Desenvolvimento para dispositivos portáteis é o futuro da programação?

Caros, com o grande progresso que vêm experimentando as plataformas móveis, em especial o Android e o IOS, além da explosão dos Tablets, que vêm ganhando cada vez mais destaque no mundo tecnlógico, vocês acham que a computação pessoal pode vir a ter um foco maior no que diz respeito ao desenvolvimento de aplicações? Vocês enxergam um futuro promissor nisso? Eu pessoalmente acho que Android e IOS terão uma grande fatia de mercado de softwares, mas gostaria de saber a opinião dos colegas do fórum.
Obs: Não quero discutir qual plataforma é melhor, estou falando das plataformas móveis em geral.

Acho que os sistemas desktop vão cada vez mais embutir recursos dos móveis e poderemos ter sim competidores para o Windows e Linux, com Android rodando tb no desktop.

O ChromeOS é uma proposta para outra coisa e ele tem o seu próprio nicho. O Android é apenas um estágio que o Google está fazendo para lançar seu desktop OS.

A presença do Android está hoje em smarthphones, tablets, gps, navegador veícular e marítimo, dentre outros dispositivos, então acho uma boa se preparar para isto. Oportunidades não faltam.

Com j2me foi assim, infelizmente o IMP Profile não foi muito explorado, mas mostrou que o j2me poderia ir a lugares além de celulares.

Se é o futuro não sei, mas eu tô louco pra arrumar um tempinho e estudar o Rhodes :smiley:

Vai aumentar a demanda. Mas não que isso diminua as das outras plataformas.

O futuro da programação é uma ferramenta que permite o usuário criar sua própria aplicação. Isso é liberdade, não esse android lambreca.

Eu acredito que o futuro esteja realmente na computação móvel.

E o crescimento desse mercado reflete isso.

Por enquanto o foco do mercado está em disponibilizar conteudo para devices. Mas ainda está aberto para aplicações inovadoras, acho que todos os usuarios ainda esperam por isso.

Uma ferramenta desse tipo para usuarios não é tão impossivel de fazer, mas dai vem um problema maior, o que raios um usuario vai fazer? Sistemas de padaria com Drag and Drop? Idéias boas e inovadoras não vão ser implementadas em ferramentas como estas.

E o que tem a ver o Android com isso?

Claro! Ensine MS Access e deixe o usuario criar seu proprio sistema!
Entao, melhor ainda! Ensine Maker! :smiley:

Como e’ o nome da especificacao/sistema_operaciona/sistema que voce fez que e’ melhor que o android?
Vou instalar aqui amanha! :wink:

Acredito que já é o presente e tende a aumentar, só não sei se vai ser unânime o uso de sistemas móveis.

Se Excel e Maker fizeram com que qualquer um criasse sistemas para empresas, porque não com celulares, tablets de pessoas comum. Acredito que a revolução está apenas começando e uma ferramenta como Maker adaptada para dispositivos de toque cairia como uma bomba no mercado. Já pensou qualquer um poder criar seu próprio aplicativo? Makertouch?

Não sei se seria o futuro, mas sim outra oportunidade para desenvolvimento de aplicações.

Mas eu percebo que existe uma grande tendência de as pessoas investirem cada vez mais em computação móvel. Creio eu que no futuro, haverão mais notebooks/netbooks/tablets do que pc’s, haja vista que as pessoas optam cada vez mais por dispositivos que possam acompanhá-las o tempo todo. Vejo também hardwares cada vez mais poderos para estes mesmos aparelhos. Hoje já temos celulares com processadores dual core e isso só tende a crescer mais e mais, chegando ao ponto de que mobile devices terão poder computacional suficiente para que os usuários nem sintam mais falta de seus desktops. Isso tudo sem falar da infinidade de aplicações corporativas que farão uso dessas plataformas. É ai que eu vejo que as aplicações mobiles podem chegar um dia a competir com as aplicações dektops e porque não web também. Esse é meu ponto de vista e espero que ninguém atire pedras em mim.

No futuro, o pc que utilizamos hoje para desenvolver aplicações, jogarmos, acessarmos a internet será integrado a televisão trazendo um novo nível de sofisticação e plataforma de desenvolvimento.