Desenvolvimento no Mac

Pessoal, to pensando em pegar um Mac book air em breve, acredito que vou usá-lo mais como usuário, estou afim de uma experiência diferente e muita gente fala bem do SO e dos produtos da Apple como um todo, de fato, tenho um Ipod Touch que é excelente e uma das coisas mais úteis que já comprei.

Porém, não posso descartar o fato de eventualmente querer desenvolver algo lá e até a possibilidade de precisar viajar a trabalho e usar o note para isso.

Então gostaria de saber se alguém aqui desenvolve em Mac, se tem problemas com IDE’s, ambientes, BD’s, etc…

Meu problema ainda é maior pois sou desenvolvedor .Net e quase sempre com SQL Server, então precisaria apelar para VM’s e tal mas um amigo meu já disse que a performance dos mac’s é tão boa que nem dá para sentir esse gargalo.

Agradeço opiniões.

Dá para usar direitinho o Eclipse (com Java 6).

O Java 7 ainda não está disponível para Mac OS X.

Como seu Mac vai vir com Mac OS X 10.7 (Lion), você tem de instalar o JDK (ele não vem já pré-instalado como era o caso do OS X 10.6 - Snow Leopard).

Para instalar o JDK, basta você digitar, em um terminal:

javac

Ele vai mostrar um diálogo, avisando que a JVM está sendo baixada da Apple, e a instalação será feita automaticamente. Depois, o Apple Software Update irá ficar atualizando a JVM (a última versão é 6.0 update 26, igual à última versão em Windows e Linux).

Se for rodar uma VM dentro do MacOSX:

a) Compre mais memória - o Macbook Air vem com só com 4GB, se não me engano. Deixe completo, com 8GB. Não se esqueça que a memória é DDR3 - 1333, não DDR3 - 1066 ou DDR2 - 800. Como ele tem só 2 slots (se não me engano) você vai ter de vender a memória original.

b) O Macbook Air vem com um SSD, não com um HD. Vai começar a faltar espaço…
Eu tenho um MacBook Pro, não um Air, e ainda por cima fiz (por conta) um upgrade do HD para 1 TB (o MacBook que comprei vinha só com 500 GB, sou meio exagerado).