padcoe:
bruno_savi:
Existe algum manual de como usar o netbeans eu fico meio perdido nele…
um tutorial sei la…
http://www.netbeans.org/kb/60/web/intro_pt_BR.html
A grande vantagem que o netbeans leva em relação ao eclipse é o fato do NetBeans gerar o seu ant file ( arquivo para vc empacotar ).
Sobre o deploy, é rápido nas 2 IDE’s, basta vc saber configurar seu servidor de aplicação. Onde trabalho, trabalhamos com o AS da oracle e ele é super rápido estável tanto no eclipse quanto no netbeans.
Se vc procura uma ide com um ótimo suporte ao modo ‘clique e arraste’, o netbeans dá show no eclipse ( apesar q o netbeans cria um objeto pra cada componente da tela e a maior parte do tempo, vc não vai usar isso… )
[]'s
Eu ignoraria o arquivo Ant criado pelo NetBeans (serve mais pra ele e vive dando problema, como adicionar bibliotecas que foram excluídas). Se for o caso, o colega pode pegar nos tutoriais aqui, do GUJ, um falando sobre Maven, do Maurício Linhares.
Depois, vai na sua ferramenta, seja o Eclipse ou NetBeans, e use-o. Ambas possuem suporte ao Maven. É fácil, é limpo e é rápido.
Agora, entre o NetBeans e o Eclipse, em materia de desenvolvimento Web com Java, o Eclipse ainda é o melhor, pois possui diversos plugins.
Esqueça o Visual Web JSF do NetBeans. Ele está passando por modificações e até o pessoal da ICEfaces determinar todo o rumo do negócio, melhor ficar com o JSF oficial e nisso, o JBoss Tools dá um banho como plugin do Eclipse no NetBeans.