Estou pensando em adquirir o MB Air (o novo) pois sou professor e carrego o note pra todo lugar, o Air cabe em qualquer espaço e é leve.
No entanto, preciso que ele rode vários apps ao mesmo tempo, sem muito impacto no desempenho, por exemplo rodar Eclipse ou IntelliJ, Banco, App Server (GF ou JBoss) e as apresentações junto, ou seja com ambiente de dev completo.
Alguem tem essa experiencia com Air? Ou compensa ir no MB Pro que fez upgrade agora em Outubro (apesar de ser grande comparando com Air)?
Lucas, se eu fosse você:
a) Compraria um MacBook Pro mesmo (eu sei, ele é mais pesado )
b) Dá para você atualizar manualmente a máquina até 8GB (não sei se o mais novo dá para atualizar para 16 GB)
c) Um colega meu trocou o drive de DVD por um SSD, e conservou o HD para armazenagem também. O espaço que tem no Pro dá para você pôr um daqueles HDs de notebook de 1TB (dá para pôr coisa pra cacete). Normalmente em um notebook só dá para pôr um HD até 750 GB
d) Eu tenho no meu Pro de 13" (onde eu pus o HD de 1TB) também o Windows (via BootCamp mesmo - comprei uma cópia oficial) e uma partição que estava reservando para o Linux (só vou pô-lo agora porque o Ubuntu novo agora tem uma versão específica para o Mac). Entretanto, dá para você rodar o VirtualBox se não quser ficar rebootando a máquina só para rodar o Matlab
e) Não se esqueça de comprar um adaptador MiniDVI -> VGA (que a Apple fabrica) e um MiniDVI -> HDMI (que você tem de comprar da Moshi). O primeiro, obviamente, é porque os projetores normalmente têm uma entrada VGA (e muito raramente DVI). O segundo é porque às vezes você tem uma TV em vez de um projetor.
f) Não se esqueça (caso tiver bastante espaço no HD, é claro) de instalar o MacPorts. Você que é professor e deve usar bastante o LyX (editor para TeX) vai ver que a versão Mac dele é bem legal. (Eu digitei um documento enorme no Lyx e foi bem tranquilo). Muito legal rodar o LyX com o Maxima e o SciLab tudo na mesma máquina.
Fala galera, vou para os USA semana que vem e vou pegar um mac mesmo.
alguém sabe se dá para conectar um monitor externo nele?
Pq tenho um Led de 22" aqui, e como o mac é muito performático, se rolar dá para fazer um esquema muito louco usando o mesmo em casa como uma CPU, plugando um teclado e mouse usb, e utilizando 2 monitores, o do próprio mac e o outro.
Eu fazia isso com meu note antigo que quebrou mas a resolução não ficava muito boa. Tmb era um semp toshiba…
[quote=Daniel_MV]Fala galera, vou para os USA semana que vem e vou pegar um mac mesmo.
alguém sabe se dá para conectar um monitor externo nele?
Pq tenho um Led de 22" aqui, e como o mac é muito performático, se rolar dá para fazer um esquema muito louco usando o mesmo em casa como uma CPU, plugando um teclado e mouse usb, e utilizando 2 monitores, o do próprio mac e o outro.
Eu fazia isso com meu note antigo que quebrou mas a resolução não ficava muito boa. Tmb era um semp toshiba…
To na dúvida ainda entre o pro e o air.[/quote]
Para ligar o macbook num monitor (se nao for Apple), vc vai ter que usar um adaptador desse tipo eu acho:
[quote=Daniel_MV]Bom, ressuscitando o tópico, estou com o Mac aqui faz uns 5 dias, aprendendo a mexer no sistema, estou gostando bastante.
Bom, ja é hora de começar a baixar algumas coisinhas para Dev, to querendo baixar o xCode, alguém já usou? recomenda? Alternativas melhores?
É tudo isso mesmo ou tem muito hype por ser da apple?[/quote]
Parabéns pela aquisição cara!
Eu nunca precisei usar o xCode, então não tenho muito a opinar a esse respeito mas…
Tenho um pro 13’, comprei com 4gb de ram e fiz upgrade pra 8gb comprando no mercado livre (gastei 150 reais). Uso o VirtualBox (free) pra subir o win7, com 3gb e fica de boa sem gargalo, mesmo com VisualStudio e SQLManagement. Do lado do Mac geralmente desenvolvo em Ruby e Java.
Eu não tenho do que reclamar. Curto muito o Mac, a usabilidade e os aplicativos. IMHO, não tem nada de hype: mac é foda mesmo!
[quote]Sim é “o fantastico mundo de bob”. Sim Ja vi, ja mexi, nao me empolguei, nao tenho nada contra, nem a favor. Uso linux pra programar e windows jogar. Vou repetir o q disse. Se tu vai usar pra programar em .net nao vejo motivo pra comprar um e ainda gastar toda essa grana com RAM e ssd pra ele rodar uma VM Win mais rapido. A mesma coisa se eu fosse um programador dotnet e insistisse em ter somente o ubuntu instalado, ai ter que ficar quebrando o galho com vm’s.
Na minha visao nao faz muito sentido.[/quote]
É nóis!
Uso o Ubuntu e quando tiver meu próprio PC vou instalar o Resulinux, ruindows só pra jogo…
No linux posso programar python, c, perl e etc (pena que o java não está na lista :-() com os compiladores já instalados por padrão.