Desenvolvimento com Java x Desenvolvimento ágil com Ruby on Rails

Amigos da comunidade Java olhem esta imagem. Apesar de ser uma crítica dos desenvolvedores " ágeis " com o Java e sua grande quantidade de frameworks, fico feliz em ver como o nosso desafio é grande, o que vocês acham disso.

Imagem: http://javatutorials.com/Books.jpg

Basta ver o mercado de trabalho e a quantidade de vagas java x ruby/RoR.

Aliás, não desmerecendo o Ruby, mas o RoR é um dos frameworks que eram promessa desde quando eu fazia faculdade.

Essa imagem está muito tendenciosa…muitos dos livros à esquerda nem são necessários. Sem contar que lá estão livros que nem de Java são. Essa é uma típica imagem pra gerar flames.

Engraçado que eu trabalho com algumas coisas que estão ali e não li nenhum daqueles livros por inteiro :smiley:

São duas ótimas tecnologias. Com oportunidades para ambos. Para Java vejo um número maior, bem maior.

E realmente programar em Java é mais complicado que em Rails ou até .NET. Não pela linguagem em si (apesar de que isso afeta também) mas pelo ecossistema de frameworks. As especificações Java EE estão melhorando muito, o problema é que é um processo burocrático e lento. Mas vejo com bons olhos as novas especificações e a tendência para seguí-las, diminuindo um pouco a curva e o leque de aprendizado.

Acho importante todo o tipo de evolução em todas as áreas, mas prefiro tomar cuidado quando as coisas veem fácil e são fáceis demais, tecnologia ágil não é a mesma coisa de processos de desenvolvimento e problema e que isso pode limitar o processo de aprendizado já que muitas das bibliotecas já prontas, facilitam o desenvolvimento.

Acho muito importante para um programador aprender a desenvolver uma GUI para desktop , mesmo que vá trabalhar com WEB; domine as técnicas de JDBC mesmo que vá utilizar frameworks de mapeamento.

Tudo vai depender do foco, momento da vida, o que você ou o time vai escolher para o projeto que vão trabalhar atualmente, ou entrar em lugar que esteja usando determinado framework. Embora atualmente Java não faça muito parte do meu dia-a-dia profissional, antigamente trabalhava com Struts + Hibernate e no momento Spring MVC + Hibernate, então essa pilha de livros é muito relativa. Claro que no caso de softwares houses deve ser um inferno pela rotatividade de projetos ser maior, existindo projetos ativos de todos os tipos, aí sim concordo que pode entrar essa pilha de livros.

.NET também passei por duas fases de frameworks, atualmente Hibernate e ASP.NET MVC, este que é tão ágil como Rails e ao mesmo tempo com o poder do .NET e linguagem C#, que são tão bons quanto o Java.

Como o Rails é mais novo, então é natural estar se mantendo em uma fase, da atual geração. Gosto muito de Rails não para usá-lo, até por que acho a linguagem Ruby ilegível, mas é bom pelo que ele causou para a fase da complicação acabar ou diminuir.

Acho que é cada um no seu quadrado, mas na boa ruby/RoR, é “legalzinha”, bonitinha, engraçadinha, “facilzinha”, “ágilzinha” em fim pro meu gosto ela é “inha” de mais.

Pessoalmente não acho que uma linguagem deve ser medida pelo grau de complexidade dela e sim pela quantidade de recursos que ela tem e funções que pode
desempenhar.
E nestes aspectos que me desculpem os ágeis mas eu sou mais Java;

E pra encerar basta olhar o mercado hoje, vagas Java x Ruby/RoR(agilzinha).

Aliás com relação a agilidade eu sou muito mais Python, que na minha opinião pessoal não deve nada para Ruby/RoR e ganha com folga em
matéria de "robustez.

Abraços, me desculpem os fãs de ruby/RoR, mas esta é minha opinião.

[quote=joaoabi]Acho que é cada um no seu quadrado, mas na boa ruby/RoR, é “legalzinha”, bonitinha, engraçadinha, “facilzinha”, “ágilzinha” em fim pro meu gosto ela é “inha” de mais.

Pessoalmente não acho que uma linguagem deve ser medida pelo grau de complexidade dela e sim pela quantidade de recursos que ela tem e funções que pode
desempenhar.
E nestes aspectos que me desculpem os ágeis mas eu sou mais Java;

E pra encerar basta olhar o mercado hoje, vagas Java x Ruby/RoR(agilzinha).

Aliás com relação a agilidade eu sou muito mais Python, que na minha opinião pessoal não deve nada para Ruby/RoR e ganha com folga em
matéria de "robustez.

Abraços, me desculpem os fãs de ruby/RoR, mas esta é minha opinião.[/quote]

Neste caso comparando linguagens e seus recursos, Scala é a que mais me agradou. Groovy e Ruby também são muito boas mas com a diferença de serem dinâmicas.
Java como linguagem está um pouco “desatualizada”.