Senhores, é assustador o crescimento do outsourcing de desenvolvimento na Índia.
Em oferecimento dos meus serviços de consultoria, me deparei com 3 clientes falando a mesma coisa: “A gente importa software da Índia, porque é mais barato, agente só diz como agente quer e eles mandam tudo com fontes e documentação”.
Vejo da mesma forma que um produtor de eletronicos no brasil querendo competir com os produtos dos EUA/China/Japao.
Essa concorrencia é natural que exista, o que devemos enxergar é que temos potencial competitivo pra esse mercado, Brasil é forte em desenvolvimento de software e temos bastante mercado. Visto que a exportação de software cresce cada vez mais.
Vejo empresas eu estão contratando indianos já, e até abrindo filiais na Índia por causa da mão de obra barata. Sinceramente, não desmerecendo os indianos, mas eles não me botam medo…
a gente com sentido de nós, é separado. Agente, só secreto.
Interessante o tópico, nunca me deparei com a situação, porém, concordo com o igor, já tomei conhecimento de algumas empresas com filiais lá por conta vo valor de mão de obra.
A empresa que eu trabalho queria abrir uma filial de desenvolvimento em outro pais, para reduzir custos, porque aqui na Suecia os salarios sao altos e eh extremamente caro para empresa contratar alguem. A escolha ficou entre India, Vietnam e Brasil. Segundo a pessoa que ficou responsavel por estudar os diferentes mercados me disse que Brasil parece ser bem atrativo porem, algumas coisas barraram, como dificuldade dos Brasileiros com Ingles e a dificultade de instalar a empresa no Brasil e contratacao de profissionais. Fora complicacao na nossa legislacao, leis trabalhistas fizeram e corrupcao fizeram os gringos aqui broxarem hehehe
Ficou no final entre India e Vietnam e no final escolheram Vietnam, porque eles tem otimos desenvolvedores, trabalham muito e quando for necessario, nao fazem corpo mole, falam ingles e alem disso era relativamente facil de instalar a filial.
Eu trabalho diretamente com o time de la e nao tenho nenhum problema, a qualidade do codigo e muito boa e eles trabalham bem, ajudam bastante, sao interessados em aprender coisas novas etc.
Em tempos de competição, Brasil, Vietnam e índia, são os preferidos, mas em qualquer deles sempre terão seus problemas, seja pela língua, seja pelo horário , seja pelos códigos , enfim, uma série de coisas que devem ser levados em conta nestas horas.
O brasil vem evoluindo no campo línguas, leva vantagem pelo horário ser parecido com os mercados latinos e americanos , enfim …são variáveis importantes nos negócios cada vez mais globais…
Por outro lado temos que considerar que a índia preparou sua mão de obra para ser uma grande fábrica de software mundial e todo mundo sabia disto a 15 anos atrás…outro ponto importante a demanda por software aumentou muito nos últimos anos , atualmente em todo o mundo a uma escassez na formação de pessoas capazes de produzir software e este problema é GLOBAL … como a ìndia formou muitos engenheiros no passado, esta colhendo os frutos agora …
A Coréia do sul vem investindo forte nesta área também e não podemos desconsiderar a china … a europa tá quebrada …enfim …vejo o cenário assim:
O mercado é muito grande e há espaço para todos, o brasil vem tentando há algum tempo desonerar o custo brasil que ainda é muito alto em relação aos países mencionados acima, o governo indiano bancou por muitos anos a indústria de software por lá …e no ano que vem esta isenção concedida , não pode ser mais prorrogada, os custos serão muito parecido com os praticados aqui no brasil, apenas com uma diferença , o fuso-horário nosso ajuda muito, os profissionais aqui melhoraram também , estamos aprendendo a dar valor a engenharia de software …enfim …há muitas coisas que podem mudar neste jogo, resta saber se o nosso país estará preparado para a demanda global …lembrando que muitas empresas estão abrindo seus centro de pesquisa e desenvolvimento aqui no brasil…e isto é um ótimo sinal …
Estou há algum tempo tentando empreender aqui no Brasil…
Na maior empolgação criei a empresa, montei um ambiente de trabalho legal dentro das minhas limitações (pedi até algumas dicas aqui no fórum), e fui à luta contratar pessoas… Sem chance, os mais capacitados querem salários estratosféricos e os salários que eu podia pagar iriam me consumir muito tempo ensinando…
Eu queria muito contratar pessoas aqui, criar um ambiente que estimulasse o conhecimento, e ter uma equipe que, junta, criasse um produto novo. No entanto, o meu projeto necessita de ~2 anos de desenvolvimento, e apenas após isso teria receita. Era grande o risco de estourar o orçamento, guardado à muito custo diga-se de passagem, investindo muito em contratações.
