação deste código. Quando separa entre duas pessoas (principalmente quando um está numa hierarquia maior) é confusão e atrito na certa.

O que não dá pra entender é a excessiva quantidade de especificações, muitas vezes num detalhe tão baixo nível que praticamente se está escrevendo o programa duas vezes: uma em Java, outra em Word.

A qui na empresa só preciso programar e mais nada. Tem uma equipe só para modelagem em UML, outra equipe para testes, e para tratar com o cliente o GP (gerente de projeto). :wink:

Bem, aqui é soh programar e…programar! :lol:

não documentam nada aqui…