Pessoal,
É possível desenvolver um software que rode direto no pendrive??
Tipo desenvolver um controle de estoque em Java e depois fazer rodar direto no pendrive.
É possível??
Pessoal,
Tipo desenvolver um controle de estoque em Java e depois fazer rodar direto no pendrive.
É possível??
Sim. Se você realmente quiser que o sistema funcione em qualquer sistema operacional, podes embarcar um banco de dados ( como o HSQLDB ou H2 ou JavaDB ) e uma JVM ( ai você escolhe a que você quiser para os SOs que quiser e cria executáveis que rodam a sua aplicação via aquela máquina virtual).
Até!
A performance cai muito. Experimente rodar softwares portable pesados que você terá uma idéia do que pode lhe esperar.
O MySQL também pode ser empacotado nesse tipo de solução. Veja o xampp, por exemplo, que é um package para acelerar o desenvolvimento de php, contendo, dentro de um diretório pai, o mysql, o apache, php, etc.
abraços
Te aconselho a usar o pendrive apenas para coisas que você realmente precisa usar em transito. O acesso é muito lento.
Andei testando há algum tempo e consegui rodar o Eclipse, PostgreSQL e Glassfish dentro do pendrive sem problemas. Porém ficou inviável por causa da lentidão, mesmo eu tenho conseguido um pendrive dos mais rápidos do mercado.
[quote=maquiavelbona]Sim. Se você realmente quiser que o sistema funcione em qualquer sistema operacional, podes embarcar um banco de dados ( como o HSQLDB ou H2 ou JavaDB ) e uma JVM ( ai você escolhe a que você quiser para os SOs que quiser e cria executáveis que rodam a sua aplicação via aquela máquina virtual).
Até![/quote]
Olá esses bancos são próprios para este fim?, ou posso usar outros bancos mais robustos como, por exemplo, Postgres?
Essa parte de execução via maquina virtual faz por meio de .bat mesmo? tipo autoexec de CD?
Abraço
[quote=Arautus][quote=maquiavelbona]Sim. Se você realmente quiser que o sistema funcione em qualquer sistema operacional, podes embarcar um banco de dados ( como o HSQLDB ou H2 ou JavaDB ) e uma JVM ( ai você escolhe a que você quiser para os SOs que quiser e cria executáveis que rodam a sua aplicação via aquela máquina virtual).
Até![/quote]
Olá esses bancos são próprios para este fim?, ou posso usar outros bancos mais robustos como, por exemplo, Postgres?
Essa parte de execução via maquina virtual faz por meio de .bat mesmo? tipo autoexec de CD?
Abraço[/quote]
Esses bancos foram criados inicialmente para serem embarcados, mas existem versões do mysql e o sqlite que são outros bancos usados para isso. Não lembro de ver o PostGreSQL embarcado.
E sim, seriam rodados por um .bat ou .exe que chamasse a jvm que você distribuiu junto. Mas como disseram é realmente lento ( vai depender a versão e disponibilidade das suas portas USB).
Até!
[quote=Lucas Emanuel]Pessoal,
É possível??[/quote]
Lucas, bom dia
Desculpe ressuscitar seu post, é que estou querendo desenvolver uma solução que também rode diretamente de um pendrive
Você chegou a desenvolver algo do tipo? Se sim, qual foi a solução adotada?
Grato.
[quote=maquiavelbona][quote=Arautus][quote=maquiavelbona]Sim. Se você realmente quiser que o sistema funcione em qualquer sistema operacional, podes embarcar um banco de dados ( como o HSQLDB ou H2 ou JavaDB ) e uma JVM ( ai você escolhe a que você quiser para os SOs que quiser e cria executáveis que rodam a sua aplicação via aquela máquina virtual).
Até![/quote]
Abraço[/quote]
Esses bancos foram criados inicialmente para serem embarcados, mas existem versões do mysql e o sqlite que são outros bancos usados para isso. Não lembro de ver o PostGreSQL embarcado.
E sim, seriam rodados por um .bat ou .exe que chamasse a jvm que você distribuiu junto. Mas como disseram é realmente lento ( vai depender a versão e disponibilidade das suas portas USB).
Até![/quote]
O problema aí não é software, é hardware. O barramento do usb 2.0 não serve para isso. Se for o 3.0 pode até ser que funcione com a qualidade de que se precisa. Quando o arquivo ficar grande, para lê-lo vai levar uma eternidade, e isso vai acontecer para cada consulta que a aplicação fizer no banco de dados. Usb não é memória de acesso rápido.