Desenvolvimento Desktop

Sou iniciante em Java (desde o começo do ano :slight_smile: e me interesso bastante por desenvolvimento desktop, principalmente softwares utilitários e tal.
Então andei fazendo umas pesquisas sobre qual plataforma escolher para programar. Pelo qu posso ver, a maioria dos softwares nesse sentido são desenvolvidos em C++.

Eu já tentei me dar bem com C++, mas acho uma abordagem muito injusta da orientação a objetos (me parece mais como: C++ é procedural, mas se precisar tem objetos, como php). Não gosto da sintaxe - acho confusa, feia.
Outra opção disponível seria o C#. Mas também não me apeguei muito - me parece uma cópia mal feita do Java.
Poderia tentar scripts, como Python, mas também não me atraem muito.

O Java pra mim parece a melhor plataforma de desenvolvimento, um nível generalizado. Mas quando vamos falar de software para desktop, pelas características “cross-platform” que carrega, me parece que deixa um pouco a desejar em interfaces gráficas bonitas e integração com cada sistema operacional.

Gostaria de saber a opinião de vocês, e se tiverem mais experiência no assunto que pudessem dar dicas de por onde começar.

Eu estou no mercado desktop há mais de 10 anos e programo com freqüência nas 3 linguagens. Gosto muito das 3.
Além de moderador do GUJ, sou dono de uma comunidade no DevBrasil (C#) e participo do grupo cppbrasil.

Se você quer programar para desktop, provavelmente o Java é a pior alternativa das 3 que você citou.

O que você quer dizer com “o C++ tem uma abordagem injusta da orientação à objetos”? Injusta em que sentido?
Ele suporta tudo que o Java suporta: Polimorfismo, herança (inclusive herança múltipla).
Ele suporta encapsulamento, com melhores modificadores de acesso (e, inclusive, o acesso friend, que faz muita falta no Java).

O C++ não é uma linguagem procedural. Na verdade, ela implementa 3 paradigmas: procedural, o orientado a objetos e o genérico.