Solução? Outsorcing na Ásia… Mão de obra abundante, capacitada, competente, e que posso pagar.
Não me arrependo e não me envergonho da minha escolha. Bom, a sala de Dev’s na empresa está vazia, mas ao menos as coisas estão fluindo.
Na maior empolgação criei a empresa, montei um ambiente de trabalho legal dentro das minhas limitações (pedi até algumas dicas aqui no fórum), e fui à luta contratar pessoas… Sem chance, os mais capacitados querem salários estratosféricos e os salários que eu podia pagar iriam me consumir muito tempo ensinando…
Eu queria muito contratar pessoas aqui, criar um ambiente que estimulasse o conhecimento, e ter uma equipe que, junta, criasse um produto novo. No entanto, o meu projeto necessita de ~2 anos de desenvolvimento, e apenas após isso teria receita. Era grande o risco de estourar o orçamento, guardado à muito custo diga-se de passagem, investindo muito em contratações.
Solução? Outsorcing na Ásia… Mão de obra abundante, capacitada, competente, e que posso pagar.
Não me arrependo e não me envergonho da minha escolha. Bom, a sala de Dev’s na empresa está vazia, mas ao menos as coisas estão fluindo.
Abs,
Red[/quote]Uma coisa eu te garanto, eu não queria ser esse povo da ásia! Mahhuaa
Trama muito recebe pouco! O.o
Abs,
Red
[quote=Hebert Coelho]Uma coisa eu te garanto, eu não queria ser esse povo da ásia! Mahhuaa
Trama muito recebe pouco! O.o
[/quote]
[/quote]
Defina o que é pouco… se alguém de SP me contratar pra Home-office, com um salário um pouco abaixo da média de lá, eu aceitaria FELIZ. Além de eu estar recebendo mais do que receberia com empresa da minha região o contratante vai estar pagando menos também. A história de região para região cai na mesma nesse caso…
[quote=igor_ks]Defina o que é pouco… se alguém de SP me contratar pra Home-office, com um salário um pouco abaixo da média de lá, eu aceitaria FELIZ. Além de eu estar recebendo mais do que receberia com empresa da minha região o contratante vai estar pagando menos também. A história de região para região cai na mesma nesse caso…[/quote]Sei que não é dev, mas para você ter idéia tem serviço de quebrar captcha que paga 1 dolar a cada 1000 imagens quebradas…
A Índia está anos a frente do Brasil em exportação de software e não é de um ou dois anos atrás, mas a MUITOS ANOS!
Absolutamente normal, na empresa onde trabalho mesmo, a Índia é o polo mais forte em desenvolvimento de software. Aproximadamente 1/4 dos funcionários hoje são indianos, sendo que a empresa é americana.
Eu, naturalmente, trabalho com indianos e eles na sua maioria são excelentes ; para empresa nem se fala, pois ganham pouco e trabalham muito. É normal um indiano responder email de trabalho, na madrugada deles, por exemplo.
Eu faço das palavras do Herbert Coelho as minhas e ainda acrescento: sou contra mão-de-obra barata. É um desrespeito com o profissional (para não dizer escravidão mesmo).
Esses são países que têm tudo para avançar e ganhar uma posição de maior destaque no mundo. Já provaram a sua capacidade há muito tempo. No entanto, preferem fazer “baratinho”, pagando ao desenvolvedor que estudou por anos um valor-hora que dá pro lanche e o busão. Vcs aceitariam isso?
