Desenvolvimento terceirizado na Índica

Compare a realidade do Brasil e da Índia.

No Brasil o SM é em torno de R$ 650.
Na Índia eles sequer têm projeção de salário mínimo.
A renda per-capta não passa de U$ 120,00 ao mês.

Como diria um grande amigo meu, R$ 1000 é uma fortuna em Mombaça (pequena cidade no interior do Ceará) mas e é uma miséria em São Paulo.

Tudo depende da região.

[quote=doravan]Em pesquisa, vi que o salário de desenvolvedores na Índia é equivalente ao que se paga aqui no Brasil.

Em média o Dev. Jr ganha 52.000,00 rúpias, o que equivale a uns R$ 1200,00 por mês aqui.
Dev. Sr. chega a ganhar 210.000,00 rúpias, o que beira os R$ 7.500,00.

De um todo eles não são tão mal pagos considerando a realidade indiana. É possível que lá isso seja uma fortuna por mês.

Essas são informações de um contato canadense que trabalha com um grupo indiano de desenvolvimento.

Quando comecei o tópico, não foi com relação a desemprego e falta de oportunidade.
Foi a questão da falta de incentivo governamental para o desenvolvimento das profissões ligadas a sistemas.[/quote]

Conheço absolutamente nada da relação cambial, mas:

210.000 / 52.000 = 4,03…
7.500/1.200 = 6,25

Existe algum outro fator q você considerou?

[]'s

Esse é o valor mensal, mas quantas horas eles trabalham por dia? Nao acredito que seja 8 horas

[quote=Vina]Eu já penso da seguinte forma: o trabalhador deve ser pago de acordo com o retorno de seu trabalho. Se o que ele é capaz de fazer são crudzinhos que qualquer sobrinho faria com tutorial de internet, então que seja pago como tal. Para ganhar bem o cara tem que se destacar e fazer jus ao salário oferecido.

Em relação à exportação indiana de software: não me preocupa. Muito pelo contrário, até me incentiva a ser sempre melhor do que sou hoje. Faço cursos em sites como o Coursera e a Khan Academy, e o nível dos estudantes indianos é absurdo, sem contar sua facilidade com o inglês.[/quote]

se você for bom demais, vai querer ganhar bem demais certo ?

é exatamente ai que o indiano te da rasteira.

[quote=doravan]Compare a realidade do Brasil e da Índia.

No Brasil o SM é em torno de R$ 650.
Na Índia eles sequer têm projeção de salário mínimo.
A renda per-capta não passa de U$ 120,00 ao mês.

Como diria um grande amigo meu, R$ 1000 é uma fortuna em Mombaça (pequena cidade no interior do Ceará) mas e é uma miséria em São Paulo.

Tudo depende da região.[/quote]Tudo bem, mas ainda assim falo novamente. 1.2k para júnior no brasil? em capital eu nunca vi isso.

[quote=douglaskd][quote=Vina]Eu já penso da seguinte forma: o trabalhador deve ser pago de acordo com o retorno de seu trabalho. Se o que ele é capaz de fazer são crudzinhos que qualquer sobrinho faria com tutorial de internet, então que seja pago como tal. Para ganhar bem o cara tem que se destacar e fazer jus ao salário oferecido.

Em relação à exportação indiana de software: não me preocupa. Muito pelo contrário, até me incentiva a ser sempre melhor do que sou hoje. Faço cursos em sites como o Coursera e a Khan Academy, e o nível dos estudantes indianos é absurdo, sem contar sua facilidade com o inglês.[/quote]

se você for bom demais, vai querer ganhar bem demais certo ?

é exatamente ai que o indiano te da rasteira.[/quote]

Penso que isso, mais dia ou menos dia, vai cair em duas formas da lei da oferta e da demanda.

Um, é a forma local, ou seja, os indianos que desenvolvem são poucos ou muitos em relação à demanda de desenvolvimento que vai pra lá? Se forem poucos, o salário tende a subir. Se forem muitos, o salário cai. Vale lembrar que a India, segundo a wikipedia, tem 1,2 bilhões de habitantes (mais de seis vezes a população do Brasil). É muita gente. O que, aliás, implica que, mesmo que hajam indianos desenvolvedores ruins de serviço, também existem indianos bons de baciada (já que existem muitos). E, mesmo assim, os indianos bons ainda vão ganhar pouco, comparando da perspectiva local.

Da perspectiva global, o cenário é ainda um pouco mais pessimista, já que a moeda indiana é fraca. Ou seja, o trabalho é barato pura e simplesmente por causa do câmbio. O que alivia é que existem regras, na própria economia, que demonstram que um produto barato pode ser encarado como algo sem qualidade e, portanto, que não merece ser comprado. Outra barreira é o próprio idioma (muitos indianos falam inglês - ainda que com sotaque), já que é mais fácil falar com, por exemplo, um falante nativo de português do que com alguém que aprendeu o idioma.

Nessa balança, não sei o que vai pesar mais. Me parece que vai haver uma tendência de migração pra lá, o que vocês acham?

[]'s