Desenvolvimento de jogos em Java + física

Pessoal,

Quem aqui se interessa em desenvolvimento de jogos? Tô começando a estudar umas engines pra fisica e pra criação de jogos e queria saber o que o pessoal usa. To mexendo em algumas mas estou com dificuldades pra achar exemplos -> Jgame. O ruim é que nao tem exemplos muito legais.

Encontrei na internet uns mas o que eu queria era fazer um joguinho com scrolling horizontal tipo mario. Ai teria colisao com o cenario, com paredes, pulos do personagem e inimigos. Alguem saber um tutorial legal ou alguma outra engine que eu possa usar? Tb algo relacionado à fisica, ja que teria que usar pra colocar os pulos, certo?

Os exemplos de scrolling e como criar um cenario decente tb sao horriveis. entao to tendo dificuldades pra criação de cenario, scrolling e fisica. Já desenrolei algumas coisinhas (consigo controlar, criar um cenario basicao, inimigos…), mas essas sao as dificuldades q to enfrentendo. Mandem dicas !!!

Se alguem quiser conversar a respeito e se juntar pra estudar, tb vale =)

Tem alguem q se interesse???

Tu pretendes desenvolver comercialmente ou apenas pra “brincar”?

Na empresa que trabalho os games são desenvolvidos com Unity (http://unity3d.com/).

[]s

Saquei,

Peguei uns tutoriais do unity, a primeira dificuldade que eu tive foi que nao encontrei bons tutoriais pra iniciantes. Os que encontrei, falavam de como montar um cenario basico.

A outra dificuldade foi com os scripts. Nao encontrei nada muito bom pra se estudar. Mas to fazendo umas coisas… Montei um cenario, com montanhas, umas arvores (as arvores ficaram horriveis). E peguei Java pra brincar com jogos 2d, depois passar pra os 3d. To pesquisando uns tutoriais ainda do unity e se vc tiver alguma material agradeceria mt se me indicasse.

Desde já, queria que vc me explicasse uma coisa que deve ser bem besta… Quando se tem um modelo (por exemplo, um personagem, Ryu de street fighter). Agora imagine que eu quero que esse personagem ande. O arquivo de modelo tem algo como se fosse sprites, ou tem apenas o modelo lá, uma única imagem e a gente monta via programação os movimentos? Não sei se deixei claro o que era minha dúvida… Tipo… sprites a a gente passa por eles e termina dando a impressao e movimento. Seria a mesma ideia no 3d?

Estou pensando em estudar tb porque queria montar um projeto academico com jogos e inteligencia artificial. Assim eu teria que montar um documento com minha proposta pra poder enviar para análise. Estou estudando por diversao, mesmo. Nao trabalho com jogos, nao… Mas quero me aperfeiçoar nessa área. Qual e´a empresa da qual vc faz parte? Pode dizer?

Então, resumindo…

1. Tutoriais Unity

2. Dúvida sobre o modelo dos personagens

Desde já, te agradeço!

Acabei de ver aqui no site do unity mesmo que tem uns tutoriais, ne?

VocÊ recomenda? Vou dar uma olhadinha. Talvez na semana que vem, to escrevendo um trabalho que vou ter que apresentar daqui uns meses e isso ta me tomando tempo… =/

Faz muito tempo que não desenvolvo jogos… Mas na minha epoca de desenvolvedor e lider de equipe criamos um framework usando ramificações algoritmas em jogos evolutivos com openGL.

Jovem java não é para isso… você nao vai sair muito do hello word.

Se voce quer fazer jogos indies, recomendo voce fazer na linguagem que voce se sinta mais a vontade.

Eu por exemplo fiz um inteiramente em Java com Java2D e é um projeto open source.
http://guj.com.br/java/149265-tower-defense-game-java2d-game

Um site legal para aprender sobre como programar jogos é o Ponto V!

Eu acho legal cara, eu estou tentando fazer alguma coisa em realidade aumentada. Se você conseguir adquirir conhecimento nessa área, me passa. Se quizer alguem para pesquisar junto, eu estou aki. é só falar.

thiago.b.s , realidade aumentada me interessa muito.
O problema é que estou escrevendo para o curso de mestrado, aí tô tendo que estudar algumas técnicas de redes neurais e isso tá me tomando algum tempo. O que vocês quer desenvolver é um projeto sozinho (pra aprender), é acadêmico (pesquisa), ou o quê?
Tá precisando de mais gente pra esse projeto? Me dá mais explicações sobre ele aí… Se quiser meu e-mail, é só falar. Se quiser pesquisar jogos ou esse projeto de realidade, posso te passar meu email e a gente se comunica! Me interesso sim.

Marky.Vasconcelos , dei uma olhada no teu joguinho so que to no trabalho entao nao posso ficar muito tempo nele, nao. A parte grafica parece ter sido facil de fazer, imagino que vc tenha tido trabalho com a criacao das balas que as torres atiram, colisoes, etc… Ficou bacana, cara. Tu ainda ta mexendo com alguma coisa nesse sentido?

Aguardo o contato e vocês! Obrigado a todos!

A parte dificil é saber onde desenhar tudo isso, vetores são amplamentes usados para criar movimento e posições. É bem interessante.

Eu mecho só nas horas vagas quando tenho tempo, o que ultimamente anda dificil, mas ainda pretendo melhora-lo.

Se você quiser fazer no estilo “playmobil”, sem programar muito a mecânica do jogo, e só integrando a física use a Slick2D + Box2D:
http://slick.cokeandcode.com/
http://www.jbox2d.org/

Ambas são obra do Kevin Glass, do Coke and Code.

Se você quiser aprender mesmo a teoria de jogos, dê uma passada lá no Ponto V!, veja os artigos das sessões de Arquitetura e Java. Veja em especial vetores, pois são essenciais para a implementação de física simples.

Engines de física servem para efeitos mais elaborados. Para um jogo igual ao Mário, só os vetores quebram um galhão.

eu estou fazendo um projeto final de faculdade em realidade aumentada, entao seria um jogo com algumas funções diferentes. Qualquer coisa passa para o meu e-mail: Clarithi@hotmail.com