Mão-de-obra barata = concorrência desleal e que só beneficia o dono da empresa que contrata essa gente, que a meu ver é muito ingênua por aceitar trabalhar dessa forma. Eles têm formação mundialmente reconhecida mas não foram sequer educados em conceitos de cidadania. O que um país desse não teria a ganhar cobrando o preço justo da firma estrangeira? O valor de seus serviços eles já provaram.
Eu já penso da seguinte forma: o trabalhador deve ser pago de acordo com o retorno de seu trabalho. Se o que ele é capaz de fazer são crudzinhos que qualquer sobrinho faria com tutorial de internet, então que seja pago como tal. Para ganhar bem o cara tem que se destacar e fazer jus ao salário oferecido.
Em relação à exportação indiana de software: não me preocupa. Muito pelo contrário, até me incentiva a ser sempre melhor do que sou hoje. Faço cursos em sites como o Coursera e a Khan Academy, e o nível dos estudantes indianos é absurdo, sem contar sua facilidade com o inglês.
O que as pessoas tem que ter em mente eh que, nao eh que os Indianos ganham pouco. Salario de desenvolvedor na India eh bom, mesmo parecendo pouco para um Europeu, Americano e ate mesmo nos Brasileiros.
Eh exatamente a mesma situacao no Brasil, salarios sao diferentes dependendo da regiao que voce vive, algumas regioes tem um custo de vida baixo e determinada salario, mesmo parecendo baixo para alguem em Sao Paulo, eh suficiente para viver bem.
Essa eh a razao pela qual empresas delegam trabalho ou ate mesmo se instalam nesses paises onde o custo de tudo eh muito baixo.
Por aqui uns lugares que estao bem populares em desenvolvimento tambem eh Polonia, Croacia, Hungria.
[quote=MarkKnopfler]Eu faço das palavras do Herbert Coelho as minhas e ainda acrescento: sou contra mão-de-obra barata. É um desrespeito com o profissional (para não dizer escravidão mesmo).
Esses são países que têm tudo para avançar e ganhar uma posição de maior destaque no mundo. Já provaram a sua capacidade há muito tempo. No entanto, preferem fazer “baratinho”, pagando ao desenvolvedor que estudou por anos um valor-hora que dá pro lanche e o busão. Vcs aceitariam isso?
Mão-de-obra barata = concorrência desleal e que só beneficia o dono da empresa que contrata essa gente, que a meu ver é muito ingênua por aceitar trabalhar dessa forma. Eles têm formação mundialmente reconhecida mas não foram sequer educados em conceitos de cidadania. O que um país desse não teria a ganhar cobrando o preço justo da firma estrangeira? O valor de seus serviços eles já provaram.[/quote]
Não teria nada a ganhar, só a perder…
Mesmo que tenham mostrado credibilidade nos serviços, ainda são considerados como um país subdesenvolvido(ou em desenvolvimento, como queira) que às vistas dos desenvolvidos não merece ganhar muito por hora…
Se eles decidem aumentar um pouco o preço da hora, vão sofrer boicotes…
Eu entendo o seu lado e concordo que deveria ser assim, também não sou muito conivente com esse negócio de serviço baratinho, mas pra quem depende dos países ricos pra sobreviver não pode dar uma de “ditador das regras”. Afinal a maioria das empresas que está instalada lá é de países ricos, e logicamente quem manda nos valores é a demanda dos clientes, que olha só que coincidência, também é proveniente de países ricos…
Em pesquisa, vi que o salário de desenvolvedores na Índia é equivalente ao que se paga aqui no Brasil.
Em média o Dev. Jr ganha 52.000,00 rúpias, o que equivale a uns R$ 1200,00 por mês aqui.
Dev. Sr. chega a ganhar 210.000,00 rúpias, o que beira os R$ 7.500,00.
De um todo eles não são tão mal pagos considerando a realidade indiana. É possível que lá isso seja uma fortuna por mês.
Essas são informações de um contato canadense que trabalha com um grupo indiano de desenvolvimento.
Quando comecei o tópico, não foi com relação a desemprego e falta de oportunidade.
Foi a questão da falta de incentivo governamental para o desenvolvimento das profissões ligadas a sistemas.