Desenvolvimento JSF

olá pessoal…

eu gostaria de saber a opinião de vcs sobre IDE para desenvolvimento de jsf…

qual é a IDE prefirida de vcs para desenvolvimento de jsf

hj em dia eu estou usando o eclipse, mas dizem que o netbeans é melhor…

alguem pode opinar sobre o netbeans?

Cara,

Eu uso o netbeans e estou satisfeito com o que o editor tem me proporcionado, ele tem uma ótima integração com o Faces e Facelet alem do App Server GlassFish.

A performance dele também é algo que conta é rápido o deploy da aplicação.

Se optar por usar o Visual WEB Pack você terá um editor visual (wysiwyg) para criar no melhor estilo Rad as páginas JSF. (não recomendo o uso do Visual WEB Pack, não está mas tendo suporte da sun e está migrando para o ICEFaces.)

Resumindo, Gosto do NetBeans e acho bastante produtivo.

Nunca usei o netbeans pra valer (e qdo usei não me simpatizei)

então só posso opinar sobre o eclipse:

Estou usando o Eclipse com Jboss Tools e Seam Framework, tou tendo um ambiente super produtivo

Quando eu usava JSF sem o Jboss Tools e sem o Seam, eu perdia mt tempo na parte de view e controllers

Então atualmente com: Eclipse + JBoss Tools e Seam => Não tenho nada a me queixar

Existe algum manual de como usar o netbeans eu fico meio perdido nele…
um tutorial sei la…

[quote=bruno_savi]Existe algum manual de como usar o netbeans eu fico meio perdido nele…
um tutorial sei la…[/quote]

http://www.netbeans.org/kb/60/web/intro_pt_BR.html

A grande vantagem que o netbeans leva em relação ao eclipse é o fato do NetBeans gerar o seu ant file ( arquivo para vc empacotar ).

Sobre o deploy, é rápido nas 2 IDE’s, basta vc saber configurar seu servidor de aplicação. Onde trabalho, trabalhamos com o AS da oracle e ele é super rápido estável tanto no eclipse quanto no netbeans.

Se vc procura uma ide com um ótimo suporte ao modo ‘clique e arraste’, o netbeans dá show no eclipse ( apesar q o netbeans cria um objeto pra cada componente da tela e a maior parte do tempo, vc não vai usar isso… )

[]'s

[quote=padcoe][quote=bruno_savi]Existe algum manual de como usar o netbeans eu fico meio perdido nele…
um tutorial sei la…[/quote]

http://www.netbeans.org/kb/60/web/intro_pt_BR.html

A grande vantagem que o netbeans leva em relação ao eclipse é o fato do NetBeans gerar o seu ant file ( arquivo para vc empacotar ).

Sobre o deploy, é rápido nas 2 IDE’s, basta vc saber configurar seu servidor de aplicação. Onde trabalho, trabalhamos com o AS da oracle e ele é super rápido estável tanto no eclipse quanto no netbeans.

Se vc procura uma ide com um ótimo suporte ao modo ‘clique e arraste’, o netbeans dá show no eclipse ( apesar q o netbeans cria um objeto pra cada componente da tela e a maior parte do tempo, vc não vai usar isso… )

[]'s[/quote]

Eu ignoraria o arquivo Ant criado pelo NetBeans (serve mais pra ele e vive dando problema, como adicionar bibliotecas que foram excluídas). Se for o caso, o colega pode pegar nos tutoriais aqui, do GUJ, um falando sobre Maven, do Maurício Linhares.
Depois, vai na sua ferramenta, seja o Eclipse ou NetBeans, e use-o. Ambas possuem suporte ao Maven. É fácil, é limpo e é rápido.
Agora, entre o NetBeans e o Eclipse, em materia de desenvolvimento Web com Java, o Eclipse ainda é o melhor, pois possui diversos plugins.
Esqueça o Visual Web JSF do NetBeans. Ele está passando por modificações e até o pessoal da ICEfaces determinar todo o rumo do negócio, melhor ficar com o JSF oficial e nisso, o JBoss Tools dá um banho como plugin do Eclipse no NetBeans.

pessoal comecei ontem a usar o netbeans para desenvolver jsf… e não gostei muito de algumas coisas…

1 - toda pagina que vc cria ele ja gera uma mbean desta pagina (nen sempre quero um mBean para cada pagina criada);
2 - todo componente da tela ele gera um objeto (nen sempre quero isso);

existe algum lugar que eu posso configurar estas coisas?

Acho que NetBeans ou Eclipse dão conta do recado, qual dos 2 usar? Aí é outra discussão (leia-se “flamewar”)… hehehe

"