Desenvolver um app ou uma WebView?

Prezados, me tirem uma dúvida.

Oque é mais útil, desenvolver um aplicativo do zero em duas plataformas android e iOS ou desenvolver uma webView?

Não conheço muito sobre Kotlin, mas ouvi dizer que da pra desenvolver pra iOS e Android com ele.

Hoje em dia vc tem opções que podem substituir a webview, um app em react native por exemplo.

Webview não é tão viável assim, só se vc quiser uma solução temporária pra os seus clientes.

Então, estou em dúvidas ainda, pois não sei oque é mais vantajoso.

Uns me dizem que criar um site com dot.net e angular e exibir via web view é mais prático e rápido e diminui a manutenção, outros dizem que desenvolver do zero é trabalhoso demais.

Angular é uma opção também, tinha esquecido.

Vc usaria o dot net pra servidor?

Tudo depende do quão disposto vc está pra desenvolver algo, eu gosto de fazer do zero, a satisfação no final é mt boa, então tudo depende de vc e (se tiver) da sua equipe

sim, mas eai oque me sugere?

Acha que webView é uma opção é uma boa opção?

Terei que ter um programa para rodar em um computador, um site, e um app multiplataforma iOS e Android e todos usando o mesmo banco de dados com as mesmas tabelas pois os dados serão para uso de ambos.

Não acho o webview uma boa opção, recomendo React JS (Web) /React Native (App), Eletron (Desktop)

Inclusive vc consegue fazer um PWA apenas usando o React JS, hoje eu tenho um app, um desktop e um web usando o site.

É um sistema para portaria, antigamente estava com o Java, fixo só em Desktop, tendo que criar um aplicativo separado…

Quando migrei pra web ganhei várias opções, além disso, o consumo de memória RAM e HD diminuiram bastante

Show, vou pesquisar sobre os React JS/Native.

Que banco de dados você usa? Estou pensando em MySQL.

E qual IDE está usando para o react JS e para o Native?

Quando a empresa pode ter uma equipe pra cada plataforma, o melhor dos mundos é Kotlin pra Android e Swift pra iOS, ambos diretamente com o SDK padrão da plataforma.

Caso nao for possível, vá de React Native ou Flutter. WebView só em último caso, é a pior opção, não traz a fluidez de uma UI nativa, fica um trabalho porco comparando a experiência de uso de outros apps. Se é pra ser web, deixa o usuário acessar pelo browser.

2 curtidas

Eu uso PostgreSQL! Mas ambos são boas opções…

Eu uso o VSCode, não é bem uma IDE mas é muito boa, tem o WebStorm também, mas é pago, então eu uso o VSC que faz praticamente a mesma coisa.


Concordo com o @javaflex, não há nada melhor do que o nativo

Pensei a mesma coisa, eu estava estudando kotlin até que um amigo me disse sobre web view, mas fiquei sismado pois tem que criar um site que se adapte ao app e não aparentava ser tão funcional.

Enfim, grato pela ajuda de vocês, vou baixar o VS e estudar.
@javaflex muito obrigado pela ajuda, concordo que fica meio porco mesmo.

Quanto ao VS, ele tem a versatilidade de enviar o app para o celular igual ao android studio? ou tenho que enviar via apk por usb?

Depende do que vc vai fazer,

React JS (Web) - É um site que você pode deixar responsivo para o mobile. Mas NÃO é um aplicativo, é só um site.

React Native (Mobile) - Com ele vc tem a opção de usar o Expo.io https://expo.io/, e consegue testar o app remotamente, como se fosse no Android Studio.

Vou começar pelo native, tentar criar um app multiplataforma, acredito que ajudará bem, ceto?

Web não é necessário de imediato.
Sabe me informar se ele tem boa conectividade com API para mySql?

o tempo de resposta é mt bom, no servidor eu uso o socket.io e é como se estivesse usando o Firebase (falando de troca de dados em tempo real)

Amigo, tem alguma sugestão de como posso realizar a conexão do React com o banco?

Estou em dúvida se uso o PhpMyAdmin ou o MySql

PhpMyAdmin é apenas uma interface gráfica do MySQL!

Pra vc usar o React + Banco, vc precisa de uma API, que é o NodeJS

1 curtida