Desenvolvimento em rest ou tradicional MVC

Boa tarde a todos!

Talves a minha duvida seja uma bobagem, mais tenho dúvida, qual a tendência do desenvolvimento web, e viável desenvolver um software web todo usando uma api Rest, separando o front do back, ou o mais comum é usar o tradicional MVC para desenvolvimento?

Obs.: Claro tudo em php.

A tendencia é a maioria das necessidades atuais serem mais eficientes com REST, mas dependendo do projeto pode ser mais prático e rápido trazer o HTML completo do servidor, quando geralmente não há interações na mesma página. Isso independente se seguir arquitetura “MVC”, que não existe na prática uso da view no servidor pelo usuário, é só um processamento interno.

Então depende de voce falar o que quer produzir de real, a tecnologia não vem primeiro.

Obrigado javaflex, você indica algum framework para rest com php? Slim, Laravel, Zend?

cara desenvolvimento web via Rest API estamos considerando usar javascript ( react, redux, essas coisas ) pra montar o front-end, certo?

montar uma api rest pode ser mais simples que um sistema web, ainda mais que vai te forçar a seguir determinadas regras. porém vc tem mais tempo de desenvolvimento do front-end.

existe alguns fatores pra não usar js pra montar todo front-ent:

1. se vc precisa que o google indexe ( isso esta mudando )
  2. se vc precisa de acessibilidade ( e aqui eu não estou 100% certo, mas sites governamentais que precisam ser acessados por deficientes visuais as vezes se dão melhor com html puro e simples )

eu tambem prestaria atenção no mobile. dependendo de quem vai usar e quão complexo ficou o js pode ficar inutilizavel em um celular com menos memoria ou processador menos possante.

uma coisa que vc precisa ficar esperto é que as conexões do seu front-end serão assincronas e vc tem um limite de acordo com o dominio que vc esta acessando ( acho q no geral são 4 conexões simultaneas mas depende do browser). então pode será mais complexo de desenvolver e testar uma web app assim.

mas tem suas vantagens. infelizmente nunca programei assim pra dar o meu ponto de vista. acho que reescrever o front-end é uma bela vantagem pois o serviço rest continuará o mesmo.

lembre-se

1. use paginação nos serviços
  2. teste seu javascript com testes unitarios

Obrigado pela resposta, a ideia seria desenvolver a Rest API em php, aplicando no front com angularJS, eu fiz o mesmo em um software meu, porém sem seguir aplicações rest nem usar framework, não sei se está correto, o angular consulta o php, passando um status, neste status o controller do php redireciona para o modelo necessário e retorna para o controller a resposta, que a mesma escreve em json ou string para o angular, não sei se está correto, mais não costumo desenvolver websites e sim softwares de gestão administrativa, seria correto este modo? teria uma ideia melhor? não sei se e ideia por frameworks desenvolver todo o software, como fica a integração com usuário usando js, é possivel pois pel oque vejo é injetado na view o html puro vindo junto do servidor correto?