Desenvolvimento no Mac

Pessoal, to pensando em pegar um Mac book air em breve, acredito que vou usá-lo mais como usuário, estou afim de uma experiência diferente e muita gente fala bem do SO e dos produtos da Apple como um todo, de fato, tenho um Ipod Touch que é excelente e uma das coisas mais úteis que já comprei.

Porém, não posso descartar o fato de eventualmente querer desenvolver algo lá e até a possibilidade de precisar viajar a trabalho e usar o note para isso.

Então gostaria de saber se alguém aqui desenvolve em Mac, se tem problemas com IDE’s, ambientes, BD’s, etc…

Meu problema ainda é maior pois sou desenvolvedor .Net e quase sempre com SQL Server, então precisaria apelar para VM’s e tal mas um amigo meu já disse que a performance dos mac’s é tão boa que nem dá para sentir esse gargalo.

Agradeço opiniões.

Dá para usar direitinho o Eclipse (com Java 6).

O Java 7 ainda não está disponível para Mac OS X.

Como seu Mac vai vir com Mac OS X 10.7 (Lion), você tem de instalar o JDK (ele não vem já pré-instalado como era o caso do OS X 10.6 - Snow Leopard).

Para instalar o JDK, basta você digitar, em um terminal:

javac

Ele vai mostrar um diálogo, avisando que a JVM está sendo baixada da Apple, e a instalação será feita automaticamente. Depois, o Apple Software Update irá ficar atualizando a JVM (a última versão é 6.0 update 26, igual à última versão em Windows e Linux).

Se for rodar uma VM dentro do MacOSX:

a) Compre mais memória - o Macbook Air vem com só com 4GB, se não me engano. Deixe completo, com 8GB. Não se esqueça que a memória é DDR3 - 1333, não DDR3 - 1066 ou DDR2 - 800. Como ele tem só 2 slots (se não me engano) você vai ter de vender a memória original.

b) O Macbook Air vem com um SSD, não com um HD. Vai começar a faltar espaço…
Eu tenho um MacBook Pro, não um Air, e ainda por cima fiz (por conta) um upgrade do HD para 1 TB (o MacBook que comprei vinha só com 500 GB, sou meio exagerado).

c) Use o Parallels para virtualizar seu Windows ou Linux. (O VirtualBox funciona, mas ele deixa muito a desejar no requisito de velocidade). Já que vai gastar dinheiro, compre também uma licença do Parallels.

EDIT - Esqueci que o MacBook Air é todo “fechadinho” e não dá para atualizar a quantidade de memória nele, porque a memória é soldada (argh). Portanto, se for encomendá-lo, compre com o máximo de memória possível. Eu compraria um MacBook Pro porque dá para mexer mais nele (apesar de ele ser um verdadeiro tijolo, comparado a outros notes do mesmo tamanho. Mas como o carregador é mais leve, o peso total na sua mochila é quase o mesmo.)
https://discussions.apple.com/thread/2683986?start=0&tstart=0

[quote=entanglement]Se for rodar uma VM dentro do MacOSX:

a) Compre mais memória - o Macbook Air vem com só com 4GB, se não me engano. Deixe completo, com 8GB. Não se esqueça que a memória é DDR3 - 1333, não DDR3 - 1066 ou DDR2 - 800. Como ele tem só 2 slots (se não me engano) você vai ter de vender a memória original.

Eu tenho um MacBook Pro, não um Air, e ainda por cima fiz (por conta) um upgrade do HD para 1 TB (o MacBook que comprei vinha só com 500 GB, sou meio exagerado).

c) Use o Parallels para virtualizar seu Windows ou Linux. (O VirtualBox funciona, mas ele deixa muito a desejar no requisito de velocidade). Já que vai gastar dinheiro, compre também uma licença do Parallels.
[/quote]
Rsrsrs nosso amigo disse tudo. Massssssssss, deixe de usar .NET e use JAVA ! Melhor ainda !! rsrsrssr brincadeira…

[quote=entanglement]Se for rodar uma VM dentro do MacOSX:

[/quote]

E vc sabe quanto custa essa licença?

No meu caso, se for realmente comprar um Mac, será nos USA pq aqui o preço é um absurdo. Tem outro lance, o pessoal que compra note lá fora sempre se fode na questão do teclado pq não é o ABNT2, isso tmb acontece com os Macbook ou tipo, se comprar aqui ou lá tanto faz, é o mesmo teclado? Ou ainda, daria para trocar nas lojas apple aqui do Brasil?

Grato

Com toda sinceridade, se tu é programador .NET não vejo porque comprar um mac. Programar dentro de uma VM fala sério! 8 GB de ram? aff!!

Com todo esse dinheiro tu compra um sony vaio top de linha com win7 e vai programar feliz da vida!

O so é bom demais, só para instalar o tomcat que é tenso.
Não recomendo macbook air, pois nao da para fazer upgrades de ram, e como i5 è um otimo processador , talvez um dia vc precise de 8gb.

Quanto ao amigo que recomendou vaio,com certeza nunca experimentou macos, é outro mundo.

[quote=CaioIncau]O so é bom demais, só para instalar o tomcat que é tenso.
Não recomendo macbook air, pois nao da para fazer upgrades de ram, e como i5 è um otimo processador , talvez um dia vc precise de 8gb.

