Engraçado que com o tempo, a remuneração média de um analista, desenvolvedor, arquiteto etc Java tem caído. Isto ainda mais quando um só profissional faz todos estes papéis, o que não é raro de se ver.
Além de termos custos com aprendizado, que não são poucos, temos que nos acostumar a um ritmo estressante de frameworks novos, ferramentas novas, bugs novos e a evolução da plataforma que muda tudo a cada 6 meses. Antes era Struts, agora no mínimo JSF. Hoje para você fazer um sistema no mínimo razoável precisa saber design patterns, java 5 para garantir uma certa vida útil do projeto, algum framework mvc como JSF, um banco de dados como o Oracle e suar a camisa com algum framework ORM. Sem falar de centenas de outras características que podem surgir.
Realmente, merecemos ganhar mais! Chega de estagiários no mercado baixando o nosso valor hora. O pior é que tem cliente que acha mesmo que aquele recém formado que nunca trabalhou com J2ee pode dar conta do recado sozinho! Este tempo já se foi há muito tempo, foi a época do Delphi. Hoje a coisa é diferente…