Desenvolvimento Mobile -- Android com Java ou Adobe Flex para Mobile

Olá Pessoal,

Estou começando com mobile e gostaria de saber a opinião de vocês, vantagens e desvantagens de desenvolver para mobile usando o java(eclipse+adt) ou o flex(4.5).

No flex 4.5 (teoricamente) posso desenvolver uma vez e fazer rodar no Android | iPhone e IPad | BlackBerry.
Entretanto, não sei como é o desempenho e sei que só funciona no Android 2.2 pra cima. No IPhone eu não tenho ideia de como é.

No java, as aplicações para Android funcionam bem (é o ambiente padrão de desenvolvimento da google).
Entretanto, não funciona no Iphone. Alguém sabe se existe alguma forma de converter?

É complicado hoje, com o mercado dividido, desenvolver uma aplicação só para IPhone ou só para Android. Tenho que ter nos dois :shock: .

Obrigado :idea:

Cara, eu sou suspeito a falar, mas nada da Adobe me cai bem :lol:
Principalmente o Flex.

Pelo o que eu sei, Flex gera um swf, e iOS não suporta flash.

Cara se vc quiser portabilidade mesmo, faz em C++, que vc vai abranger um garande numero de devices. Uma coisa eu te falo, o Android é uma plataforma de desenvolvimento fenomenal, tudo é muito simples, e a curva de aprendizado é pequena. E outra, ta certo que não roda na plataforma IOS, mas quem liga, quando o Android é o mais usado no mundo! :smiley:

Também pensava isso, mas segundo o instrutor deste curso(que é bem conhecido) http://www.riacycle.com/flexmobile/, roda no iOS também.

A nova versão do Flash Builder tem um conversor que dizem rodar o mesmo código em Android, IPhone ou Blackberry. Não testei ainda, mas dizem que a perfomance fica bem parecida como se tivesse sido escrito com um código “nativo”.

Pra jogos acho mais natural usar alguma engine ou framework que exporte para mais de uma plataforma, para aplicativos nativos eu prefiro desenvolver com o SDK de cada um, principalmente para iOS que a aprovação é mais rigorosa em relação a consumo de memória, performance, etc…

[]s

O swf irá rodar em cima do Adobe Air…
Também tinha duvidas sobre isso. Mas lendo a documentacao parece que roda de boa…

[i]iOS 4 e posterior

* iPod touch 3° e 4° gerações
* iPhone 3GS e iPhone 4
* iPad

[/i]

Fonte: http://www.adobe.com/br/products/air/systemreqs/

Sim exatamente. Participei de uma palestra que o cara comentou isso. Mostrou um exemplo de uma app que rodava na web foi compilada para rodar no Android…

Não utilizaria solução deste tipo, pq veja bem, o SDK tem tantos recursos e a sua apk tem que ter declarada para o S.O todos os locais que terá acesso, internet,câmera,informações da bateria…etc… isto para o ambiente Android utilizando o SDK.
O Android foi preparado para que as apps (.apk) interajam uma com as outras para troca de informações o que é muito útil, como fica isto com apps em formatos diferentes?

Além disso tem todo um ciclo de vida que a apk tem que é gerênciada pelo Android, naturalmente a forma de tratamento diferenciado entre S.Os me faz pensar que vou ter muito mais trabalho para
implementar funcionalidades para funcionar nos dois ambientes do que se desenvolver para uma plataforma específica.
Acredito que o melhor mesmo é “cada um no seu quadrado”, sua aplicação com certeza terá limitações impostas pelo ambiente e os tratamentos vão te dar dor de cabeça.

jovem pode ir sem medo. uso e recomendo.

use o Phonegap http://www.phonegap.com/ para aplicativos e o Corona SDK http://www.coronalabs.com/products/corona-sdk/
para desenvolver jogos, ambos são multiplataformas (tanto pra android como Ios), no phonegap vc usa javascript e no corona vc usa Lua.