Quanto ao amigo que recomendou vaio,com certeza nunca experimentou macos, é outro mundo.[/quote]

Sim é “o fantastico mundo de bob”. Sim Ja vi, ja mexi, nao me empolguei, nao tenho nada contra, nem a favor. Uso linux pra programar e windows jogar. Vou repetir o q disse. Se tu vai usar pra programar em .net nao vejo motivo pra comprar um e ainda gastar toda essa grana com RAM e ssd pra ele rodar uma VM Win mais rapido. A mesma coisa se eu fosse um programador dotnet e insistisse em ter somente o ubuntu instalado, ai ter que ficar quebrando o galho com vm’s.
Na minha visao nao faz muito sentido.

Realmente para .net não rola.

Cara, eu ja tive Macbook e te digo: nao curti. Usava muito Windows e gosto MUITO de windows, o prob de windows eh que gosto demais de mexer pelo shell, e o do win eh uma porcaria. E tambem tem a questao da perda de desempenho, que sempre ocorre em Windows… Entao, agora chutei o balde e comprei um note novo, instalei Linux nele (Kubuntu 11). Pra mim o KDE ta dando PAU BONITO em termos graficos no MacOS. To curtindo demais o KDE. Problemas que tive: drivers, cabo HDMI tb nao funcionou legal no monitor de 26" que uso. So isso. Fora isso, algumas apps pra Linux sao muito, mas muito mal feitas (vide Skype, amsn…) .

Reavalia sua posicao de comprar um macbook, eh bonitinho, mas… e? Em clientes / negocios eh soh levar um IPhone / IPad que ta tudo certo, hehe. :slight_smile:

[]'s

:shock: :shock: :shock: :shock:
Você realmente já usou um Mac ? rsrsrs

:shock: :shock: :shock: :shock:
Você realmente já usou um Mac ? rsrsrs[/quote]

Sim, ja tive um. E voce, ja usou o novo Kde? :slight_smile:

Olá,

Vou deixar minha opinião, ok?

Eu uso Mac há aproximadamente 1 ano e é para uso profissional/pessoal.
Eu adoro desenvolver no Mac, mas eu não uso nenhuma tecnologia da MS no Mac.

Só complementando o que os colegas disseram, o Java 7 já está disponível para Mac OS, mas está na versão preview ainda.

Se o seu foco são produtos da MS, não vejo motivos para se ter um Mac, e mesmo que você use uma VM, não é a mesma coisa.
Eu tenho um Mac e tenho outro note PC com Windows e Linux instalado, onde tenho o MS SQL Server (se precisar) e outras IDEs. E também uso para jogar! :slight_smile:
Mas o PC uso só se for para um caso específico como esse.

Eu particularmente prefiro o Mac, mas no seu caso, acho melhor um PC mesmo.

Reparem que eu falei que eventualmente posso programar .net no mac então nessas condições usar uma VM não é lá grande problema, foda seria usar assim todo dia, mas como eu disso o mac não seria para trabalho e sim para uso pessoal.

Jà possuo algumas máquinas nas quais posso desenvolver na plataforma microsoft tranquilamente.

Além disso gosto de C++ e Java e ano que vem pretendo migrar para Java profissionalmente.

[quote=Daniel_MV]Reparem que eu falei que eventualmente posso programar .net no mac então nessas condições usar uma VM não é lá grande problema, foda seria usar assim todo dia, mas como eu disso o mac não seria para trabalho e sim para uso pessoal.

Jà possuo algumas máquinas nas quais posso desenvolver na plataforma microsoft tranquilamente.

Além disso gosto de C++ e Java e ano que vem pretendo migrar para Java profissionalmente.[/quote]

Ah, se for assim, então seja feliz com um Mac! :slight_smile:

Apesar do hardware ser bem caro, os softwares são bem baratos. No meu Mac não tenho nenhum programa pirata pq dá pra comprar sem pesar no bolso.
O único ponto negativo do Mac pra mim são jogos. Tem poucos jogos e não funcionam tão bem quanto no Windows. :slight_smile:

Se for comprar um Mac aproveita e já aprende ou caso saiba, desenvolva também em object C :slight_smile:

Minha dúvida segue a mesma linha pessoal, comecei a faculdade agora, curso focado em Java, e to querendo comprar um Mac air.
Quero saber se terei problemas para programar, se o Mac não é compatível com algumas ferramentas, ou alguns procedimentos são diferentes, como configurar ambiente de desenvolviemento… Será que da para se adaptar fácil?
Visto que tenho um PC poderoso, modéstia a parte, com Windows e Linux, e prefiro usar esse PC para o que for mais “pesado”.
O que vocês recomendam?

Pode ir sem medo , so não recomendo o air , pois ele tem a memoria ram soldada na placa lógica, e impossibilita futuros upgrades.

Mas não tem nenhum problema de compatibilidade com as ferramentas que vou utilizar no curso?
Meu maior medo é comprar e mais tarde descobrir que um programa do dia-a-dia de curso que rodaria numa boa em qualquer outro note não roda no mac.

Mas não tem nenhum problema de compatibilidade com as ferramentas que vou utilizar no curso?
Meu maior medo é comprar e mais tarde descobrir que um programa do dia-a-dia de curso que rodaria numa boa em qualquer outro note não roda no mac. [/quote]
Roda tudo relaxa.