Desenvolvimento Desktop vs. JWS

Minha pergunta é simples,

desenvolvi uma aplicaçao com Swing que acessa o banco de dados, ela fica em um servidor e os usuarios tem acesso a mesma atraves de Java Web Start.
É bem claro a forma como o jws me ajudou, porem deste jeito poderia classificar a aplicacao como client-server, coisa que temos fugido utilizando java no lado servidor.

quais as solucoes que poderia utilizar para fugir deste modelo, e nao usar tecnologias ligadas ao desenvolvimento com java Web !?

[]s

Estranho essa pergunta, pois em ambiente empresarial ou vc geralmente parte para cliente servidor ou para Web.
Uma estrutura que fez muito sucesso antigamente foi um mainframe com terminais burros (na verdade não sei se isso é classificado como cliente/servidor ou não, mas tenho certeza que web não é).
Só uma dúvida: porque essa aversão por Java para Web?

olá pyro,

não é aversão por java web,

é que eu estou utilizando a seguinte combinação:

Matisse + Genesis Binding + JWS + Hibernate

minha experiência não é muito grande,
mas acredito que esta seja uma das combinações mais rápidas que existam para criar uma aplicacao CRUD.
(é apenas minha humilde opinião …)

[]s

Acredito que a sua aplicação é praticamente desktop, não manjo muito de JWS mas parece que ela roda como se fosse um jar.

Sendo que somente o banco, ao que me parece, fica do lado do servidor.

Se vc não estiver utilizando Domain Driven Development para as suas classes,então defina interfaces e serviços, usando spring para fazer as chamadas , se vc ficar com os serviços locais, então sua aplicação é cliente/servidor porém com uma separação lógica, agora se sentir necessidade chame através do spring, mas remotamente, aí sua aplicação passa a ser 3 camadas…
Tem como fazer via jms também, dá um pouco mais de trabalho, mas fica bom…
Mas lembre-se de pensar se realmente a mudança vai ter alguma vantagem real pra vc, senão pq mudar ?